Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2014 - 08:05

Pesquisador da APTA edita capítulos de livro sobre adubação verde

O uso de plantas de cobertura viabiliza produção com sustentabilidade e baixo custo.

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) realiza pesquisas com adubação verde. Os trabalhos mais recentes estão na obra “Adubação Verde e Plantas de Cobertura no Brasil: Fundamentos e Prática”, lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O pesquisador da APTA, Edmilson Ambrosano, é editor de três capítulos, que tratam, respectivamente, de Semeadura e manejo da biomassa de adubos verdes, Decomposição e liberação de nutrientes dos resíduos culturais de adubos verdes e Pragas e doenças em adubos verdes.

“A publicação é de fundamental importância, já que as técnicas são conhecidas, contudo, muitas vezes mal empregadas. O livro pretende ajudar na escolha adequada das técnicas de semeadura e manejo da biomassa, para que o produtor possa obter o melhor da adubação verde e produzir com sustentabilidade e baixo custo”, afirma Ambrosano, pesquisador da APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A adubação verde é uma prática agrícola que proporciona produção com sustentabilidade e baixo custo. Com esse sistema, é possível aumentar em 30% a produção de cana-de-açúcar, em 35% a de açúcar, além de eliminar o uso de defensivos agrícolas no combate aos nematoides, podendo diminuir o custo de produção em 20%.

A escolha adequada das técnicas de semeadura e manejo da biomassa, vegetação resultante do adubo verde, possibilita a recuperação do solo ao promover a reciclagem de nutrientes e adição de matéria orgânica. Se a planta usada para cobertura for uma leguminosa, adiciona também nitrogênio no solo, permitindo que a cultura sucessora seja mais produtiva e cresça com mais vigor e livre das pragas que atacam raízes.

“A maior dificuldade encontrada é a falta de informação sobre os benefícios da adubação verde e de práticas apropriadas de sua utilização. O livro discute muito bem isso nos capítulos iniciais, quando apresenta as plantas de cobertura do Brasil e a melhor época de semeadura, uma vez que a maioria dos fracassos relatados é de utilizar plantas não adequadas ao seu ecossistema”, explica Ambrosano.

O pesquisador da APTA trabalha com adubos verdes há mais de 25 anos e tem em seu currículo mais de 100 artigos publicados nessa área. A obra Adubação Verde e Plantas de Cobertura no Brasil: Fundamentos e Prática reúne especialistas e as mais recentes informações sobre adubação verde e plantas de cobertura no Brasil em um só livro. As técnicas são simples e apresentadas de forma a auxiliar agricultor a identificar o equipamento que ele tem e possa utilizá-lo ou até mesmo adquirir um novo para aumentar a eficiência do manejo de biomassa.

Segundo Ambrosano, o potencial dessa prática é enorme, pois são renovados aproximadamente 600 mil hectares de cana-de-açúcar só no Centro Sul do Brasil. “Se toda essa região fosse plantada com soja, poderíamos dobrar a produção no Estado de São Paulo”, afirma.

O livro “Adubação Verde e Plantas de Cobertura no Brasil: Fundamentos e Prática - Volume I.” foi compilado pela Embrapa e pode ser comprado pelo site da empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira