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02/09/2014 - 07:22

SalomãoZoppi cresce 24% no primeiro semestre e investe R$60 milhões para expandir sua capacidade produtiva

Grupo planeja alcançar faturamento de R$ 270 milhões em 2015. Exames de imagem e de mapeamento genético são foco no processo de expansão.

O SalomãoZoppi Diagnósticos (SZD) apresentou crescimento de 24% no faturamento no primeiro semestre de 2014, alcançando a marca de R$ 95,2 milhões contra R$ 76,9 milhões no mesmo período do ano passado. O volume de exames saltou de 3.065.386 milhões nos primeiros seis meses do ano passado, para 3.658.386 milhões entre janeiro e junho de 2014, apresentando evolução de 19%.

O crescimento é resultado da estratégia de expansão da rede, iniciada em 2013. No ano passado, o grupo dispunha de 5 unidades na capital paulista. Este ano foram abertas duas novas unidades (Angélica e Higienópolis). Até 2015 a rede projeta 10 unidades em operação e faturamento de R$ 270 milhões.

Reconhecido com um centro de excelência em análises clínicas, saúde da mulher e exames de alta complexidade, o grupo registrou também forte avanço no número de pacientes atendidos no primeiro semestre deste ano, apesar do esfriamento da economia. Se no primeiro semestre de 2013 foram atendidos 260,9 mil pessoas, no primeiro semestre de 2014 passaram pelo laboratório 308 mil pacientes. O ticket médio, por exame, apresentou crescimento de 5%, saindo de R$147,37 no primeiro semestre de 2013 para R$154,69 neste ano.

O crescimento se deu tanto em análises clínicas como em exames de imagem. Em análises clínicas o laboratório apresentou crescimento no faturamento de 29%, saltando de R$52,4 milhões de faturamento no primeiro semestre de 2013 para R$67,7 milhões no mesmo período de 2014. Em imagem, o crescimento foi de 12% nos seis primeiros meses de 2014 quando atingiu a marca de R$27,2 milhões, contra R$24,3 milhões no mesmo período do ano anterior. Análises clínicas responde atualmente por 71% da receita bruta do SZD enquanto imagem fica com o restante, 29%.

O público feminino lidera a demanda no SZD, respondendo por 82% dos exames contra 18% referente aos pacientes do sexo masculino. A faixa etária que vai dos 30 aos 39 anos responde por 28% dos pacientes atendidos no período, seguido da faixa que vai dos 20 aos 29 anos (19%) e 40 a 49 anos (18%).

Investimentos - Para suportar o crescimento da demanda, a companhia está investindo R$20 milhões na expansão do parque de processamento, de aparelhos de exames por imagem (mamógrafos, tomógrafos, etc) e obras de infraestrutura. A planta fabril do SZD será ampliada de 300 m2 para 1000 m2. Hoje, ocupa um espaço de 300 m2 .

Hoje, o laboratório opera com uma capacidade de produção de 750 mil exames/mês. Com a nova estrutura, a capacidade deverá dobrar para 1,5 milhão de exames por mês. Esses recursos se somam aos R$ 40 milhões de investimentos já anunciado para a expansão da rede até 2017.

O aumento da capacidade de produção atende à expansão da demanda experimentada pela empresa nos últimos anos. Em 2010, o Salomão Zoppi Diagnósticos faturava R$ 70 milhões, realizava 2,6 milhões de exames ao ano e contava com apenas três unidades de atendimento em São Paulo.

Em 2013, a empresa chegou a seis unidades em operação, 6,5 milhões de exames no ano e registrou faturamento de R$ 162 milhões, consolidando crescimento de 131% no período e expansão de 23%, frente aos R$ 131 milhões registrados em 2012.

“Os investimentos colocam nossa capacidade de processamento em um novo patamar, que vai nos permitir seguindo com a estratégia de crescimento”, diz Paulo Sérgio Zoppi, fundador da rede em parceria com Luís Vitor Salomão.

Oferta de novos exames -Aa rede do SZD também está ampliando a oferta de exames. Hoje o grupo oferece um portfólio de 2 mil exames envolvendo patologia clínica, anatomia patológica e imagem. Este ano, a oferta cresce com o lançamento da plataforma OncoScreen, painéis de mapeamento genético para identificação dos melhores tratamentos para diferentes tipos de câncer (ver release em arquivo atachado). “Estamos investindo em exames mais sofisticados e de alta tecnologia para compor nossa oferta de valor”, diz Zoppi.

A estratégia de ampliação do portfólio tem surtido resultados. Em 2010, O SalomãoZoppi Diagnósticos registrava uma média de 5,44 exames por paciente a cada ano. Em 2013, o indicador saltou para 10,22 exames por paciente/ano. O ticket médio também avançou 77% no mesmo período. “A oferta mais completa tem contribuído para evolução dos nossos indicadores de produção”, avalia Salomão.

Outra frente de investimento está no atendimento às mulheres. Cerca de 77% dos exames realizados pela rede são de pacientes do sexo feminino. Para este público, o SalomãoZoppi Diagnósticos acaba de lançar um programa integrado com exames específicos para o acompanhamento da gravidez. Batizado de MAMI, o pacote reúne cerca de 20 exames, dos usuais aos de grande complexidade, como marcador de pré-eclâmpsia, e DNA Fetal no sangue materno, que aponta alterações cromossômicas com 99,99% de acerto já no primeiro trimestre de gravidez, sem riscos para a mãe e para o feto. O programa conta ainda com a parceria de especialistas para apoio aos pais e orientação aos obstetras, em caso de alterações fetais. [www.salomaozoppidiagnosticos.com.br].

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