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02/09/2014 - 08:25

Rolls-Royce testa novo sistema de hélice em material compósito


Equipamento é destinado aos motores Advance e UltraFan™, que entrarão em operação no futuro.

A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há 55 anos, concluiu mais uma etapa de testes do sistema de hélice em material compósito de carbono e titânio (CTi, na sigla em inglês), destinado aos motores Advance e UltraFan™. As provas foram conduzidas na Fábrica de Testes de Motores de Jatos da empresa, no John C. Stennis Space Center, Mississipi, EUA.

O sistema de hélices passou por um teste de ventos cruzados em um motor Trent 1000 ALPS (Tecnologia de Sistema Avançado de Baixa Pressão, da sigla em inglês), antes da prova de voo que acontecerá em Tucson, no Arizona, EUA.

"Este é mais um passo a frente no desenvolvimento da tecnologia de hélices CTi para os motores Advance e UltraFan™. Os testes bem-sucedidos comprovaram a performance do novo sistema de hélices, e permitirão que o programa siga para a próxima fase de demonstração, incluindo o teste de voo", afirma Francisco Itzaina, presidente da Rolls-Royce para a América do Sul.

O sistema CTi inclui lâminas de hélices de carbono/titânio e um invólucro de material compósito que reduz o peso em até 680 kg por aeronave, permitindo carregar sete passageiros a mais sem nenhum custo extra.

O motor Advance vai oferecer pelo menos 20% menos de queima de combustível e emissão de CO² do que a primeira geração do Trent, e estará pronto para entrar em serviço em 2020.

O design do UltraFan™ conta com um sistema de ventilação variável em marchas e é baseado em uma tecnologia que poderá entrar em operação a partir de 2025, oferecendo pelo menos 25% menos emissão de combustível e CO².

Aberta em 2007 e expandida em 2013 para incluir uma segunda área de testes, a Fábrica de Testes de Motores de Jatos da Rolls-Royce em Stennis é um dos três locais de testes Rolls-Royce no mundo. No local, são conduzidos testes de desenvolvimento de motores, incluindo provas de ruído, vento cruzado, empuxo invertido, cíclico e resistência em todos os motores de grande porte da companhia.

Perfil - A visão da Rolls-Royce é criar energia melhor para um mundo em mudança por meio de dois principais segmentos: Aeroespacial e Naval & Sistemas Industriais de Energia (MIPS, na sigla em inglês). Eles têm papel fundamental na estratégia da empresa de ir ao mercado por meio de duas fortes plataformas tecnológicas: as turbinas a gás e os motores alternativos para uso em terra, mar e ar.

A divisão Aeroespacial é composta por aviação civil e aviação de defesa, e o MIPS pelas divisões Naval, Energia, Nuclear e Sistemas de Energia (RRPS). Em 07 de março de 2014, a Daimler anunciou a intenção de exercer a sua opção de vender à Rolls-Royce Holdings plc sua participação de 50% na RRPS. Em 16 de abril de 2014, a avaliação foi acordada e a transação deverá ser concluída dentro dos próximos meses, sujeita às aprovações regulamentares habituais. Em 6 de maio de 2014, a Rolls-Royce anunciou a assinatura de um acordo para vender seu negócio de turbina a gás e compressor da divisão de Energia à Siemens por um montante de £785 milhões, oferta em dinheiro. Após a conclusão, prevista para antes do fim de dezembro de 2014, a Rolls-Royce vai receber um adicional de £200 milhões por um acordo de licenciamento de 25 anos.

A Rolls-Royce tem clientes em mais de 120 países, que somam mais de 380 companhias aéreas e empresas de leasing, 160 forças armadas, quatro mil clientes do setor naval (incluindo 70 marinhas) e 1.600 clientes de energia e energia nuclear.

Nosso negócio é focado nos 4Cs: . Cliente – colocar o cliente no centro do nosso negócio |.Concentração – decidir onde crescer e onde não crescer |.Custo – buscar continuamente aumentar a eficiência |.Caixa – melhorar o desempenho financeiro.

A receita global de 2013 foi de cerca de £15,5 bilhões, com cerca de metade proveniente do fornecimento de serviços. Já a carteira de encomendas firmes e anunciadas ficou em aproximadamente £70,4 bilhões em 30 de junho de 2014.

Em 2013, a Rolls-Royce investiu cerca de £1,1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento. O Grupo também dá suporte a uma rede global de 31 Centros Universitários de Tecnologia, que conectam os engenheiros da empresa com a vanguarda da pesquisa científica.

A Rolls-Royce emprega mais de 55.000 funcionários em mais de 45 países, entre eles o Brasil. Desses, mais de 17.000 são engenheiros.

O Grupo possui forte compromisso com o recrutamento de aprendizes e jovens graduados e com o desenvolvimento profissional avançado dos seus funcionários. Em 2013, empregamos 379 graduados e 288 aprendizes em nossos programas em todo o mundo. Globalmente, temos mais de 1.000 embaixadores Rolls-Royce STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês) que estão ativamente envolvidos em programas de educação e atividades. Nossa meta é chegar a seis milhões de pessoas por meio de nossas atividades complementares de STEM até 2020.

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