Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2014 - 07:04

Labtec prevê crescimeto em análises de resíduos e contaminantes

Motivado pelo embargo russo às importações de alimentos. O laboratório de ensaios de resíduos e contaminantes do Labtec é considerado um dos mais conceituados do país.

O embargo anunciado pela Rússia às importações de alimentos de vários países, incluindo Estados Unidos e Austrália, em retaliação às sanções que vem sofrendo devido a crise da Ucrânia, já apresenta desdobramentos para a economia brasileira. As exportações de carne bovina do Brasil cresceram 8,6% em julho ante igual período do ano anterior, para 144,7 mil toneladas, sendo a Rússia o principal destino da commodity. As vendas para a Rússia saltaram 79% em julho sobre um ano antes, para 41 mil toneladas.

Como efeito cascata, o embargo Russo também gera cenário positivo para os laboratórios nacionais de análises físico-químicas. Isso acontece porque o setor de frigoríficos necessita ter o seu produto apto para ser exportado, o que os levarão a comprar análise de resíduos e contaminantes.

Atualmente, o Labtec que possui laboratório de ensaios de resíduos e contaminantes considerado um dos mais importantes e conceituados do Brasil, atende grandes frigoríficos, dentre eles Marfrig, JBS e BR Foods, que estão qualificados para exportar. Entretanto, outros frigoríficos que ainda não atendam plenamente às exigências dos importadores (Rússia) devem buscar aprovação do Ministério da Agricultura para tanto, já que a demanda de exportação está em curva crescente.

O que faz o Labtec? O Labtec realiza estudos fundamentais para obtenção de registros de produtos junto aos órgãos reguladores. Os estudos são desenvolvidos de acordo com os parâmetros da ANVISA, MAPA, Codex Alimentarius e EMEA (European Medicine Agency). O parque instrumental conta com diversos equipamentos de última geração, dentre eles cinco cromatógrafos líquidos acoplados à Espectrômetros de massas, o que permite oferecer ensaios de alta complexidade utilizando métodos devidamente validados.

Segundo Fernando Haaland, diretor executivo do Labtec, entre os diferenciais do laboratório estão a estrutura, o parque tecnológico que é um dos mais modernos do país, o corpo técnico qualificado e experiente. O respeito quanto à qualidade dos laudos que emitimos, nos colocam dentro de um seleto grupo de laboratórios. “Somos credenciados pelo Ministério da Agricultura (MAPA) e certificados pelo Inmetro. Além disso, acabamos de encaminhar para registro as análises em mais35 novas moléculas pelo método "multirresíduos". Um fato que amplia sensivelmente nosso escopo (número de análises) e nos qualifica tecnicamente, em função do método utilizado”, afirma o executivo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira