Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/09/2014 - 07:11

Espetáculo teatral “Duas Vezes um Quarto (2 X ¼)”, estreia no CCBB Rio

Com texto e direção de Marcelo Pedreira, montagem é protagonizada por Carla Marins, Jose Karini, Guta Ruiz e Lucas Gouvêa.

O espetáculo teatral ”Duas Vezes Um Quarto (2 X ¼)”estreia no CCBB RJ, no dia 04 de setembro de 2014 (quinta-feira). Com texto e direção de Marcelo Pedreira, a montagem apresenta simultaneamente, no mesmo palco, dois textos do autor carioca. No palco, que é dividido em dois quartos adjacentes, separados por um corredor, os atores Carla Marins e José Karini, encenam “A Dama da Lapa”, enquanto Guta Ruiz e Lucas Gouvêa protagonizam “Dilúvio em Tempos de Seca”.

”Duas Vezes Um Quarto (2 X ¼)”, que teve sua estreia nacional no CCBB Brasília (com temporada de 17/07 a 17/08/2014) apresenta duas comoventes, complexas e tortuosas histórias de amor. Caracterizadas pela temática fortemente existencial, ambas as peças tratam da solidão do ser humano, da total incapacidade de comunicação e das inúmeras subjetividades que habitam o mesmo ser.

Em “A Dama da Lapa”, um homem e uma mulher repetem, todas as noites, o mesmo ritual, no qual ele assume o papel de um suicida em sua última noite, e ela de uma prostituta, que é paga apenas para escutá-lo até o amanhecer. No minúsculo quarto do hotel, porém, ambos experimentam um prazer inesperado, insano, que subverte o trato inicial.

Em “Dilúvio em Tempos de Seca”, um obscuro escritor e uma descolada top model se encontram confinados no caótico ateliê dele, devido a um dilúvio que cai sobre a cidade. Os dois se conheceram há poucas horas, mas isso não impede que o escritor faça à modelo uma inusitada proposta: que ela pose para ele, em cima de uma plataforma, como se ele fosse um pintor ou escultor. O objetivo é escrever um livro sobre o amor numa antiga máquina de escrever. Ela aceita, com a condição de que a experiência dure apenas até a chuva passar. O que os dois não esperavam é que o dilúvio continuasse por dias a fio. O aparente fim do mundo força os personagens a explorarem novas possibilidades de amor.

“A Dama da Lapa” permanecia inédita nos palcos brasileiros, apesar de já ter sido apresentada em 2013 em Portugal, e adaptada para o cinema em 2005, no longa-metragem “Incuráveis”, dirigido por Gustavo Acioli e estrelado por Dira Paes e Fernando Eiras.

O espetáculo “Dilúvio em Tempos de Seca”, por sua vez, foi encenado duas vezes. A primeira em 2003, sob a direção do próprio Marcelo Pedreira, com os atores Saulo Rodrigues e Janaína Pessoa; e a segunda em 2004, com Wagner Moura e Giulia Gam, sob a direção de Aderbal Freire Filho.

”Duas Vezes Um Quarto (2 X ¼)” conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e do Centro Cultural do Banco do Brasil.

Sugestão de Sinopse para Roteiro: o espetáculo apresenta dois textos do escritor e diretor Marcelo Pedreira, que são encenados simultaneamente no mesmo palco: “A Dama da Lapa” e “Dilúvio em Tempos de Seca”, duas comoventes e complexas histórias de amor.

Sobre Marcelo Pedreira- Dramaturgo, romancista, roteirista, e diretor de teatro e cinema, é formado pela Oficina de Formação Teatral da CAL, com cursos de roteiro (Robert McKee) e direção de cinema (Hollywood Film Institute) em Los Angeles. Integrou também o workshop do Royal Court Theatre de Londres, referência mundial em dramaturgia; e o curso Taking Series Seriously com William Rabkin, sobre o desenvolvimento de séries para TV. Integrou o movimento de Nova Dramaturgia Brasileira, criado por Roberto Alvim, entre 2000 e 2002, onde dirigiu inúmeras peças de sua autoria. Espetáculo Duas Vezes Um Quarto (2 X ¼)

Estreia para convidados: 3 de setembro de 2014 | Temporada: 04 de setembro a 19 de outubro de 2014, quarta a domingo, às 19h30, no Teatro III - Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66 Centro - Rio de Janeiro. Duração: 75 minutos. Ingressos: R$10,00 (inteira) // R$5,00 (meia)*|* Estudantes, Professores da Rede Pública do Município do Rio de Janeiro e maiores de 60 anos são beneficiários de desconto de 50%. A venda de meia-entrada é direta, pessoal e intransferível e está condicionada ao comparecimento do beneficiário aos pontos de venda, munido de documento original que comprove condição prevista em lei. É obrigatória a apresentação dos documentos também na entrada do espetáculo.

Formas de Pagamento: Dinheiro e cartões Mastercad, Redeshop e Visa | Bilheteria de quarta a segunda, das 9h às 21h| Capacidade: 80 Lugares, telefone para informações: (21) 3808-2020.Classificação etária: 16 anos (menores de 16 anos somente acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais). Patrocínio: Banco do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira