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05/09/2014 - 07:51

5 dicas sobre manutenção automobilística para mulheres

Desmistificando a troca de óleo, calibração de pneus, como abastecer um veículo flex, dentre outros “mistérios” do universo automotivo.

Com a emancipação feminina, as mulheres estão cada vez mais participando de segmentos que eram tradicionalmente masculinos. Nas últimas décadas, as mulheres estão mais interessadas em temas como política, sexualidade e até mesmo automóveis. Atualmente existem, inclusive, oficinas mecânicas dedicadas ao público feminino, que provam que o serviço especializado é uma tendência.

Ainda assim, as mulheres carecem de informações. A disponibilidade de lugares que oferecem serviços automotivos é enorme, mas nem todas têm um local de confiança par realizá-los. Confira agora as orientações da Consultora Técnica da Total Lubrificantes do Brasil, Fabiana Rodrigues para entender um pouco mais sobre este universo.

. Devo ou não devo completar o óleo? É comum ouvirmos historias sobre o nível de o óleo estar baixo, mas para podermos decidir se vamos ou não completar o nível, primeiro é importante conhecer qual o nível correto do óleo na vareta. Para verificar o nível do óleo, o ideal é aguardar aproximadamente de cinco a dez minutos após estacionar o carro, para que o óleo retorne ao cárter, fazendo com que a leitura do volume seja correta. Com o motor frio, deve-se retirar a vareta do óleo, limpá-la com um pano que não solte fiapos e colocá-la novamente no lugar. Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto é entre o mínimo e o máximo, ou seja, no meio do leitor. Tanto o excesso de óleo quanto a falta dele são prejudiciais, por isso, conhecer o modo de verificar o nível é extremamente importante.

. Escolha do lubrificante correto -Escolher o lubrificante correto é mais fácil do que imaginamos. A escolha certa reduz custos de manutenção e ainda aumenta a vida útil do motor.

Os lubrificantes possuem duas características “básicas”, uma delas é a viscosidade e a outra o pacote de aditivos. A viscosidade, neste caso, é representada por duas numerações separadas pela letra W, que significa “winter”, inverno em inglês. A primeira numeração informa como o óleo se comportará com o motor frio, ou seja, no momento da partida. Esta numeração, quanto mais baixa melhor, pois significa que o óleo sofrerá menos resistência para lubrificar o motor inicialmente. A segunda numeração informa como o óleo se comportará com o motor quente, ou seja, depois de estabilizado o funcionamento do veículo. Para esta viscosidade o recomendado é seguir a indicação da montadora.

A segunda regra para escolha do lubrificante é identificar o pacote de aditivos, que no Brasil, a maior parte do mercado é orientada pela norma API (Instituto de Petróleo Americano), que regulamenta o pacote de aditivos. Para veículos a gasolina, etanol, flex e GNV devemos observar se no rótulo consta a letra S (spark) que é a tradução de centelha em inglês, seguida de outra letra do alfabeto. Quanto maior a letra seguinte à letra “S”, maior a proteção e desempenho do produto.

. Fluido de radiador - O radiador é um componente do sistema de arrefecimento do veículo, que tem como função manter a temperatura do motor. O fluido de radiador tem como principal função alterar o ponto de ebulição e de congelamento da água, fazendo com que a água permaneça em seu estado líquido, além de evitar a oxidação dos componentes do motor. Verifique semanalmente o nível de água do reservatório e quando necessário complete o nível, certificando-se de sempre que está sendo utilizada água desmineralizada e se o fluido de radiador é o recomendado pelo fabricante do veículo.

Caso esteja aquecido, não coloque água fria, pois pode gerar trinca no bloco do motor. Aguarde alguns minutos para que o carro esfrie e então complete o nível do reservatório.

Atenção: Não abra a tampa do reservatório com o motor quente, pois pode provocar queimaduras e mantenha a tampa sempre fechada evitando que a água evapore.

. Veículo flex: devo abastecer com gasolina ou etanol? Na hora de abastecer um carro flex é comum ficarmos na dúvida se devemos abastecer com etanol ou gasolina. O consumo de etanol é maior que o da gasolina, por isso, para tirar a dúvida se o melhor é abastecer com etanol ou gasolina faça o seguinte cálculo: Preço do álcool = Se o resultado for menor que 0,7, abastecer com etanol. Se o resultado maior, deve-se abastecer com gasolina.

. Calibração dos pneus -Andar com os pneus sempre calibrados ajuda a economizar combustível, aumenta a vida útil do pneu e garante a segurança ao dirigir. Para conhecer a pressão correta do pneu, deve-se consultar o manual do veículo ou identificar o local com a informação no próprio veículo, como na tampa do combustível ou na parte interna do porta-luvas. Recomenda-se calibrar os pneus a cada 15 dias e antes de pegar a estrada.

Dica da Fabiana: “A Total Lubrificantes possui um portfólio completo que atende aos veículos de todas as montadoras, independente do ano de fabricação, linha de produtos no site www.totalbr.com.br”, informa Fabiana Rodrigues, consultora Técnica da Total Lubrificantes do Brasil

Perfil - A Total está entre as cinco maiores empresas de petróleo e gás do mundo, presente em mais de 130 países. Com uma equipe altamente capacitada, com mais de 96 mil colaboradores, as suas atividades abrangem toda a cadeia do petróleo, desde a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás, até o refino, distribuição e comercialização internacional de petróleo bruto e produtos finais. A TOTAL também desempenha um papel importante na indústria química global. A missão da Total é trabalhar para ajudar a satisfazer a demanda global por energia, hoje e amanhã. [www.totalbr.com.br].

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