Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2014 - 08:01

PSA Peugeot Citroën apresenta a tecnologia híbrida diesel HYbrid4 no Expo Center Norte


O Peugeot 3008, na versão HYbrid4, estará em exibição na 10ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, em São Paulo.

A PSA Peugeot Citroën apresenta a partir de hoje, na 10ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, em São Paulo, um de seus principais projetos voltados para o desenvolvimento de tecnologias mais limpas no setor automotivo: os carros de passeio com sistema híbrido diesel HYbrid4 (com motores a diesel e elétrico).

O Salão, realizado entre os dias 04 e 06 de setembro(quinta a sábado), no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, na cidade de São Paulo, apresentará novas tecnologias em estudo para uma mobilidade mais sustentável, como os veículos híbridos, plug-in e elétricos, além de novidades em células de hidrogênio e de íons-lítio e as alternativas que tornam as cargas das baterias mais duráveis.

O modelo Peugeot 3008 HYbrid4, que já é comercializado na Europa, está no Brasil para testes desde 2012. Ele fica sob a responsabilidade de especialistas do Latin America Tech Center – o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Design do Grupo PSA na região, com sede no Brasil – que pesquisam soluções para um futuro mais sustentável para a mobilidade. “Apresentar nossa premiada tecnologia Hybrid4 neste Salão é muito importante e mostra todo o trabalho de pesquisa e desenvolvimento feito pelo Grupo PSA, em busca de novas tecnologias limpas. Nossas equipes locais de P&D também já são referência dentro do Grupo PSA em dois campos onde o Brasil tem muito potencial: Materiais Verdes e Biocombustíveis.”, afirma Franck Turkovics, Gerente Geral de Powertrain Avançado e Energia da PSA Peugeot Citroën.

A PSA Peugeot Citroën terá também um de seus executivos como palestrante do Congresso que acontecerá paralelamente ao Salão. Este congresso abordará temas extremamente relevantes e atualizações tecnológicas sobre o setor. A palestra será ministrada por Flávio Dias, Coordenador de Produto do Grupo do Grupo PSA, e terá como tema “A indústria automobilística frente aos desafios energéticos e às mudanças climáticas”. Entre os inúmeros testes, o Peugeot 3008 Hybrid4 rodou no país abastecido de maneira inédita com o biodiesel B30. A utilização de biodiesel, em uma mistura B30 (composto por 30% de biodiesel e 70% de diesel comum) torna ainda mais eficiente o já reduzido nível de emissões de CO2 dos carros HYbrid4. Eles apresentaram emissões de apenas 75g de CO2/km rodando com o biodiesel brasileiro (considerando toda a cadeia de produção, logística e utilização do combustível), contra 99g com diesel normal.

HYbrid4 da PSA Peugeot Citroën: Tecnologia inovadora e reconhecimento internacional-Com o sistema de tração HYbrid4, a PSA Peugeot Citroën lançou o desafio de conjugar os desempenhos ambientais de um motor térmico a diesel com as vantagens da propulsão elétrica: uma revolução em termos de redução de consumo e de emissões – cerca de 30% em comparação com um veículo a diesel tradicional – e emissões de CO2 inferiores a 100 g/km.

Apresentada mundialmente no Peugeot 3008, no fim de 2011, a tecnologia híbrida diesel HYbrid4 já integra, atualmente, também versões dos DS5 e Peugeot 508 e 508 RXH comercializadas na Europa. Apesar de recente, esta inovação já ganhou reconhecimento internacional, acumulando conceituados prêmios, como o Goldenes Lenkrad (“Volante de Ouro”, na categoria Meio Ambiente), das revistas alemãs Auto Bild e Bild am Sonntag, o Family Car of the Year (com o 3008 HYbrid4), do programa inglês Top Gear, e o Prêmio Paul Pietsch, do grupo editorial Motor Press.

O HYbrid4 associa um motor térmico, no caso, a diesel, localizado sob o capô dianteiro, a um motor elétrico, situado na parte traseira do veículo, e o funcionamento pode ser realizado de forma conjunta ou separadamente. Todo o conjunto é gerenciado eletronicamente, sem ligações mecânicas entre as partes dianteira e traseira, e essa configuração proporciona uma vantagem efetiva em termos de consumo de combustível e de emissões de CO2, permitindo ainda ganho de potência e, sobretudo, tração integral das quatro rodas. Este gênero de tração nas quatro rodas permite que o condutor se beneficie de todas as vantagens deste tipo de sistema, como a segurança reforçada em caso de situações de baixa aderência do piso, sem seus inconvenientes (peso e aumento do consumo).

Uma potência de 200 cv, um consumo de 26,3 km/l (3,8 litros por 100 km) e emissões de 99g de CO2 por quilômetro com diesel normal. Tanto no Peugeot 3008 HYbrid4 como no DS5 HYbrid4, as rodas dianteiras são movimentadas por um motor a diesel 2.0 HDi de 120 kw (163 cv), equipado de série com um Filtro de Partículas (FAP), e as rodas traseiras são acionadas por um motor elétrico de 27 kw (37 cv), permitindo a tração nas quatro rodas.

A tecnologia HYbrid4 apresenta todas as vantagens do sistema híbrido diesel com resultados excepcionais: ? dirigibilidade e desempenho do motor diesel, em estradas e auto-estradas, superiores a de um motor a gasolina; ? vantagens de veículos elétricos em baixas velocidades, principalmente em trânsito urbano: ausência de ruído, sem consumo de combustível e sem poluição; ? efeito "boost": excelentes retomadas de aceleração, com o motor elétrico reforçando o motor de combustão interna já em baixas rotações; ? recuperação de energia das baterias durante as desacelerações e frenagens; ? funcionamento em modo de tração nas quatro rodas.

Esta tecnologia se baseia em uma arquitetura do tipo “híbrido completo em paralelo” (parallel full-hybrid) utilizando componentes já existentes no veículo de base.

Ela combina, na dianteira: . um motor a diesel HDi de 2,0 litros equipado com Filtro de Partículas (FAP);

. um sistema Stop & Start de alta potência;

. câmbio mecânico automatizado de seis marchas. Na traseira: . um motor elétrico de torque elevado e baterias de alta tensão do tipo Níquel Metal Hidreto.

A PSA Peugeot Citroën no Brasil -Segunda maior montadora da Europa, a PSA Peugeot Citroën está presente industrialmente no país desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. No Brasil, o Grupo PSA conta ainda com a sede de um dos seus centros mundiais de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo: o Latin America Tech Center. Ele é dividido em três unidades que trabalham interligadas entre si e em contato com os outros Centros do Grupo na França e na China. No total, somando as atividades industriais, comerciais e de Pesquisa & Desenvolvimento, a PSA Peugeot Citroën possui cerca de 3.700 colaboradores efetivos no país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira