Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2014 - 08:07

Destaques da Merial na 7ª Interconf

Programas sanitários para o confinamento e tendências no controle de resíduos das avermectinas na cadeia da carne.

São Paulo (SP) – A Merial, líder mundial em saúde animal, acompanhará de perto um importante debate sobre os impactos dos resíduos das avermectinas na cadeia produtiva da carne durante a 7ª Conferência Internacional dos Confinadores (Interconf). Durante o principal evento sobre pecuária intensiva do País, a Merial destacará também a única opção de endectocida pour-on do mercado com carência zero para controle parasitário em bovinos.

A terminação em confinamento deve ser o responsável pelo abate de aproximadamente 4,3 milhões de cabeças de gado em 2014 no Brasil, um crescimento estimado em 13% de acordo com a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon). “Trata-se de um segmento com crescimento da tecnificação nas últimas décadas, e por se tratar de atividade de terminação, os cuidado com as questões sanitárias e de resíduos de produtos veterinários adquire especial relevância e é motivo de atenção entre os confinadores, especialmente após a publicação da IN13 do MAPA em 30 de maio desse ano”, ressalta o diretor da Unidade de Negócios para Grandes Animais da Merial, Pedro Bacco.

Bacco acrescenta que a participação da Merial na Interconf contará com um time completo de técnicos e tem importância estratégica para a empresa. “A Interconf é um dos mais importantes eventos que discute todos os aspectos relacionados a terminação no gado de corte, especificamente no confinamento. É fundamental estarmos próximos para uma troca de informações e expertises que possa contribuir para uma produção cada vez mais eficiente e segura”, enfatiza Bacco.

Atualmente existem confinamentos trabalhando durante todo ano, mas o principal período para o seu acontecimento é durante o meio do ano, devido ao clima seco em boa parte do Brasil e a consequente escassez de nutrientes na pastagem, porém, cuidados sanitários são essenciais para a boa produtividade em sistema intensivo. “A etapa de terminação em confinamento demanda atenção especial à questão sanitária. Neste momento, os animais são mantidos em espaços reduzidos, podendo favorecer a disseminação de enfermidades entre os animais. Pelas características do sistema de confinamento, podemos ter também grandes desafios de doenças como o botulismo e as clostridioses. Além disso, não podemos descuidar da vermifugação estratégica antes da entrada dos animais no confinamento e o controle de parasitas externos como mosca dos chifres.”, explica o coordenador técnico da Merial, Roulber Silva.

Impactos dos resíduos das avermectinas na cadeia da carne: esses e outros aspectos de atenção serão parte da palestra técnica ministrada pelo professor e pesquisador da USP Dr. João Palermo Neto no dia 16/09, às 15h20. João Palermo Neto tem atuação destacada em pesquisas para o estudo e desenvolvimento de produtos veterinários que promovam a produtividade na pecuária, respeitando preceitos de sustentabilidade e limites impostos por órgãos como o Codex Alimentarius.

Portfólio sob medida para Confinadores: Para os confinadores, a Merial Saúde Animal oferece pacote completo de soluções sanitárias. As vacinas contra as clostridioses incluem as vacinas polivalentes da linha Sintoxan®. Sintoxan®, é indicada para doenças como manqueira, enterotoxemias, morte súbita por clostrídeos e gangrena gasosa; a Sintoxan® Polivalente T, além das doenças anteriores, também imuniza os bovinos contra tétano; a Sintoxan® 9TH, além de todas as clostridioses controladas pela Sintoxan® Polivalente, protege também contra tétano e hemoglobinúria bacilar. Além disso, oferece uma vacina específica para prevenção contra o botulismo, a Linovac®. Para a prevenção da raiva, a solução indicada é a vacina Alurabiffa®. Já para mosca-dos-chifres e verminoses, recomenda-se a aplicação de Eprinex® Pour-On, único endectocida com tecnologia pour on a base de eprinomectina do mercado, com carência zero para o abate.

Merial é uma empresa líder mundial em saúde animal voltada para a inovação, fornecendo uma gama completa de produtos para melhorar a saúde, o bem-estar e o desempenho de várias espécies de animais. Merial emprega aproximadamente 6.200 pessoas e opera em mais de 150 países ao redor do mundo. Seu faturamento em 2013 foi próximo aos R$ 6,5 bilhões. Merial é uma empresa Sanofi. [www.merial.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira