Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/09/2014 - 07:57

Ensino depende de ambiente seguro nas escolas

O ambiente nas escolas é tão importante para o aprendizado quanto metodologia e corpo docente eficientes. Opinião essa compartilhada por pais, alunos e professores. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Data Popular, realizado a pedido do Sindicato dos professores do Estado de São Paulo, a falta de segurança é o principal problema para 25% dos estudantes, 32% dos professores e 37% dos pais. Alunos desrespeitosos também aparecem como tema preocupante, pois são causadores de atos de violência contra colegas e professores e ameaçam as próprias instalações escolares por meio de atos de vandalismo e furtos.

Evidente que a solução passa por uma diversidade de fatores, mas a tecnologia tem muito a acrescentar para amenizar esse quadro de insegurança. Por meio de sistemas modernos de videomonitoramento, é possível inibir crimes e atitudes desrespeitosas e promover investigações mais rápidas e assertivas. A Secretaria de Educação de Peruíbe, cidade do litoral paulista, conseguiu reduzir a quase zero o número de ocorrências quando, em 2009, instalou 62 câmeras Axis com sensores de presença e acionamento de alarme em 34 escolas públicas municipais.

A cidade antecipou-se às muitas brasileiras que já identificaram a necessidade e hoje discutem projetos de lei que obrigam as escolas a instalarem câmeras para fazer a vigilância de seus alunos, funcionários e instalações. O monitoramento das escolas de Peruíbe é realizado 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana, e com maior reforço em áreas que têm equipamentos de alto valor, como os laboratórios de informática, alvos recorrentes de assaltos. No caso de ser detectada alguma ocorrência, um alarme é disparado pelas câmeras, acionando a Guarda Municipal para fazer a averiguação no local. As imagens geradas são de alta resolução, o que facilita a identificação de ladrões e vândalos.

Foi justamente a qualidade de imagens geradas que levou a St. Michael’s Catholic Primary School, de Liverpool, no Reino Unido, a investir na substituição do defasado sistema de videomonitoramento analógico que possuía. Muitas vezes, era impossível distinguir entre as pessoas que apareciam nas gravações quem era aluno e quem não era, pois a imagem não tinha nitidez, especialmente se já estivesse escurecendo. Atualmente, o sistema monitora todos os ambientes internos e externos da escola em tempo real e gera imagens em alta resolução, que podem ser visualizadas via PC, smartphone ou tablet por usuários autorizados.

No Brasil ou na Inglaterra, a principal preocupação dos pais é a mesma: a responsabilidade sobre a guarda de seus filhos. Muitas escolas ainda adotam processos pouco rigorosos para a liberação de alunos, confiando na memória de algum empregado e colocando a instituição numa situação vulnerável. Se o acesso de estranhos é relativamente fácil, há casos em que até mesmo um dos pais, conhecido pelos funcionários, está impedido pela Justiça de buscar o filho na escola.

Para deixar os pais mais tranquilos e preservar a qualidade do serviço da escola, já existem câmeras que podem ser usadas para controlar o acesso de pessoas e veículos baseadas em identificação facial e leitura de placas de carro. Com isso, apenas pessoas cadastradas podem entrar nas instituições, por exemplo, na hora de buscar as crianças no fim do período escolar. E as vantagens se estendem para além dos aspectos de segurança. A facilidade de acesso às imagens permite que pais, de onde estiverem, possam assistir aos seus filhos. E permite que profissionais da escola usem essas imagens para identificar possíveis motivos para alteração no comportamento de um aluno, por exemplo, se está sofrendo bullying na hora do recreio.

Esses avanços recentes em qualidade de imagem, monitoramento à distância e recursos avançados estão ampliando o entendimento de que segurança é condição para um aprendizado efetivo. Isoladamente, a tecnologia não resolve os problemas da educação, mas, com certeza, possibilita o desenvolvimento de um ambiente em que todos se sintam tranquilos para focar no que interessa: o aprendizado.

. Por: Marcelo Ponte, gerente de Marketing da Axis Communications para a América do Sul. | Perfil do Axis Communications-Como líder no mercado de vídeo em rede, a Axis está liderando o caminho para um mundo mais tranquilo, seguro e inteligente – conduzindo a mudança do sistema de vídeo vigilância do analógico para o digital. Oferecendo soluções de vídeo em rede para instalações profissionais, os produtos e soluções Axis são baseados em uma plataforma de tecnologia aberta e inovadora.

A Axis possui mais de 1600 funcionários dedicados em 43 localidades ao redor do mundo e opera com parceiros em 179 países. Fundada em 1984, a Axis é uma empresa de TI com base na Suécia e listada na NASDAQ OMX Stockholm como AXIS. [www.axis.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira