Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/01/2008 - 08:37

Mini-barramento é nova tendência em centros de distribuição


Maior CD da América Latina, das Lojas Marabraz (SP), recebeu 24 mil metros do Mini-Way, barramento eletrificado da Comsystel.

A utilização de barramentos eletrificados em substituição aos tradicionais fios e cabos vem ocorrendo com cada vez mais frequência em grandes Centros de Distribuição (CD’s) do País, preocupados em atender às mais exigentes normas de segurança e qualidade. Um dos melhores exemplos desta nova tendência é o CD das Lojas Marabraz, na cidade de Cajamar (SP), considerado o maior da América Latina.

No galpão, com área de, nada menos, que 214.409 mil metros quadrados (m2), foram instalados 24.000 metros do Mini-Way, mini-barramento fabricado com exclusividade no Brasil pela Comsystel (SP). Além do barramento, foram adquiridas 2.500 tomadas para a instalação de luminárias.

A construção do empreendimento foi finalizada em maio do ano passado, para a distribuição de móveis nas lojas da grande São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral. “Optamos pela distribuição da iluminação do nosso galpão com mini-barramento em função da sua facilidade de montagem, excelente apresentação, flexibilidade de posicionamento de luminárias e manutenção”, justifica José Maria Afonso Baeta Teixeira, diretor-técnico da Marabraz.

Satisfeito, ele já planeja adotar o material para os futuros empreendimentos da rede. “Estamos satisfeitos com o produto fornecido e manteremos esta filosofia de projeto elétrico para novos galpões ou construções”, adianta José Maria.

O engenheiro elétrico Luiz Augusto Corrêa de Azevedo, sócio-proprietário da Reset Engenharia (SP), empresa responsável pelo projeto da Marabraz, entre outros vultuosos projetos de elétrica e hidráulica, explica porque sempre opta pelo uso do Mini-Way em grandes galpões e CD’s. “Gosto porque é muito mais robusto que os outros disponíveis no mercado, que têm fio dentro. Para iluminação de uma área muito grande, é excelente, porque como a linha é grande a queda de tensão passa a ser desprezível”, afirma ele.

O diretor-técnico da Comsystel, engenheiro Oswaldo Rossi, explica que isso é possível devido à grande capacidade da corrente elétrica, proporcionada pelo revestimento interno em cobre (50 e 80 A), que também minimiza os riscos de curto-circuitos e consequentes problemas operacionais. “Além disso, o Mini-Way é muito versátil porque as tomadas podem ser colocadas facilmente (sem a necessidade de ligação de fios) em qualquer lugar da barra”, acrescenta Azevedo.

Rossi inclui outra importante vantagem do Mini-Way: a redução considerável dos custos com mão-de-obra para a instalação e manutenção. A Marabraz está entre os quatro clientes que optram, recentemente, pelo uso do Mini-Way em Centro de Distribuição.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira