Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2014 - 08:18

França adota normas do Instituto Global de Auditoria Interna

País é o primeiro do G7 a buscar o padrão de referência capaz de contribuir na melhoria da gestão de fraudes e transparência de governos.

A França, nação com uma das economias mais sólidas do mundo, tomou uma decisão histórica ao adotar um novo padrão de administração baseado nas Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna (IPPF), formatadas pelo The Institute of Internal Auditors (The IIA), organismo com mais de 180 mil auditores associados em todo o mundo. As normas criadas pela entidade trazem regras e diretrizes que fornecem orientação técnica para a prática profissional de auditoria interna.

O dossiê contem os mais completos e funcionais modelos de governança corporativa, transparência e gestão de riscos referentes a atuação do auditor interno. Aversão francesa passa a reger a atuação desses profissionais no ambiente público do país e segue a estrutura do IPPF, incluindo código formal de ética, normas de atributos e padrões de desempenho.

"Este é um passo significativo e a confirmação clara de que o IIA pode atuar como um normatizador para os reguladores e governos ao redor do mundo”, comemora Richard Chambers, presidente CEO, do Instituto Global de Auditoria Interna.

Na avaliação de Andre Marini, diretor-presidente do Instituto dos Auditores internos do Brasil (IIA Brasil), esta decisão, de um país de elevado desenvolvimento como a França, reforça o reconhecimento de que as normas do IPPF são revestidas de excelente conteúdo técnico. “São recomendações e diretrizes estudadas e convalidadas por cerca de 200 países que contemplam as melhores práticas da profissão, as quais se adéquam a qualquer modelo de ambiente corporativo no mundo”, comenta.

No Brasil -O Tribunal de Contas da União já vem publicando ‘Acórdãos’ determinando que diversos órgãos públicos utilizem as normas do IIA como forma de aprimorar seus controles, níveis de gestão, governança corporativa, transparência e gerenciamento de riscos, zelando assim, pelo atendimento aos princípios da moralidade, eficiência, eficácia, entre outros.

IIA Brasil - O Instituto dos Auditores Internos do Brasil, chamado anteriormente de Audibra, completou 53 anos de fundação sendo uma das cinco maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países afiliados ao The Institute of Internal Auditors – IIA Global, a mais importante associação do setor no mundo. Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros Institutos como o IIA de Angola. No Brasil a entidade coordena todo o processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified InternalAuditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e congressos. [www.iiabrasil.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira