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09/09/2014 - 08:51

Portobello aumenta as vendas com auxílio do sistema de inteligência da Neoway

Por meio do SIMM, a empresa conseguiu a oportunidade de explorar melhor o seu mercado e direcionar a equipe de vendas.

São Paulo – Impulsionar a força de vendas, expandir o campo de atuação e acompanhar em tempo real todas as obras novas e as que estão em andamento no Brasil para tomar decisões estratégicas e analíticas. Essas eram as necessidades da Portobello, uma das principais empresas de revestimentos cerâmicos da América Latina, ao contratar a Neoway, empresa brasileira de Big Data, e implantar o SIMM - Sistema de Inteligência Multimercado.

O SIMM é uma plataforma criada no modelo SaaS – Software como Serviço –, que reúne e organiza, na nuvem, informações de maneira qualificada e prioritária para as diversas companhias. No caso da Portobello, sua necessidade era mapear o mercado de construção civil e, para isso, era preciso que os profissionais dos canais de vendas, Engenharia - direcionada às construtoras, e Portobello Shop - voltado às lojas do varejo, utilizassem a plataforma para atingir o target de vendas.

Apesar de ser uma empresa direcionada à inteligência de mercado, os serviços oferecidos pela Neoway não se limitam à disponibilização das informações diferenciadas para as organizações. A companhia acredita que, para o sistema atingir seus objetivos dentro dos clientes, é necessário entender o negócio e seus processos, para que, no momento da implantação, exista menos resistência e impacto para os usuários, como também para a própria empresa, exatamente como feito no projeto da Portobello.

“Nesse projeto, a Neoway se preocupou em conceber um sistema que trouxesse significativo aumento em suas vendas. Além disso, foi desenvolvida uma metodologia de capacitação aos usuários do SIMM. Isso foi preciso para manter o elevado nível de atendimento que as franquias proporcionam a seus clientes, que buscam diferenciais quando procuram pelos produtos”, explica Jaime de Paula, presidente e fundador da Neoway.

Foi por se envolver profundamente neste processo que o sistema utilizado por 70 franquias da Portobello Shop representa, atualmente, 3% do faturamento total da rede, considerando que a expectativa inicial era de 5% para as 116 lojas. “Esse tipo de parceria, com uma empresa do porte da Portobello, faz com que desenvolvamos ainda mais nossa ferramenta, sempre inovando nos processos tecnológicos e buscando atender às necessidades do cliente”, conclui de Paula.

Para apoiar totalmente os canais de vendas da Portobello, o SIMM também auxilia a força de vendas do canal Engenharia, que analisa obras em todo o território nacional. Há 18 meses, os executivos de vendas utilizam a ferramenta que proporciona apoio e direcionamento para as oportunidades potenciais. Atualmente, com o projeto já finalizado e em operação estável, esse canal tem em seu radar 53 milhões de metros quadrados em negociação e 90 mil obras em sua base, o que representa aproximadamente um aumento de 15% nas vendas da equipe.

“A parceria com a Portobello nos fez criar uma base sólida de informações sobre o mercado de construção civil, possibilitando que nossos usuários conheçam ainda mais seus potenciais clientes. A Neoway se preocupou em conceber um sistema que agregasse um aumento significativo nas vendas e ainda mantendo o alto nível de qualidade na prospecção e no atendimento dos clientes da Portobello”, afirma o fundador da Neoway.

“Passados três anos de projeto e 18 meses de implementação em todo o território nacional, nosso potencial de obras é cinco vezes maior que qualquer outro sistema. Importante salientar que o desenvolvimento e implementação de um sistema de informação requer disciplina e organização em excelência, ou seja, esta experiência trouxe desenvolvimento para a estrutura do canal de distribuição interferindo no dimensionamento correto das equipes versus áreas potenciais de mercado. Os resultados em vendas são realidade e decorrem do potencial da ferramenta que alia nível de informação de mercado e visão de uma estrutura compatível com o potencial real de consumo de cerâmica do mercado brasileiro”, detalha Marcos Reis, superintendente do canal Engenharia da Portobello.

O SIMM é uma solução de Big Data com foco em inteligência de mercado, que atua diretamente na prospecção de novos clientes e oportunidades de negócio. Por meio de uma plataforma de software que busca, trata e correlaciona informações provenientes de mais de três mil fontes, o SIMM atua diretamente na geração qualificada de oportunidades de negócio, distribuindo as informações para a força de vendas (que as acessam por meio de seus smartphones, via aplicativo) e possibilitando acompanhamento de visitas e conversão em tempo real. Desenvolvida em tecnologia cloud computing (na nuvem), a solução é um SaaS (Software as a service), o que torna sua implementação mais prática, rápida e barata, se comparada às alternativas existentes no mercado.

Utilizada por líderes dos setores de Construção Civil, Bancos, Saúde, Óleo e Gás, Telecom e outros, o SIMM otimiza a forma com que grandes empresas fazem mapeamento de mercado e se estruturem para abordá-lo.

Perfil - A Neoway é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções inteligentes para negócios. Lançada em 2002, está presente nos principais players de cada segmento da indústria. Em 2010, lançou o SIMM, plataforma de coleta de dados de BI em Big Data. A empresa conta com certificado Nível 2 Gerenciado do CMMI (Capability Maturity Model Integration) para sua tecnologia, que provê orientações para o desenvolvimento de processos de softwares e é referência mundial na escolha do fornecedor. Com sede em Florianópolis e escritório em São Paulo, a Neoway também atua no exterior, com filial no Vale do Silício, EUA.

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