Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2014 - 07:47

ABB recebeu um pedido de $ 103 milhões para fornecer para a maior mina de ferro do mundo, no Brasil

A mina do futuro será equipada com sistema completo de transporte, sem uso de caminhão (truckless), controlado por subestações inteligentes para ajudar a reduzir as emissões e os custos com combustível.

Zurique, Suíça – A ABB, grupo líder em tecnologias de energia e automação, fechou contrato de $103 milhões com a mineradora brasileira Vale para instalar sistemas elétricos e de automação em uma moderna mina de minério de ferro, em Carajás, no norte do Brasil, como parte de sua expansão de capacidade produtiva.

Este pedido dá continuidade ao contrato anterior de $140 milhões, firmado com a ABB, para fornecimento da primeira fase do projeto S11D, que inclui a instalação de equipamentos elétricos e de automação para a Usina que processa o material extraído da mina , separando o minério de ferro das impurezas.

Com este pedido, a ABB irá fornecer uma subestação de alimentação de 230 kV para conectar a mina à rede elétrica, bem como 42 subestações secundárias. Estas serão fabricadas em eletrocentros , cabines pré-fabricadas em estruturas metálicas em fábrica na ABB, modulares e projetadas para abrigar uma variedade de equipamentos elétricos e de automação. A ABB também irá fornecer motores para acionar a correia transportadora da mina.

"A Vale está desenvolvendo uma mina sustentável do futuro na Amazônia. O S11D representa estar à frente da indústria em 20 ou 30 anos. "Para conseguir isso, a ABB desenvolveu soluções altamente personalizadas e com capacidade de implementar com êxito e em uma grande escala.”

"Estou orgulhoso de que a estreita relação entre a ABB e a Vale, ao longo de mais de dez anos, resultou neste projeto pioneiro, que estabelece um novo padrão de produtividade, sustentabilidade e segurança," disse Veli-Matti Reinikkala, responsável global pela divisão de Automação de Processos da ABB. "Neste projeto, a colaboração entre divisões está permitindo uma sólida integração de automação e energia, um importante diferencial para a ABB."

O primeiro contrato da ABB para o S11D, anunciado em setembro de 2012, requeriu a instalação e comissionamento com êxito da subestação de transmissão primária; a primeira deste tipo implantada no Brasil.

Agora, nesta próxima fase, foi pedido à ABB que estenda o sistema de eletrificação às escavadeiras, empilhadeiras, recuperadoras e sistema de correias transportadoras na própria mina.

O transporte truckless (sem caminhões) usará correias transportadoras para movimentar o minério na mina, com baixas emissões de carbono, redução nos custos operacionais e com maior segurança, quando comparado ao sistema tradicional que utiliza caminhões.Esta é a primeira vez que tal solução terá sido utilizada em larga escala em uma mina de minério de ferro.

Se a mina de S11D tivesse que ser operada por meios de sistemas convencionais, seria necessário cerca de 100 caminhões fora de estrada, que consomem 77% de diesel a mais por ano.

A produção de minério de ferro esperada para o Projeto S11D é de 90 milhões de toneladas anuais. A VALE é o maior produtor de minério de ferro do mundo e o Brasil está classificado em terceiro no rank mundial de países produtores.

A ABB [www.abb.com] é líder em tecnologias de energia e de automação que permitem que os clientes industriais e concessionárias de serviço melhorem seu desempenho, reduzindo o impacto ambiental. As empresas do grupo ABB operam em cerca de 100 países e empregam cerca de 145.000 pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira