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10/09/2014 - 08:56

Americanos se endividam mais para comprar carro, aponta TransUnion

Dados revelam taxa de inadimplência em ascensão na compra de automóveis e aumento na parcela de crédito cedido à população não-prime.

Chicago – A taxa de inadimplência em empréstimos para compra de automóveis nos EUA subiu mais de 9% no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, revela estudo da TransUnion. A dívida média com compra de veículos também aumentou, pelo 13º trimestre consecutivo. O levantamento ainda descobriu que a inadimplência e o endividamento subiram em todas as faixas etárias.

As informações estão no Industry Insights Report, um panorama trimestral elaborado pela TransUnion, líder global na administração de informações de crédito que, no Brasil, é especializada em tecnologia para análise de crédito, risco e dados. O estudo é baseado em dados anônimos, obtidos a partir de praticamente todos os consumidores norte-americanos com cartão de crédito.

A relação de mutuários inadimplentes por 60 dias ou mais em empréstimos para compra de automóveis subiu para 0,95% no segundo trimestre de 2014, ante 0,87% no segundo trimestre de 2013. Ante o primeiro trimestre de 2014, houve ligeira queda – a taxa estava em 1,0% nos primeiros meses do ano.

Contudo, a inadimplência em automóveis continua abaixo da média de 1,05% registrada nos segundos trimestres de 2007 a 2014. Nesse período, a taxa atingiu máxima de 1,59% no último trimestre de 2008 e mínima de 0,86% no segundo trimestre de 2012.

“A situação dos empréstimos para compra de automóveis continua similar ao que temos observado nos últimos trimestres”, disse Peter Turek, VP da área de Automóveis da TransUnion nos EUA. “As taxas de inadimplência continuam relativamente baixas, enquanto o endividamento médio segue em alta – métricas geradas pelo aumento das originações de empréstimos”.

Turek afirma que há quatro milhões a mais de empréstimos para compra de automóveis nos EUA do que o observado ano passado. Com a taxa de inadimplência mais alta, diz o executivo, isso significa que há alguns milhares de contas atrasadas a mais do que no mesmo período de 2013.

Com exceção de seis Estados, todos os outros tiveram aumento na inadimplência em compra de automóveis entre o segundo trimestre de 2013 e o segundo trimestre de 2014. Os maiores aumentos ocorreram em Alasca, Michigan, Montana e Nebraska. As maiores quedas ocorreram em Havaí, Dakota do Sul e Oregon.

A dívida média com automóveis por pessoa subiu 4,1%, de US$ 16410 no segundo trimestre de 2013 para US$ 17090 no segundo trimestre de 2014. Em bases trimestrais, a dívida média aumentou 1,35%, ante US$ 16862 no primeiro trimestre de 2014. Os saldos dos empréstimos subiram em todos os Estados. Entre as maiores cidades dos EUA, Houston e Phoenix viram os maiores aumentos, com altas de aproximadamente 6% em base anual. A dívida média em Houston totalizou US$ 21690, o maior número de todos os principais mercados.

O endividamento cresceu em várias faixas etárias, embora seja notável a variação na faixa de 40 a 49 anos de idade. Esses mutuários viram o maior aumento percentual anual, de mais de 5%, e ao mesmo tempo registraram um nível de dívida média cerca de US$ 1000 maior do que o grupo etário seguinte.

A TransUnion registrou 62,3 milhões de empréstimos para compra de automóveis no segundo trimestre, ante 58,2 milhões no mesmo período de 2013. As originações totalizaram 6,20 milhões no primeiro trimestre de 2014, contra 5,82 milhões no primeiro trimestre de 2013.

A taxa de inadimplência subprime (consumidores com pontuação de crédito VantageScore® 2.0 menor que 641, em uma escala de 501 a 990) subiu de 4,12% no segundo trimestre de 2013 para 4,61% no segundo trimestre de 2014. A participação dos segmentos não-prime, de maior risco (com uma pontuação de crédito VantageScore® 2.0 menor que 700), subiu 0,56 ponto percentual (de 33,80% no primeiro trimestre de 2013 para 34,36% no primeiro trimestre de 2014). Esse percentual ainda é menor que o observado há sete anos, perto do início da recessão (38,98% no primeiro trimestre de 2007).

“Será interessante ver se os empréstimos para o segmento subprime da população continuarão a crescer e qual será o impacto sobre a taxa de inadimplência”, disse Turek. “Historicamente, o aumento dos empréstimos subprime empurra a taxa geral de inadimplência. Isso não é necessariamente uma coisa ruim para o ecossistema de venda de automóveis – os consumidores compram, os credores minimizam ativamente o risco e as concessionárias vendem mais carros.”

.Taxa de inadimplência em compra de automóveis – comparação ano a ano:

. Taxa de inadimplência em compra de automóveis – comparação trimestral:

. Endividamento com compra de automóveis – comparação trimestral:

. Endividamento com compra de automóveis – comparação ano a ano:

. Inadimplência em compra de automóveis por 60 dias ou mais, por faixa etária:

. Endividamento médio com compra de automóveis, por faixa etária:

. Taxa de inadimplência em compra de automóveis – Estados selecionados:

. Taxa de inadimplência em compra de automóveis – maiores altas ano a ano:

. Taxa de inadimplência em compra de automóveis – maiores quedas ano a ano:

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