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10/09/2014 - 08:56

Por que Terceirização e Outsourcing estão em alta, principalmente no RH

Na contramão de previsões e tendências anunciadas, o Outsourcing tem se mostrado um negócio rentável e em crescimento para muitas empresas. Em partes, o movimento também se deve à mudança do mercado brasileiro e ao maior entendimento das premissas básicas do serviço que, obviamente, gera redução de custos e riscos e agrega valor ao negócio. Para aquelas empresas que ainda não se deram conta dos benefícios, o primeiro passo é entender como funciona a atividade desde o princípio.

Tanto a Terceirização quanto o Outsourcing são praticados com o objetivo de reduzir custos e de melhorar a produtividade da empresa por meio da delegação de atividades e processos a empresas especializadas. Basicamente, a diferença entre os dois está nos serviços que são delegados a terceiros. Enquanto a Terceirização diz respeito a atividades mais gerais, como limpeza, segurança e restaurante da empresa, entre outras.

O Outsourcing tem como foco de atuação as áreas mais estratégicas, como administrativa, financeira, contábil, tributária, recursos humanos, TI, sistemas de informação e compras, entre diversas outras. O Outsourcing é o ato de transferência do trabalho interno para outra entidade externa, com o objetivo de reduzir o custo da mão de obra com ganho de qualidade. Ele envolve a responsabilidade da equipe para prestação dos serviços, os recursos utilizados e os resultados atingidos, que ficam a cargo do fornecedor do serviço. Desta forma, ele permite que os recursos da organização, tanto tecnológicos quanto intelectuais, possam se voltar exclusivamente para o core business da empresa, aumentando produtividade e, principalmente, sua competitividade no mercado.

Quanto a Terceirização, um dos pontos mais favoráveis é o fato de que, há 15 anos, se tratava de uma opção com um forte viés de redução de custos. Todas as tarefas que não faziam parte do core business da empresa, acabavam sendo realizadas por terceiros. Assim, cresceram os segmentos de limpeza e conservação, segurança, manutenção predial, jardinagem, paisagismo e principalmente Recursos Humanos. Hoje em dia, ela surge como uma possibilidade concreta para se obter vantagem competitiva.

A terceirização de serviços de apoio passou a ser encarada como ferramenta estratégica, cuja exploração pelas empresas tem aumentado gradativamente, na medida em que percebem que ela passa a integrar o core competence – que constitui os fatores-chave da diferenciação frente à concorrência.

O público de RH compreende essa diferença quando sente que a prestadora de serviços rompe com a visão tradicional que se tinha da gestão de RH, incorporando a funcionalidade de melhores práticas, com a tecnologia mais potente e avançada. Porém ainda existe o fantasma do “vou perder meu emprego?” que deve ser contraposto com “será mais estratégico e gerará mais valor agregado à minha empresa”.

Concentre-se no que você faz melhor que seus concorrentes e, o restante, entregue para especialistas -Esta é a ideia-chave do Outsourcing. Um conceito cada vez mais popular entre as empresas. Originalmente, ele era confundido com a simples subcontratação, restringindo a atividades de baixo valor agregado e afastadas do negócio vital de cada empresa como os serviços limpeza, de segurança, mensageria, etc. O aumento da competitividade dos mercados forçou as empresas a passarem a concentrar os seus melhores recursos no seu negócio vital, criando oportunidades de Outsourcing de atividades, funções ou processos que não seriam sequer imagináveis: transporte, armazenamento, frotas, funções financeiras, sistemas informáticos e principalmente Recursos Humanos.

Que a terceirização está em franco crescimento no Brasil ninguém mais duvida. As empresas apresentam um maior volume de contratos desse tipo e seus prestadores de serviços realizam atividades cada vez mais essenciais e estratégicas na organização, além de muitas vezes trabalharem lado a lado com os funcionários internos. Diante desse cenário, o papel do RH passa a ser cada vez mais decisivo nos processos de terceirização.

Por outro lado, há cada vez mais especialistas no mercado dispostos a resolver qualquer problema, a qualquer lugar e hora. Este alargamento da oferta e da procura alterou qualitativamente o conceito, dado que já não se está a tratar de atividades remotas ao negócio vital. Hoje, o conceito de Outsourcing significa, em muitos casos, a celebração de uma verdadeira parceria estratégica entre o contratado e o contratante, presente em contratos de longo prazo que, em regra, duram de entre cinco e dez anos. Esta nova base contratual mais sólida é uma das razões que justificam a esperança de que o Outsourcing seja um dos maiores negócios do futuro.

. Por: Marcello Gimenez

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