Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/01/2008 - 09:26

Elektro consolida automação de religadores com tecnologia GSM/GPRS

Em 2007, a Elektro teve um grande avanço na implementação da tecnologia Global System for Mobile Communications (GSM)/ General Packet Radio Service (GPRS) para supervisão e comando de religadores de seu sistema elétrico; completou 130 religadores digitais, utilizados de maneira remota e integrados ao Sistema de Supervisão da Operação (SCADA). Até 2010, a Elektro investirá R$ 2,2 milhões e consolidará a automação completa de todos os religadores por meio do sistema de comunicação GSM/GPRS.

Essa tecnologia possibilita aos operadores do Centro de Operação de Distribuição (COD) localizado na Sede da concessionária em Campinas, supervisionar os religadores, identificar e localizar defeitos por meio de uma análise on-line que se baseia na correlação das correntes elétricas de curto-circuito registradas pela automação do equipamento no Sistema de Gestão da Distribuição (SGD), obtendo uma assertividade média de 85% o que representa uma variação no raio de um quilômetro. “Na ocorrência do desligamento de um religador é registrado o valor da corrente elétrica de curto-circuito. Com essas informações o operador consegue identificar o local provável do defeito com alguns cliques no computador evitando vários quilômetros de inspeção física de campo pelas equipes operacionais”, afirma José Ferrarezi, engenheiro de operação, integrante da equipe técnica de desenvolvimento e aperfeiçoamento do projeto.

Com esse avanço, o COD tem acesso em tempo real e integração com recursos como histórico de eventos e demandas e análise de corrente, não sendo mais necessário o deslocamento de um colaborador ou de uma equipe para executar essas atividades e manobras para o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica.

O impacto dessa melhoria vai além da operação em tempo real. Com todos esses recursos, também é possível atuar a distância preventivamente de maneira mais eficiente e ágil garantindo a qualidade no fornecimento de energia elétrica e segurança para os colaboradores que estão em campo. Para o cliente, isso significa menos interrupções no fornecimento de energia elétrica com um menor tempo de duração.

Esse recurso de telecomunicação permite à equipe de Proteção do Sistema Elétrico da Engenharia da Elektro aplicar as Ordens de Ajustes nos equipamentos remotamente, evitando a necessidade de deslocamentos das equipes especializadas que ficam nas sedes das Regionais.

Outra frente de atuação do processo de automação por meio do GSM/GPRS para supervisão e comando dos religadores é a adaptação dos equipamentos analógicos para digitais. Até 2010, 312 unidades passarão por essa alteração que também recupera e aumenta a vida útil do equipamento.

“O desenvolvimento dessa solução foi da própria equipe técnica da Elektro, liderada pelo Técnico João de Souza que é um entusiasta desse tipo de tecnologia. A implementação de tecnologias como essa é fundamental para que a Elektro continue fornecendo energia elétrica com qualidade e segurança, otimizando os custos operacionais, em um cenário em que as redes de distribuição do sistema elétrico da Elektro crescem em torno de 2,5% ao ano”, explica Paulo de Tarso Gasparino de Souza, gerente executivo de Engenharia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira