Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2014 - 07:38

Ambev e Ministério da Cultura lançam #AquiTemPalco


Com apoio da Funarte, projeto descobre novos talentos e oferece palco para que eles se apresentem. Companhia cria ampla cartografia da cultura popular brasileira reunida em inédita plataforma digital. Em 2015, projeto alcançará marca de sete milhões de pessoas impactadas diretamente; criará 1,5 mil espaços de cultura e entretenimento e realizará 70 mil micro eventos em comunidades. Todas as atividades do #AquiTemPalco serão precedidas por treinamentos sobre práticas de consumo e venda responsáveis de bebidas alcoólicas. Mais de 50 mil pessoas passarão pelo curso em 2015.

Rio de Janeiro – Uma das maiores incentivadoras da cultura brasileira, a Ambev se une ao Ministério da Cultura (MinC) para lançar o #AquiTemPalco. Além de estimular manifestações artísticas, fortalecer a cultura regional e descobrir novos talentos brasileiros, o projeto vai oferecer palco para que as pessoas se apresentem e possam expressar a sua arte. As ações têm início no Rio de Janeiro e começam a ser replicadas em outras praças do Brasil a partir de 2015.

Nesta parceria com o MinC, os eventos realizados pela Ambev aumentam seu potencial de promover e disseminar a cultura e de dar espaço para que as manifestações artísticas aconteçam, principalmente em comunidades. O #AquiTemPalco une a missão do MinC de promover a cultura para a construção da identidade nacional com o compromisso da Ambev de realizar projetos de grande porte com o poder de transformar a vida das pessoas.

Só no projeto piloto que acontecerá no Rio de Janeiro, a expectativa da Ambev é a de impactar 300 mil pessoas diretamente. Em 2015, quando as ações estiverem sendo replicadas em outras praças, a previsão é de que mais de sete milhões de pessoas sejam impactadas. “Na Ambev, levamos o nosso sonho muito a sério. Queremos ser a melhor empresa de bebidas do mundo, unindo as pessoas, por um mundo melhor. O #AquiTemPalco é mais um exemplo de que trabalhar em rede, em parceria com diversos agentes da sociedade, é o caminho certo para transformarmos para melhor a nossa realidade”, afirma Pedro Mariani, vice-presidente jurídico e de relações corporativas da Ambev.

Um dos principais legados do #AquiTemPalco será a criação de uma ampla cartografia da cultura popular brasileira. A Ambev e os agentes culturais indicados pelo Ministério da Cultura irão mapear e identificar os artistas e manifestações culturais das comunidades de todo o Brasil. Todas essas informações estarão compiladas em uma inédita plataforma digital. Esta ferramenta será de uso interno da própria Ambev e estará disponível também para utilização do MinC. Além de participarem dos projetos que compõem o #AquiTemPalco, os talentos cadastrados no sistema poderão também ser convidados a se apresentarem nas centenas de eventos próprios e patrocinados que a Ambev promove anualmente no Brasil.

No #AquiTemPalco, o MinC vai trabalhar em parceria com a Ambev em três projetos já realizados pela empresa. O principal deles é o Curtisom, seguido pelo Talentos do Samba e pelo Nosso Bar.

#AquiTemPalco – Curtisom Cultural: o Curtisom são micro eventos realizados pela Ambev em bares de comunidades e pequenas cidades do país. Atualmente, o Curtisom consiste na realização de pequenas festas, com caixas de som, telões e música em bares e pontos comerciais. Desde que foi criado, em 2011, o Curtisom já realizou mais de 100 mil eventos. Agora, dentro do #AquiTemPalco, o Curtisom passará por diversas mudanças e se tornará o Curtisom Cultural.

Neste novo conceito, os eventos acontecerão em palcos montados a partir de vans. Dentro dos veículos, haverá camarim para os artistas. Do lado externo, a estrutura contará com comunicação visual em formato de um show de auditório itinerante, com apresentador indicado pelo Ministério da Cultura. A princípio, os espetáculos iniciam com um curta-metragem e, na sequência, as atrações serão 70% musicais e 30% de outras expressões artísticas como dança, arte digital, cinema e literatura.

As atrações de cada uma das apresentações serão escolhidas por agentes culturais indicados pelo MinC. Eles irão identificar os artistas das comunidades onde atuam, contribuir para organizar os eventos, divulgar e oferecer palco para que eles se apresentem. “O projeto é uma oportunidade única para jovens de todo o Brasil mostrarem sua arte. Também será um palco para o desenvolvimento de muitos talentos", afirma Marta Suplicy, ministra da Cultura.

No projeto piloto do Curtisom Cultural no Rio de Janeiro, os agentes indicados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) mapearão os talentos locais do morro do Vidigal e organizarão cerca de 30 apresentações. Em 2015, com a replicação do Curtisom Cultural em outras praças do Brasil, serão realizados 70 mil eventos. “Oferecer palco às comunidades é o projeto da minha vida”, afirma Guti Fraga, presidente da Funarte.

#AquiTemPalco – Talentos do Samba, vídeo: [ http://www.ambev.com.br/#talentos-do-samba]

O Talentos do Samba foi lançado pela Ambev em 2012 e, neste ano, chega a sua terceira edição. O projeto tem o objetivo de incentivar sambistas de comunidades e promover o samba, ritmo considerado uma das maiores riquezas musicais do Brasil. As duas primeiras edições contaram com 160 inscritos e sete grupos foram premiados.

No âmbito do #AquiTemPalco, o Talentos do Samba também vai contar com novidades. Para se inscrever no concurso, os grupos terão de enviar uma música própria, outra de conhecimento popular e, a partir de agora, terão também de realizar ao menos uma apresentação em comunidades onde o Curtisom Cultural estiver acontecendo.

Durante o período de inscrição, os agentes culturais, que já estarão envolvidos com a realização do Curtisom Cultural, também trabalharão na divulgação do Talentos do Samba nas comunidades. O conselho técnico que seleciona os 10 finalistas do Talentos do Samba passará a contar com a participação de representantes do MinC.

Os vencedores do concurso são escolhidos por voto popular online, ganham um curso de empreendedorismo, com técnicas de gerenciamento de carreira, gravam CD e realizam uma série de apresentações nas comunidades onde ocorre o Curtisom Cultural. O projeto piloto do Talentos do Samba incorporado às novas diretrizes do #AquiTemPalco acontece no Rio de Janeiro a partir de outubro.

#AquiTemPalco – Nosso Bar, vídeo: [http://www.ambev.com.br/#nosso-bar].

O Nosso Bar é o modelo de franquia popular da Ambev destinado aos micro e pequenos empreendedores de regiões urbanas, periferias e centros de grandes cidades. Com o Nosso Bar, a Ambev melhora a infraestrutura física dos estabelecimentos e promove cursos de treinamento e capacitação para o dono gerir o negócio de forma mais eficiente.

O Nosso Bar é um verdadeiro projeto de fomento ao empreendedorismo no país, com impacto positivo tanto para o dono do bar quanto para seus frequentadores. Atualmente, além de estar presente na Grande São Paulo, onde começou sua operação, a franquia Nosso Bar expandiu suas unidades para o interior de Estado e também para a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Agora, dentro do guarda-chuva do #AquiTemPalco, as unidades Nosso Bar vão se transformar em verdadeiros espaços de cultura e entretenimento. Com o #AquiTemPalco, as novas unidades Nosso Bar já irão nascer com estrutura adequada para apresentações culturais, como saraus literários, por exemplo. Nos mesmos moldes do que é feito no Curtisom Cultural, os agentes indicados pelo Ministério da Cultura irão mapear os talentos locais e realizar apresentações nos espaços do Nosso Bar.

Ainda este ano, a Ambev vai testar essas novidades em dez unidades Nosso Bar que serão inauguradas no Rio de Janeiro. Assim como acontecerá com o Talentos do Samba e com o Curtisom Cultural, as novas atividades do Nosso Bar começam a ser replicadas em outras praças do Brasil a partir de 2015.

#AquiTemPalco e o consumo responsável -A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há mais de 10 anos. Desde 2003, a companhia participa das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso indevido de bebidas alcoólicas. Naquele ano, a empresa lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável.

Norteadas pelas premissas da OMS, as ações do programa têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado. Agora, com o #AquiTemPalco, a Ambev tem a oportunidade de ampliar ainda mais o impacto de suas ações de conscientização.

Todos os eventos do #AquiTemPalco – tanto os do Curtisom Cultural, quanto os do Talentos do Samba e os do Nosso Bar – serão precedidos por treinamentos sobre práticas e diretrizes de consumo e venda responsáveis de bebidas alcoólicas. Com o #AquiTemPalco, mais de 50 mil donos e profissionais de bares e restaurantes passarão pelo curso em 2015.

O conteúdo do treinamento foi criado pela Ambev, com colaboração de professores do Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo. O curso aborda de forma dinâmica a história e cultura da cerveja; a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado; a proibição do consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos; e os perigos do consumo excessivo.

A Ambev e a cultura-A Ambev é hoje uma das maiores incentivadoras da cultura brasileira. E isso não poderia ser diferente. A cerveja, o principal produto da companhia, faz parte da tradição do país, está do dia a dia da população, na mesa e nos momentos de alegria e celebração. E, de acordo com o IBGE, a cerveja é a segunda maior paixão do brasileiro, ficando atrás apenas do futebol.

A Ambev promove eventos culturais, levando diversão e entretenimento em todos os cantos do país. Nos últimos dois anos, a empresa produziu mais de 16 mil eventos que vão desde grandes espetáculos a pequenas comemorações com a participação de cerca de 216 milhões de pessoas.

Desde sua criação, a companhia apoia iniciativas culturais que resgatam as manifestações e tradições do nosso Brasil e mobilizam a atividade turística do país. Além de patrocínio a filmes, livros e mostras de arte, a empresa apoia o Festival de Cinema de Gramado, o circuito de rodeio brasileiro, as festas de São João e vaquejadas do Nordeste, a festa do Guaraná no Amazonas, a Oktoberfest no Sul, e o Carnaval em grandes capitais e pequenas cidades do Brasil, entre muitos outros eventos.

Ambev-Ser a “Melhor Empresa de Bebidas do Mundo, unindo as pessoas, por um Mundo Melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 16 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).

Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus 52 mil funcionários – 35 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.

Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentre seus principais projetos estão o Papo em Família, o Jovens de Responsa, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade.

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2013, o volume de vendas da companhia chegou a quase 165 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 34,8 bilhões – crescimento de 6,4% em relação ao ano de 2012.

Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor [www.movimentocyan.com.br], uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento é o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem pós consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do Ambev Recicla. [www.ambev.com.br], e redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira