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09/01/2008 - 09:32

Argentinos avaliam o prestígio das empresas brasileiras

Pesquisa realizada pela Market Analysis aponta que as companhias brasileiras e norte-americanas empatam em importância para o país.

A Market Analysis, instituto de pesquisa de mercado e opinião pública, aponta em estudo sobre a influência das empresas brasileiras na Argentina que o prestígio das corporações norte-americanas e brasileiras é o mesmo para este país. Aproximadamente quatro em cada dez consumidores argentinos concordam parcial ou totalmente que companhias de ambas as nacionalidades têm uma influência positiva no país.

"Recentemente desembarcadas na Argentina, principalmente a partir dos anos 90 e depois de 2001 com mais força devido à crise econômica, as empresas brasileiras hoje são percebidas pela opinião pública argentina no mesmo patamar de contribuição positiva que as norte-americanas, muitas delas com presença de quase um século ou mais no país", explica Fabián Echegaray, cientista político e diretor da Market Analysis.

Analisando os dados separadamente, as empresas norte-americanas apresentam uma pequena vantagem de aproximadamente dois pontos percentuais, na opinião dos entrevistados que concordaram totalmente em atribuir uma influência positiva ao país, mas, essa diferença não é significativa, pois entra na margem de erro. Porém, a grande diferença está na visão negativa que os consumidores têm sobre as multinacionais - 35,6% dos argentinos discordam totalmente sobre o prestígio das corporações norte-americanas, contra 27,4% do Brasil.

"Quem aprova a contribuição das companhias do Brasil ao bem-estar argentino não é a mesma pessoa que enxerga favoravelmente as norte-americanas e também se diferencia daquele que vê com bons olhos as empresas multinacionais no geral. Existe, portanto, um grupo de consumidores cuja receptividade diante das empresas nascidas no Brasil é específica e não generalizada", comenta Echegaray.

Outro destaque da pesquisa é a particularidade e vantagens específicas do Brasil - 18% dos entrevistados consideram positiva a presença brasileira, ao mesmo tempo em que reprovam as norte-americanas e 23% criticam as corporações globais. "A situação inversa também encontra adeptos, 17% aprovam a atuação norte-americana, porém rejeitam as brasileiras e 21% reagem positivamente perante as multinacionais em geral, mas desaprovam o papel das brasileiras" finaliza o diretor.

A Market Analysis realizou 800 entrevistas telefônicas com adultos (18-69), residentes na Argentina: Capital Federal, Grande Buenos Aires, Rosário e Córdoba. A pesquisa solicitou aos entrevistados a optar por uma entre quatro tipos de respostas: concorda totalmente, concorda mais do que discorda, discorda mais do que concorda e discorda totalmente. As entrevistas foram realizadas em agosto de 2007. Margem de erro de aproximadamente 4,2% .

Perfil Market Analysis - Instituto de pesquisas de mercado e opinião pública, a Market Analysis Brasil possui mais de dez anos de experiência em estudos relacionadas aos mais diversos temas sócio-econômicos do mercado nacional e internacional, principalmente para os países da América Latina. Com destaque para os assuntos relacionados à sustentabilidade, meio ambiente, saúde, telecomunicações, comportamento social, novas tecnologias de informação e comunicação e bens de consumo; além de projetos relacionados ao custo-benefício entre preços e atributos, tamanho e segmentação dos mercados, identificação de prospects, introdução de novos produtos e conceitos no mercado (turismo, marketing esportivo e entretenimento). Afiliada da Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa) e da Esomar (Associação Mundial das Empresas de Pesquisa de Mercado), a entidade realiza anualmente pesquisas sobre Reputação Empresarial e Responsabilidade Social e já coordenou mais de 700 projetos em 20 estados brasileiros. O instituto desenvolve regularmente projetos para empresas de atuação global, como BBC World News, Nestlé, Philips, Roche, Unilever, Petrobras, Coca-Cola e Pão de açúcar. || www.marketanalysis.com.br.

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