Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2014 - 07:38

História da bossa nova ressurge com o Heineken Beco das Garrafas


Área que serviu de palco para o surgimento da bossa nova é revitalizada e terá programação musical permanente de quinta a sábado.

São Paulo – A partir do dia 18 de setembro (quinta-feira), a região de Copacabana terá um novo motivo para ficar ainda mais movimentada. Trata-se do Heineken Beco das Garrafas, projeto que nasceu da parceria entre a Heineken, cerveja Premium líder no mundo, e a Hands, agência idealizadora do projeto, que revitalizaram os bares da famosa viela próxima à praia de Copacabana com a proposta de resgatar a história da bossa nova e o frescor que a musicalidade brasileira possui. Esse projeto integra a nova campanha da marca, “Cities of The World” - que convida as pessoas a descobrirem suas cidades - e deixa um legado cultural para a cidade do Rio de Janeiro.

O Beco das Garrafas, área localizada entre os números 21 e 37 da rua Duvivier, famosa pelas casas noturnas Little Club, Bacará e Bottle’s Bar, foi o ponto de partida para o surgimento da bossa nova e reunia diversos artistas que mais tarde se tornariam grandes estrelas da música nacional. Criado no final dos anos 50, por lá se apresentavam Sergio Mendes, Elis Regina, Wilson Simonal, Nara Leão, Baden Power, Wilson das Neves, Jorge Ben Jor e muitos outros, sob a curadoria da dupla de produtores musicais Carlos Mielle e Ronaldo Boscolli.

As apresentações musicais no Beco das Garrafas decaíram nos anos 70 e deu início à fase de decadência da região, mesmo com muitas tentativas de reabertura ao longo dos anos. Na década de 90, Durval Ferreira, importante instrumentista da era da bossa nova e um dos responsáveis pelo surgimento do Beco das Garrafas, criou o projeto de revitalização da área com foco na programação musical. A falta de apoio financeiro engavetou o projeto, mas motivou à Amanda Bravo, produtora cultural e filha de Durval a realizar o sonho do pai: resgatar a história e essência do Beco das Garrafas à altura do que foi décadas atrás.

A partir da iniciativa da atual campanha global da Heineken, “Cities of the World”, e do entendimento da Hands sobre o que o Beco das Garrafas representa, tanto para a cultura do Rio de Janeiro quanto para a música brasileira, surgiu o Heineken Beco das Garrafas. “Mais do que apoiar um projeto cultural, a Heineken deixará um legado para a cidade, resgatando esse ritmo que é tão brasileiro e enaltecido mundo afora, através de um espaço revitalizado e estruturado para receber shows diferenciados”, declara Bernardo Spielmann, diretor da marca Heineken e de patrocínios.

Para Marcelo Lenhard, CEO da Hands, a Bossa Nova é um dos principais ativos da cultura musical brasileira e merecia um projeto que a valorizasse. O Heineken Beco das Garrafas será a contribuição para esse resgate. “Desenterramos a história rica da cena musical que aconteceu neste local, mas que estava um tanto esquecido. Quem sabe daí, outros talentos surjam desta nova geração da música brasileira”, declara.

O Heineken Beco das Garrafas conta com a parceria de nomes de peso: o artista Felipe Morozini, que assina o projeto de design, tendo como inspiração os elementos que remetem à cidade carioca e peculiaridades da bossa nova, criando a melhor experiência do ponto de vista visual, conceitual e arquitetônico e Alexandre Kassin, um dos principais produtores culturais da atualidade, responsável pela curadoria musical.

O projeto de restauração inclui os bares que compõem o Beco e um dos lugares onde a bossa começou a ser tocada: o Bottle´s Bar (o Bacará que foi integrado ao Bottle´s) e o Little Club. O lineup do Bottle´s Bar traz artistas com influências da bossa nova como Letuce, Lucas Arruda, Ultraleve, Alice Caymmi, Tie, Banda Tono, além de jam sessions exclusivas com Marcos Valle e Camila Pitanga e João Donato com Emanuelle Araújo. Já o Little Club recebe, aos sábados, as after parties dos shows que acontecem no Bottle´s Bar, e contam com a apresentação dos DJs Maurício Valadares, Coletivo Vinil e Arte e Marcelinho da Lua. Todos apresentando sets inspirados na bossa nova.

Para encerrar e marcar a programação musical do Beco das Garrafas que continuará após essas três primeiras semanas, o Bottle´s Bar recebe a banda francesa Nouvelle Vague, que prepara um repertório especial com ênfase no estilo musical brasileiro, uma das maiores influências da banda.

Sobre a campanha global “Cities of the World" - A mais nova campanha global da Heineken tem o objetivo de inspirar as pessoas a vivenciar novasexperiências , desvendando os segredos de suas cidades. No Brasil a campanha foi inaugurada com um filme de dois minutos e inclui uma ativação digital, uma promoção e edição especial de seis garrafas Heineken, além de projetos especiais em São Paulo, o #OpenSP, em Curitiba, o Heineken Glass Room, e no Rio de Janeiro, o Heineken Beco das Garrafas.

As seis garrafas concebidas especialmente com o nome de uma das seis cidades globais da campanha - Nova York, São Paulo, Berlim, Amsterdã, Londres e Rio de Janeiro - podem ser encontradas em bares, lojas de conveniência, casas noturnas e restaurantes. Com design diferente, os rótulos especiais trazem o nome da cidade que representam em destaque, além da “red star”, tradicional ícone da marca, em uma disposição maior e mais centralizada.

. Programação musical: 18/set (quinta) – Letuce | 19/set (sexta) - Lucas Arruda | 20/set (sábado) – João Donato e Emanuelle Araújo (After no Little Club - DJ Mauricio Valadares, 23h30 às 2h) | 25/set (quinta) – Ultraleve | 26/set (sexta) - Alice Caymmi | 27/set (sábado) – Marcos Valle e Camila Pitanga (After no Little Club - DJ Mauricio Valadares, das 23h30 às 2h) | 02/out (quinta) – Tie | 03/out (sexta) - Nouvelle Vague (After no Little Club – DJ Marcelinho da Lua, das 23h30 às 2h). *Shows no Bottle´s Bar - abertura da casa às 20h e shows às 22h. * Little Club – das 23h30 às 2h.

Heineken Beco das Garrafas, Rua Duvivier, 37 – Copacabana. Horário de funcionamento: de quinta a sábado, das 20h às 2h. Censura: 18 anos. Valores: Quinta e sexta-feira R$ 100,00 (inteira) / R$ 50,00 (meia-entrada). Sábado R$ 200,00 (inteira) / R$ 100,00 (meia-entrada). Nouvelle Vague – R$ 300,00 (inteira) / R$ 150,00 (meia-entrada).Capacidade: 80 pessoas Bottle´s Bar / 50 pessoas no Little Club.. Formas de pagamento: cartão e/ou dinheiro. Cartões aceitos: Master e Visa (débito e crédito) Acesso a deficientes. Área externa para fumantes.Ar condicionado: sim.Não tem estacionamento e nem vallet[www.heineken.com.br/becodasgarrafas].

Sobre a Heineken Brasil - A Heineken Brasil chegou ao país em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Baseada em São Paulo, é subsidiária da Heineken NV, uma das maiores cervejarias do mundo.

No país, a empresa gera cerca de 2 mil empregos e possui sete cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM). Com capacidade total de produção de 19 milhões de hectolitros, são produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Heineken, Desperados, Sol, Kaiser, Kaiser Radler, Bavaria, Bavaria Premium, Bavaria Sem Álcool, Xingu, Amstel, Gold. A companhia importa ainda as marcas, Dos Equis, do México, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria e Murphy’s Irish Stout, da Irlanda.

Marca de cerveja premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A Heineken International é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume. Heineken opera 165 cervejarias em mais de 70 países, e em 2013 vendeu 195,2 milhões de hectolitros. [www.heinekenbrasil.com.br | www .heinekeninternational.com e www.enjoyheinekenresponsibly.com

Perfil - A Hands é uma agência de inovação em comunicação que conecta marcas às pessoas através de histórias, projetos proprietários, e acredita que estratégia e ideia caminham juntas. A agência tem estampada em seu posicionamento Handmade Ideas, sua filosofia e crença. Fundada em 2007 por Marcelo Lenhard, a Hands realiza projetos de comunicação customizados e exclusivos para grandes marcas, entre elas, Heineken, Microsoft, GM, Intel e Pirelli. Desde sua criação, a agência já conquistou importantes premiações como o Globe Awards, Prêmio Colunistas e Prêmio Caio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira