Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2014 - 08:29

Universidade de Stanford capacita empresas brasileiras de TI

Participantes serão apresentadas a investidores do Vale do Sicílio.

São Paulo – O Programa de Inovação e Empreendedorismo para Empresas de Tecnologia da Informação, promovido pela Universidade de Stanford em parceria com o Programa MGTI, entra em semana decisiva, em Minas Gerais.

25 empresas selecionadas na primeira fase do Programa - startups e organizações de médio e pequeno porte - estão reunidas na sede mineira da Fundação Dom Cabral, onde recebem o coaching de uma equipe de especialistas de Stanford.

Nessa rodada, os empresários brasileiros passam pela prova de fogo de realizar suas apresentações para investidores, as chamadas pitches, da mesma como ocorre no Silicon Valley, nos EUA. Uma nova rodada de aprimoramento ocorrerá em Outubro, quando se reunirão cidade de Stanford, na Califórnia, e realizarão as apresentações finais, para valer, aos investidores do Vale do Silício.

“O impacto do que vemos e aprendemos aqui é histórico. Não estamos criando startups e sim empresas de tecnologia de nível mundial.”, diz Marcello Ladeira, CEO da Siteware, uma das participantes do programa.

Minas Gerais foi o estado brasileiro selecionado para firmar essa parceria em virtude do atual cenário. O setor de TI mineiro reúne mais de seis mil empresas, representando cerca de 55 mil pessoas no setor e receita líquida estimada em quase R$ 4 bilhões/ano.

O Programa de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Stanford para empresas de TI mineiras, lançado em abril deste ano, foi composto por quatro fases: capacitação a distância, módulo presencial em Stanford, fase de monitoramento e módulo presencial no Brasil.

Nesta semana, acontece a fase presencial no Brasil, composta por workshops sobre como montar equipes inovadoras e produtivas; como identificar clientes potenciais; modelos de negócios; desenvolvimento e registro de produtos; contextualização do mercado; posicionamento e precificação de produtos; modelos financeiros de acordo com a operação das empresas e como buscar financiamento no maior número de fontes possível.

Encerrando o programa, entre 13 a 17/10, os participantes voltarão a Stanford, onde terão atividades práticas que culminam na apresentação de seus projetos à avaliação da equipe da universidade californiana e investidores reais. Concluindo o programa, receberão um certificado.

O Programa de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Stanford em Minas Gerais é uma parceria do MGTI, que reúne as quatro entidades representativas do setor de TI mineiro, Assespro-MG, Fumsoft, Sucesu Minas e SINDINFOR, com a universidade norte-americana, e conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Governo do Estado de Minas Gerais, BDMG e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As atividades acontecem na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG), em período integral.

A Universidade de Stanford é um dos principais polos de inovação e empreendedorismo do mundo. O Vale do Silício, onde a universidade está localizada, é a casa de muitos gigantes da área de tecnologia, com raízes em Stanford. Empresas como HP, Cisco e Google foram fundadas por alunos de Stanford que tiveram grandes ideias. Com a ajuda do ecossistema que se criou no Vale do Silício, essas empresas e muitas outras se beneficiam do acesso a funcionários altamente qualificados, da grande disponibilidade de investimentos e possibilidade de fornecerem produtos e serviços para o mercado global.

A Universidade de Stanford foi capaz de pesquisar e sistematizar muito do know how dessas empresas e transformá-lo em um programa de inovação e empreendedorismo que tem sido aplicado em todo o mundo. [www.fumsoft.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira