Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2014 - 09:02

Dilma vai ampliar políticas para a juventude de norte a sul do Brasil

O governo Dilma conseguiu mudar para melhor a vida de milhares de jovens em todo o Brasil. No seu Programa de Governo, Dilma assume o compromisso de mais mudanças nas ações voltadas para a juventude por meio da Educação, da inclusão e da qualificação para o emprego para o segmento que compreende 50 milhões de brasileiros. Além disso, consta no programa a continuidade do enfrentamento direto ao racismo e à violência contra jovens negros com o fortalecimento e ampliação do Programa Juventude Viva, já presente em cinco estados, promovendo ações inclusivas e os valores da igualdade e da não discriminação.

Elaborado em conjunto com representantes do movimento negro; da juventude e da cultura hip hop; especialistas em segurança pública e representantes das instâncias federal, estadual e municipal de governo, o Plano Juventude Viva implementa ações em 142 municípios em todo o País pelo fortalecimento da trajetória dos jovens e a transformação de territórios onde apresentam índices mais críticos de vulnerabilidade a situações de violência física e simbólica, para levar oportunidades de acesso à educação, saúde, qualificação, esporte e lazer.

A iniciativa é considerada um esforço inédito das instituições do Estado com a participação da sociedade, que reconhece e enfrenta o problema dos altos índices de homicídio, da necessidade de aprimoramento da atuação do Estado para extinguir o racismo institucional e da sensibilização de agentes públicos.

Qualificação profissional e inclusão -O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) segue entre as propostas do Programa de Governo para o segundo mandato da presidenta, buscando a superação das 8 milhões de matrículas atuais com a criação de mais 12 milhões de vagas para que o governo federal continue formando a da maior geração de técnicos pela Rede de En sino Profissional e Tecnológico. O Ciência sem Fronteiras, que garantiu 84 mil bolsas para estudantes brasileiros no exterior, terá mais 100 mil bolsas para o período 2015-2018 para a entrada definitiva do Brasil na sociedade do conhecimento.

Também terão continuidade todos os programas de inclusão como o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), que desde 2008 atua com foco na escolaridade, qualificação profissional e inclusão digital. Além do Programa Universidade para Todos (Prouni) que concedeu mais de um milhão de bolsas em universidades privadas para jovens de até 29 anos.

Esporte e Cultura - Em seu segundo mandato, Dilma vai manter programas e elaborar novos mecanismos de parceria do governo federal com estados, municípios e sociedade civil para a cultura e o esporte, pela primeira vez concebidos como programas de Estado. Continuidade garantida também para o Sistema Nacional de Cultura e todas as suas políticas integradas.

Dilma também vai investir na retomada da criação dos Pontos de Cultura, espaços criados em comunidades que promovem ações de impacto sociocultural, além do incentivo à uma política paralela de incentivo às chamadas startups – empresas novas ligadas à pesquisa -, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. “Temos que formatar um programa para financiar e dar dinheiro para que a pessoa possa abrir sua startup, além do que acredito muito no modelo dos pontos de cultura”, afirmou.

Entre as ações voltadas para o esporte, segue a criação de 348 Centros de Artes e Esportes Unificado em 318 municípios em todo o Brasil voltados para o lazer, onde em um mesmo espaço, jovens tenham contato com atividades esportivas e artísticas. A construção de 285 Centros de Iniciação ao Esporte (CIE), em 263 municípios nos 27 estados, vão contemplar crianças e adolescentes da iniciação esportiva à descoberta e formação de atletas de alto rendimento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira