Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2014 - 09:12

Dilma garante reforço na segurança pública no Rio de Janeiro

Em visita ao Complexo da Maré no dia 12 de setembro (sexta-feira), a presidenta Dilma Rousseff anunciou a permanência das Forças Armadas na comunidade. Com a assinatura do Decreto de Renovação da Garantia da Lei e da Ordem, dois mil soldados e oficiais das Forças Armadas continuarão no Complexo. A decisão beneficiará mais de 100 mil moradores das 15 comunidades que compõe o Complexo da Maré.

Segundo Dilma, a decisão contribuirá para que o Governo do Rio de Janeiro estenda para a Baixada as ações de pacificação. “Aqui temos uma ação em que o estado e o governo federal entram juntos com a Unidade de Polícia Pacificadora e estabelecem as condições para que haja um outro tipo de convívio na comunidade. A pacificação é condição “sine qua non” para que aqui se viva num clima de tranquilidade e se possa desenvolver todas as políticas sociais”.

Além da pacificação, parceria entre os governos estadual e federal está viabilizando a construção, na Maré, de 19 escolas infantis e de ensino fundamental. “Tudo isso forma um circuito que eu acho que é virtuoso: Segurança Pública e Educação”.

A Unidade de Polícia Pacificadora também é composta pelas polícias Militar, Civil e Rodoviária, além das Forças Armadas. A integração entre as forças policiais na Comunidade da Maré foi modelo para a estratégia de segurança aplicada pelo Brasil durante a Copa do Mundo Fifa 2014. A partir deste exemplo, foram construídos 12 Centros de Comando e Controle, garantindo segurança de alta qualidade.

“Não podíamos deixar na Copa uma quebra da segurança pública. Então o que fizemos Centros de Comando e Controle, em que todos esses órgãos estavam presentes, integrados, respeitando sua hierarquia”, explicou a presidenta durante a sabatina realizada pelo jornal O Globo, na manhã do dia 12 de setembro(sexta-feira).

No próximo mandato, a presidenta Dilma Rousseff vai priorizar a integração entre as polícias em nível nacional. Para Dilma, isso será fundamental para combater ao crime organizado e o tráfico de drogas. “A União tem de se tornar responsável, também, pela segurança pública. Por isso, estamos propondo mudar a Constituição, fazer Centro de Comando e Controle nos 27 estados. Nós fizemos uma baita operação de segurança. Temos um modelo, ele não é teórico, é prático, foi testado. Acho que esse é um grande ganho”, destacou Dilma, na manhã de hoje.

Mobilização pela verdade -À tarde, durante caminhada em Alcântara, em São Gonçalo (RJ), a presidenta Dilma chamou a militância e a população para intensificar os esforços na reta final até a votação de 26 de outubro. “Faltam poucos dias para o final da eleição no primeiro turno, nesses poucos dias vocês têm que nos ajudar a fazer com que a verdade vença a mentira. Porque há muita desinformação neste País e a verdade é que esse País mudou”, afirmou.

A presidenta também defendeu a conquistas de direitos e a melhoria de vida da população como as principais conquistas dos 12 anos dos governos Lula e Dilma. “Agora as pessoas têm direitos, antes não tinham. Agora tem emprego e tem salário. Nesse palanque estão as pessoas que lutaram pelo Bolsa Família, que lutaram pelo Minha Casa Minha Vida, pelo direito do filho de um trabalhador virar doutor. Eu tenho certeza que vocês vão saber reconhecer e saber de que lado nós estamos”, exclamou Dilma.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira