Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/01/2008 - 09:38

Ministro das Relações Exteriores de Honduras visita o Brasil

E em conjunto fazem um comunicado.

O ministro das Relações Exteriores de Honduras, Milton Jiménez Puerto, visitou Brasília em 9 de janeiro de 2008, atendendo a convite do ministro Celso Amorim. A visita serviu para dar seguimento aos acordos alcançados e às perspectivas de cooperação abertas durante a Visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Honduras, em agosto de 2007, que os chanceleres consideraram um marco histórico no desenvolvimento das relações bilaterais.

2. Os ministros passaram em revista os principais aspectos das relações bilaterais e trocaram informações e opiniões a respeito do quadro internacional e regional. Nesse sentido, constataram o excelente estado em que se encontram as relações entre o Brasil e Honduras no plano bilateral, regional e internacional e reafirmaram a disposição de ambos os Governos de continuar impulsionando ações conjuntas com o objetivo de estreitar e ampliar ainda mais a cooperação entre ambos os países.

3. Os chanceleres decidiram promover reunião das duas Partes, possivelmente nos primeiros dias de março de 2008, para adiantar a implementação da "Declaração sobre Cooperação Técnica na Área de Produção e Uso de Etanol Combustível", firmada durante a visita presidencial. Nesse sentido, favoreceram a extensão da cooperação prevista na "Declaração" ao setor de biodiesel. Recordaram as atividades de colaboração já levadas a cabo entre os dois países em matéria de biocombustíveis e louvaram a realização de projeto sobre produção de biodiesel ora em exame entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Secretaria Técnica e de Cooperação Internacional de Honduras (SETCO).

4. Coincidiram na importância da dinamização das atividades de cooperação técnica entre Brasil e Honduras em outras áreas, em particular os setores de saúde, pecuária, desenvolvimento agrícola e recursos hídricos, objeto de quatro Ajustes Complementares assinados durante a visita do presidente Lula a Honduras. Felicitaram-se pela recente conclusão e assinatura dos textos dos dois Projetos relativos à área de saúde. Assinalaram a importância de se ultimarem, no devido prazo, os textos dos projetos referentes ao setor agropecuário e de recursos hídricos. Congratularam-se com a assinatura do projeto "Ações Integradas para a Gestão de Recursos Hídricos em Honduras", que tem por objetivo apoiar os esforços do Governo hondurenho na área de gestão integrada de recursos hídricos por meio da capacitação e do intercâmbio de experiências. Ressaltaram a determinação das partes de levar adiante esses e outros projetos da pauta bilateral.

5. Em cumprimento ao Memorando de Entendimento sobre Consultas, firmado durante a visita do Presidente Lula a Honduras, os ministros determinaram a realização, durante o corrente ano, de nova reunião de consultas políticas entre autoridades das respectivas Chancelarias, que deverá servir também para intensificar a cooperação e a coordenação dos dois países em organismos multilaterais. Recordaram, com satisfação, a assinatura, durante a visita do presidente Lula a Honduras, de Memorando de Entendimento entre o Instituto Rio Branco e a Academia Diplomática de Honduras, e se dispuseram a empreender medidas com vistas à sua implementação.

Presidentes Lula e José Manuel Zelaya Rosales de continuarem a intensificar as relações comerciais entre os dois países, ampliar o fluxo de comércio bilateral, apoiar o processo de aproximação entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e o Sistema de Integração Centro-Americana (SICA) e promover a abertura comercial, mediante acordo de livre comércio. Indicaram a disposição dos dois países de examinar, junto a seus parceiros regionais, as modalidades possíveis de acordo do gênero.

7. Os chanceleres expressaram satisfação com a visita de missão hondurenha ao Brasil, que resultou no adiantamento das negociações entre empresas dos dois países para a execução dos projetos hidrelétricos de “Los Llanitos” e “Jicatuyo”. Mencionaram a expectativa de que a Câmara de Comércio Brasil-Honduras, cujo estabelecimento foi decidido em Encontro Empresarial realizado por ocasião da visita do presidente Lula, prestará importante contribuição para o crescente adensamento do fluxo de comércio bilateral.

8. O chanceler Jiménez Puerto demonstrou apreço pela sugestão do Governo brasileiro de abrir Leitorado para o ensino da língua portuguesa e da cultura brasileira na Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH), oferecimento que se encontra sob exame naquela Universidade.

9. O chanceler Celso Amorim renovou o agradecimento ao Governo de Honduras pelo apoio para que o Brasil integre, como membro permanente, Conselho de Segurança das Nações Unidas ampliado. Ambos os chanceleres sublinharam o comprometimento de seus países com o multilateralismo político e econômico, o fortalecimento do sistema das Nações Unidas e a reforma da Organização, em particular de seu Conselho de Segurança. Defenderam, nesse sentido, o início imediato de processo negociador intergovernamental sobre a reforma do CSNU, com vistas a um resultado no curso da atual (62ª) sessão da Assembléia-Geral (2007/2008). O Chanceler Jiménez Puerto reiterou a determinação de Honduras de apoiar a reforma do Conselho de Segurança, bem como o respaldo hondurenho a que o Brasil o integre como membro permanente.

10. Os chanceleres recordaram a mensagem enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Presidente José Manuel Zelaya Rosales, felicitando-o pelo encontro entre os presidentes de Honduras e da Nicarágua em 8 de outubro 2007, em Ocotal, para celebrar a aceitação da sentença arbitral da Corte Internacional de Justiça sobre o diferendo entre os dois países no Mar do Caribe. Nesse sentido, sublinharam a relevância da solução pacífica de controvérsias como princípio básico da sociedade internacional.

11. Recordaram, por fim, com particular satisfação, a realização, em 20 de novembro de 2007, no Palácio Itamaraty, da cerimônia de Celebração do Centenário das Relações Diplomáticas do Brasil com os Países da América Central – com a presença do chanceler do Brasil e dos embaixadores de Honduras, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua e Panamá –, na qual se evidenciou o excelente estado do relacionamento do Brasil com os países daquela região.

12. Ao término de sua visita, o ministro das Relações Exteriores de Honduras, Milton Jiménez Puerto, agradeceu ao povo e ao Governo brasileiros pelas atenções de que foi objeto durante sua visita.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira