Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/09/2014 - 06:31

Chemtech completa 25 anos com foco na internacionalização e parcerias para a geração de negócios

A Chemtech, empresa brasileira de engenharia e tecnologia da informação, completa 25 anos visando ampliar sua atuação internacional e explorar novos mercados. A empresa, que participa da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2014, está focada na diversificação de seu portfólio e na consolidação de parcerias estratégicas aproveitando a expertise acumulada em grandes projetos no setor de petróleo e gás.

“No momento, nossa diretriz é diversificar ao máximo nossa atuação, seja em portfólio, seja em posicionamento geográfico, aumentando nossa participação em projetos fora do Brasil. Estamos, ao mesmo tempo, buscando parceiros tecnológicos para agregar ainda mais valor às soluções em engenharia, bem como para ampliar a presença em segmentos ainda pouco explorados”, explica Gildeon Filho, diretor da Chemtech.

No caminho da internacionalização, atualmente equipes da engenharia da Chemtech estão envolvidas em projetos desenvolvidos na América do Norte a partir de Houston, nos Estados Unidos. Um deles envolve o gasoduto da TransCanadá, que levará o gás não-convencional produzido nos EUA para o Canadá. Os engenheiros também participam de projetos voltados a refinarias de clientes, como BP, ExxonMobil, Marathon Oil e Syncrude, localizadas nos Estados Unidos.

A Chemtech também mira em projetos na área de exploração e produção na América Latina, prospectados a partir do escritório em Lima, no Peru. Além disso, neste ano a empresa enviou seis colaboradores para um intercâmbio em Cingapura (Sudeste Asiático), atuando no centro de excelência para construção, fabricação e montagem de módulos offshore da Siemens. “Queremos que nossas equipes absorvam as melhores práticas de engenharia mundial e apliquem esse conhecimento em projetos da casa”, afirma Gildeon.

Ao longo dos seus 25 anos, a empresa já conduziu projetos bem-sucedidos em diversos países, entre eles Arábia Saudita, África do Sul, Canadá, Holanda, México, Argentina e Venezuela.

Parcerias – A Chemtech está atenta às necessidades dos clientes e preocupada em entregar projetos com otimização de custos, de prazo e cumprimento rigoroso das metas, sem perder de vista a qualidade e métricas necessárias. Para tanto, a empresa vem intensificando a busca por parceiros estratégicos para atuar em diferentes frentes, desde gás e energia até na prestação de serviços para plantas industriais.

Fruto do trabalho ao lado da consultoria Gas Energy, por exemplo, vem sendo realizados estudos de viabilidade técnica e de negócio para o suprimento de gás no Brasil. Um desses projetos veio a pedido da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), que encomendou um estudo de demanda de gás natural e de soluções técnicas e alternativas para atendimento (suprimento e transporte) do insumo nos próximos dez anos na região Sul. A consultoria encontra-se em andamento.

Já a parceria inédita entre Chemtech e Concremat, empresa referência em gerenciamento de empreendimentos, oferece ao mercado um novo modelo de contratação de serviços para plantas industriais a partir do conceito de EPCM (Engenharia e o Gerenciamento da Compra e da Construção). Nesse modelo, o diferencial é que a empresa contratada desenvolve o projeto de engenharia e gerencia a compra de equipamentos, materiais, serviços e todo o processo de construção para seu contratante. “É um modelo ainda pouco utilizado pela indústria de petróleo e gás, com a vantagem de ampliar a transparência na gestão e impactar consideravelmente nos custos da obra, podendo chegar a uma redução de até 25%”, detalha o diretor comercial da Chemtech, Alex Freitas.

Reta final – Em 25 anos, o segmento de petróleo e gás esteve entre os maiores focos da Chemtech. Na reta final, a Chemtech está concluindo os últimos projetos de detalhamento das plataformas FPSOs (Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Descarga) replicantes do pré-sal, envolvendo diferentes módulos das plataformas P-67, P-68, P-70 e P-71. De acordo com o diretor da Chemtech, a empreitada mobilizou mais de 200 colaboradores de todas as disciplinas de engenharia.

Ainda no mês de setembro, a empresa também entrega um de seus projetos mais inovadores para a Petrobras. Batizado de SHAR (Sistema Hidroacústico para Acionamentos Remotos), o equipamento controlará, via ondas sonoras, a abertura e o fechamento de válvulas submarinas, uma operação antes feita por mergulhadores.

De forma inédita, essa tecnologia será instalada na plataforma P-47 da Petrobras (Macaé-RJ) e representa uma nova área de negócio em instrumentação offshore. “O conceito da tecnologia pode ser utilizado em outras aplicações em plataformas de águas rasas e, futuramente, no pré-sal”, ressalta Freitas.

A Chemtech, uma empresa 100% brasileira que completa 25 anos em 2014, realiza projetos de engenharia para grandes empreendimentos industriais, além de oferecer soluções em TI para a indústria. Sua atuação envolve grandes empreendimentos, como plataformas do pré-sal, refinarias e outras plantas industriais em todo o mundo. Parte do grupo Siemens desde 2001, a Chemtech possui atuação global, com representações internacionais nos Estados Unidos, na Alemanha e no Peru. No Brasil, está sediada no Rio de Janeiro (RJ), com escritórios em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA). Reconhecida pelo seu clima organizacional premiado, a empresa figura há dez anos nas listas das Melhores Empresas para se Trabalhar na América Latina, Brasil e Rio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira