Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/01/2008 - 09:40

Programa de literatura latino-americana na internet bate as 190 edições

São mais de 30 horas com depoimentos sobre os escritores do continente analisados por especialistas brasileiros.

O jornalismo cultural brasileiro tem ocupado o espaço da Internet cada vez mais. Neste sentido, a prática de veicular bons livros e autores migra para a rede mundial de computadores. Por isso, o primeiro programa em rádio na Internet (chamado de podcast) brasileiro dedicado à literatura latino-americana, o VoIT, já bateu as 190 edições. São mais de 30 horas disponíveis no site www.voit.com.br com 28 dos maiores especialistas brasileiros. O site está para iniciar nova fase, onde comportará também ensaios sobre outros segmentos culturais.

Euclides da Cunha e Guimarães Rosa, Augusto Roa Bastos, Juan Carlos Onetti, Jacques Romains, Clarice Lispector, Gabriel García Márquez, Juan Rulfo, Pablo Neruda, Jorge Luis Borges, Julio Cortazar, Macedonio Fernández e Alejo Carpentier. Estes são alguns dos autores-temas dos programas do VoIT. Um aspecto aparentemente fora do tom são os programas dedicados à produção de Fiódor Dostoiévski de autoria de Bruno Gomide, professor do Curso de Russo da Universidade de São Paulo. Mas, dada a extrema importância deste autor à literatura latino-americana, entre outras partes do mundo, a inclusão é justificada.

Batizado de “O Brasil e a Integração com a Literatura Latino-Americana”, o projeto visa ser um incentivo à leitura e dar conta da necessidade de aproximar a literatura brasileira e o leitor brasileiro das produções culturais dos países da América Latina. Segundo Guido Orlando Júnior, editor do site, o programa foi concebido e está em conformidade com o edital de incentivo PAC10 da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Para compor o panorama, foram entrevistados críticos de literatura e escritores de renome internacional e cada entrevista é dividida em mini-séries de até 12 programas que podem ser acessados de qualquer computador. A concepção, criação e direção geral ficam a cargo de Rui Veiga, jornalista e pesquisador da USP na área de literatura. A direção de áudio é de Orlando Jr, que realiza a apresentação com a jornalista Rita Barreto, responsável pelos textos.

Para gostar de ler - a maioria dos profissionais que apresenta as obras é formada por acadêmicos, mas isso não quer dizer que a linguagem cifrada e a teórica universitária componham os programas. As apresentações e entrevistas são para o público iniciante que gosta de ler. Veiga cita como exemplo o programa de Davi Arrigucci, o mais renomado crítico brasileiro em atividade, que fala sobre o considerado hermético Jorge Luís Borges focalizando a obra dentro da perspectiva da história argentina, no plano do dia a dia.

“Ele fala do grande escritor argentino como um homem que anda por Buenos Aires, vai aos cafés, ouve milongas, conversas com amigos e, sobretudo, está inserido dentro do seu país”. Esse enfoque é exemplar de todos os outros programas, voltados para o leitor que está se iniciando. “Ele aprende sobre Borges, passa a gostar do escritor e apreciar a leitura, sem, no entanto, ser atingido ou por pedantismos ou por simplificações grosseiras.”

O projeto tem esse espírito de valorizar a imaginação literária, a integração da literatura com as outras artes, formando o que se convencionou chamar de cultura e ainda realizar os diálogos e as aproximações com povos, que tenham problemas da mesma natureza. “É uma integração plural, mas que respeita o singular de cada país”, explica Veiga.

Vice-lanterna da América Latina - Veiga conta que o projeto visa o diálogo integrador entre a literatura brasileira e as diversas literaturas latino-americanas, e também possibilitar uma maior discussão com a relação entre a imaginação literária e a história. Fugir do lugar comum é a palavra de ordem. Especialmente “quanto às chamadas leituras comerciais, best-sellers e auto-ajuda e outros produtos de consumo rápido”.

Outro objetivo é contribuir na virada de um quadro nada bom para o Brasil em termos de leitura. “Somos os vice-lanternas na América Latina, em livros per capita. Nosso índice é de 1,4 livro por habitante ao ano. Nas Américas, somente superamos o Haiti”, afirma Veiga.

Podcast VoIT - O Podcast VoIT está no ar desde 27 de abril de 2005, primeiro como referência como portal de notícias dedicado a Economia e Tecnologia da Informação para o mundo corporativo. Este Podcast VoIT é pioneiro em conteúdo podcast no Brasil e América Latina. Tem mais de dois milhões de visitas/mês, é parceiro de conteúdo do UOL. Ainda foram abertas outras 10 editoras como Política, Cultura, Qualidade de Vida e Cinema. Em 2207, recebeu aporte da Adrenax Capital, empresa 100% nacional com foco investir em projetos inovadores. Estão previstos investimentos de mais de R$ 2 milhões ao longo de dois anos, que serão aplicados na expansão das áreas comercial, administrativa, conteúdo e remodelação completa do site.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira