Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2014 - 07:08

As fundações corporativas VINCI pour la Cité VINCI Autoroutes pour une conduite responsable e PSA Peugeot Citroën lançam um apelo a projetos em favor da mobilidade solidária


O primeiro apelo a propostas lançado conjuntamente por três fundações corporativas. Verba de 600.000 euros em benefício de associações. 100 % dos projetos acompanhados e apadrinhados por empregados das empresas.

Apoiar as iniciativas cidadãs- Pela primeira vez na França, três fundações corporativas, VINCI pour la Cité ((VINCI para a Cidade), VINCI Autoroutes pour une conduite responsable ( (VINCI Autoestradas para uma condução responsável) ), e PSA Peugeot Citroën, unem suas competências complementares e lançam um apelo a projetos conjunto. A Fundação VINCI pour la Cité e a Fundação PSA Peugeot Citroën contribuirão para os projetos com seus conhecimentos em matéria de mobilidade solidária, e a Fundação VINCI Autoroutes com seu know-how em conscientização para uma condução responsável. Com essa iniciativa, o desenvolvimento de dispositivos para melhorar a mobilidade das pessoas carentes e/ou em situação de exclusão nas zonas urbanas e periurbanas vai se amplificar e acelerar.

A mobilidade, condição essencial da inserção -0Os deslocamentos no dia a dia constituem a terceira prioridade dos franceses, depois da segurança e da qualidade das habitações1. Em 40 anos, a distância média entre o domicílio e o trabalho passou de 3 a 30 km; a obtenção de uma carteira de habilitação custa o equivalente a cinco meses de RSA (rendimento de solidariedade ativa). A mobilidade, fator prioritário de integração social, constitui uma das primeiras alavancas para a obtenção um emprego. Entretanto, entre 6 e 8 milhões de franceses em idade de trabalhar encontram dificuldades em seus deslocamentos2. A manutenção ou a reconstituição de vínculos entre as populações e os territórios são, portanto, indispensáveis.

Um acelerador da inovação social-As associações locais já atuam em diversas áreas relacionadas à mobilidade: acompanhando as pessoas que vão tirar a carteira de habilitação, ensinando a utilizar os transportes públicos e também através de esquemas de caronas, compartilhamento de veículos, microcrédito, consertos de veículos a preços solidários, transporte por demanda, aluguel de carros e veículos de duas rodas, etc. O objetivo do apelo a projetos, com o apoio das competências respectivas de cada uma das três fundações, é favorecer a experimentação de projetos inovadores e pragmáticos. Esses projetos, no campo da mobilidade solidária, poderão assim ser amplamente desenvolvidos e difundidos na França e na Europa.

O prazo para apresentação dos projetos se encerra em 15 de outubro de 2014-Os projetos escolhidos contarão com um apoio financeiro de no máximo 30.000 euros cada, representando uma verba global de 600.000 euros, e com as competências e apoio dos padrinhos, todos colaboradores da VINCI e da PSA Peugeot Citroën. Lançado no início de setembro de 2014, este apelo a projetos será encerrado em 15 de outubro de 2014. [http://mobilite-et-reinsertion.fr].

Fundação corporativa VINCI pour la Cité -A Fundação corporativa VINCI pour la Cité, criada em 2002, é o traço de união entre o primeiro grupo mundial de concessões e de construção, e os atores que inovam na área da luta contra todas as formas de exclusão (acesso ao emprego e laços sociais nos bairros prioritários). Ela comprova a determinação da VINCI de ser um parceiro permanente da vida da cidade. Até agora, cerca de 1.500 projetos foram patrocinados desde 2002 na França e no mundo. A Fundação contribui com as competências de um ou mais assalariados do Grupo para cada uma das associações selecionadas. Cerca de 2.000 patrocínios locais foram assim implementados desde sua criação: uma parceria humana de longa duração. Com um orçamento anual de 2,5 milhões de euros para financiar sua intervenção, a Fundação também concede subsídios aos investimentos das associações. O montante global dos subsídios concedidos atinge 24 milhões de euros.[www.fondation-vinci.com].

A Fundação PSA Peugeot Citroën, criada em junho de 2011, nasceu da vontade do Grupo de contribuir ativamente para o desenvolvimento e a solidariedade em torno do tema central da mobilidade. Ela constitui um elemento importante de sua política de responsabilidade social, que se manifesta através do apoio a iniciativas inovadoras.

Em três anos de atividade, a Fundação acompanhou cerca de 250 projetos promovidos por associações, ONGs ou entidades de interesse geral. [www.fondation-psa-peugeot-citroen.org/fr].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira