Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2014 - 07:08

BASF, Cargill e Novozymes alcançaram outro marco relacionado ao ácido acrílico com base biológica

Sucesso na produção de polímero superabsorvente derivado de ácido acrílico com base biológica. Processo selecionado para a produção do ácido 3-hidroxipropiônico (3-HP) e a conversão para ácido acrílico com base biológica.

Ludwigshafen, Alemanha – Mineápolis, USA – Copenhague, Dinamarca – BASF, Cargill e Novozymes anunciaram no dia 16 de setembro(terça-feira), o alcance de mais um marco no seu desenvolvimento em conjunto de tecnologias para a produção de ácido acrílico a partir de matérias-primas renováveis. A equipe demonstrou a conversão bem sucedida do ácido 3-hidroxipropiônico (3-HP) para o ácido acrílico glacial e polímeros superabsorventes. Além disso, eles selecionaram o processo para incrementação posterior.

Em agosto de 2012, a BASF, Cargill e Novozymes anunciaram seu acordo conjunto para desenvolver um processo para a conversão de matérias-primas renováveis em ácido acrílico com base biológica. Em julho de 2013, os parceiros demonstraram com sucesso a produção do ácido 3-hidroxipropiônico (3-HP), um possível precursor de ácido acrílico, em escala piloto.

A BASF planeja usar o ácido acrílico com base biológica para a fabricação de polímeros superabsorventes. Atualmente, o ácido acrílico é produzido pela oxidação de propileno derivado principalmente a partir da refinação de petróleo bruto. "Após apenas 18 meses, selecionamos o processo preferido para converter o 3-HP em ácido acrílico glacial. Agora estamos trabalhando com força total na montagem de uma pequena planta piloto integrada até o final deste ano", disse Teressa Szelest, vice-presidente sênior global da divisão de Higiene da BASF. Junto com a planta piloto para o 3-HP, operada pela Cargill e apoiada pela Novozymes, esse arranjo dará suporte posterior aos planos da BASF para uma rápida entrada no mercado de polímeros superabsorventes derivados de ácido acrílico com base biológica.

"Temos o prazer de ver o projeto progredir rapidamente e o compromisso para a comercialização", disse Kristian Bjørneboe, vice-presidente da divisão de Criação e Aquisição da Novozymes. "Estamos refinando e buscando opções sobre como agir rapidamente para a produção em escala comercial de 3-HP para ácido acrílico atendendo às demandas do mercado por bens de consumo com base em matérias-primas renováveis. Enquanto isso, a otimização de forças com relação aos requisitos de escala comercial está progredindo de forma constante."

"A Cargill se uniu com a BASF e a Novozymes para fazer o que não havia sido feito anteriormente. Temos trabalhado em conjunto por menos de dois anos, e tivemos grandes progressos em direção ao nosso objetivo comum", disse Jack Staloch, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Cargill. "É um grande exemplo do que pode ser alcançado quando os líderes da indústria com experiência única em biotecnologia e química se reúnem para criar inovações."

Os polímeros superabsorventes e outros produtos derivados de ácido acrílico com base biológica serão uma oferta inovadora para o mercado e atenderá a demanda dos consumidores e da indústria por bens de consumo com base em matérias-primas renováveis e cadeias produtivas sustentáveis. A BASF é a maior produtora mundial de ácido acrílico, um produto químico de alto volume que se enquadra em uma ampla gama de produtos, incluindo polímeros superabsorventes que podem absorver grandes quantidades de líquido, utilizados principalmente para fraldas e outros produtos de higiene.

Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN).[ www.basf.com.br].

A Cargill é uma produtora e comerciante internacional de alimentos, produtos e serviços agrícolas, industriais e financeiros. Fundada em 1865, a empresa privada emprega 142.000 pessoas em 65 países. A Cargill ajuda seus clientes a ter sucesso através da colaboração e da inovação, e está comprometida na aplicação de seu conhecimento e experiência global para ajudar a enfrentar os desafios econômicos, ambientais e sociais onde quer que faça negócios.

A Novozymes é líder mundial em bioinovação. Juntamente com clientes de uma extensa gama de indústrias, a Novozymes cria soluções biológicas industriais do futuro, melhorando os negócios dos seus clientes e o uso dos recursos de nosso planeta. Com mais de 700 produtos utilizados em 130 países, as bioinovações da Novozymes aumentam o desempenho industrial e protegem os recursos do planeta proporcionando soluções significativas e sustentáveis para o mercado do futuro em constante mudança. | www.novozymes.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira