Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

LANXESS integra produção de químicos para Couros na África do Sul

Controle total da produção de dicromato de sódio em Newcastle, principal matéria-prima da produção de curtentes a base de cromo, é conquistada com a primeira aquisição da empresa.

Com a primeira aquisição da LANXESS, empresa alemã especialista em produtos químicos, plásticos e borrachas, anunciada em 14 de dezembro, a companhia conquista a integração da produção de químicos para Couros na África do Sul. A empresa adquiriu 50% da Chrome International South Africa (CISA) – os 50% restantes já pertenciam à LANXESS - , e, com isso, ganhou o controle total da produção de dicromato de sódio em Newcastle (África do Sul).

A substância é a principal matéria-prima utilizada na produção de produtos curtentes a base de cromo para a indústria do couro usada nas instalações da empresa na África do Sul e na Argentina. A moderna fábrica da CISA, que entrou em produção em 1999, tem uma capacidade anual de 70 mil toneladas de dicromato de sódio.

“Ao adquirir a participação da CISA, da The Dow Chemical Company, a LANXESS obteve controle completo da cadeia de valor, desde o mineiro de cromo extraído da mina de Rustenburg (África do Sul) até a produção de químicos para couros e pigmentos. Isto nos torna mais flexíveis, salvaguarda nosso know-how na química do cromo para o futuro e reforça a nossa estrutura de produção integrada de produtos químicos para couros na África do Sul. Por isso, esta aquisição tem uma importância considerável para nós”, disse o Dr. Bernhard Wehling, líder da unidade de negócio de produtos químicos para Couros da LANXESS. O fechamento da transação, que depende da aprovação das autoridades antitruste e da Diretoria da The Dow Chemical Company, é esperado para o primeiro trimestre de 2007. Foi acordado entre as empresas envolvidas que o preço da compra não será revelado.

Os produtos curtentes à base de cromo desempenham um papel muito importante no portfólio da unidade de negócio de Couro da LANXESS – parcialmente devido a sua posição no início da cadeia de produção, onde as peles dos animais são processadas e transformadas em sapatos, roupas, mobílias, e outros tipos de couros. Hoje, aproximadamente 90% de todas as peles de animais transformadas em artigos de couro são tratadas com produtos à base de cromo.

África do Sul - Atualmente, todas as fases da produção de materiais à base de cromo para o curtimento de couro da LANXESS, desde a mineração do minério até a embalagem dos produtos finais, acontecem na África do Sul. Conseqüentemente, mesmo antes desta aquisição, quase um terço da significativa força de trabalho de mil funcionários da unidade de negócio em todo o mundo já trabalhava no país.

“A África do Sul significa muito mais para nós do que apenas um fornecedor de matérias-primas. O país e os nossos funcionários de lá – quase exclusivamente sul-africanos – contribuem significativamente com a nossa criação de valor, da extração do minério, até os produtos curtentes. Esta extensa integração e as distâncias curtas para os embarques das matérias-primas significam competitividade máxima e confiabilidade no fornecimento aos nossos clientes – ambos fatores extremamente importantes, considerando-se as crescentes interdependências globais neste setor da indústria”, comentou Wehling.

Os principais centros da indústria do couro e, conseqüentemente, a demanda de produtos para curtimento, estão se deslocando cada vez mais durante as últimas décadas para a Ásia – China e Índia, em especial – e para a América Latina. Estes são hoje os mercados com maior crescimento para os produtos para curtimento da LANXESS.

Os compostos de cromo fabricados nos sites da África do Sul e da Argentina são utilizados não apenas em couros, mas também pela unidade de negócio Pigmentos Inorgânicos (IPG) da LANXESS na produção de pigmentos de óxido de cromo verde. Estes pigmentos, altamente valorizados por suas propriedades de fixação, são aplicados, por exemplo, na coloração de vidros, plásticos e para revestimentos, entre outras.

Couros - Com seus diversos sites de produção e comercialização, bem como centros de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, a LANXESS está em posição de atender as exigências globais e de oferecer sistemas e soluções a todos os seus clientes. “Podemos oferecer aos nossos clientes em todo o mundo um alto nível de serviços técnicos que são essenciais para o sucesso nesta indústria”, disse Wehling. De acordo com ele, uma equipe de serviços de Desenvolvimento de produto & Aplicação (DPA) com competências-chave em pesquisa e desenvolvimento e comercialização técnica foi estabelecida para fornecer apoio especializado e rápido aos clientes.

Os produtos LANXESS para a indústria do couro incluem curtentes sintéticos e inorgânicos, biocidas e agentes de engraxe, corantes, e uma ampla gama de produtos para recurtimento e acabamento.

Os couros para cabedais são responsáveis por aproximadamente metade das vendas da unidade de negócio. Já os couros para a indústria automotiva representam quase um quarto, e os couros para mobílias representam 20%. A unidade de negócio de Couro está entre os principais fornecedores da indústria do couro e faz parte do segmento dos Produtos Químicos de Performance da LANXESS, que atingiu vendas de EUR 1.977 milhões no ano fiscal de 2005.

Perfil da LANXESS - A LANXESS é uma empresa nova e independente, nascida em julho de 2004 da união dos negócios de produtos químicos e parte da área de polímeros da Bayer. Com sede na Alemanha, e presente em outros 18 países, a empresa oferece um portfólio variado de produtos e conta com 17.300 mil colaboradores que atuam nas áreas de proteção de materiais; químicos para couros; aditivos para polímeros e borrachas; corantes e pigmentos especiais; pigmentos inorgânicos; plásticos de engenharia; química básica e fina; borrachas sintéticas; resinas de troca iônica e produtos auxiliares têxteis. No Brasil, a LANXESS tem cerca de 408 funcionários distribuídos nas cidades de São Paulo, Porto Feliz (SP), São Leopoldo (RS).

O nome LANXESS é a combinação das palavras francesa lancer (lançar) e da inglesa success (sucesso). A LANXESS é uma empresa dinâmica, orientada para o futuro, com foco nos negócios que se destaca entre os líderes mundiais no segmento de produtos químicos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira