Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2014 - 07:11

Pré-sal deve representar 50% da produção da Petrobras em 2018

A Petrobras espera que a produção de petróleo proveniente das áreas do pré-sal represente 50% do resultado total da companhia. Atualmente, o óleo extraído desses campos equivale a 20% da produção da estatal. Para atingir a meta, a companhia pretende perfurar mais de 200 poços até 2019 e colocar em operação novas plataformas de produção, informou o gerente-executivo do Pré-Sal área de E&P da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga, durante o almoço-palestra "Pré-sal brasileiro - o papel da tecnologia no crescimento da produção”, realizado no dia 17 de setembro (quarta-feira), na Rio Oil & Gas, no Riocentro.

O executivo revelou que a produção acumulada proveniente da camada pré-sal, iniciada em 2008, superou os 400 milhões de barris boe em agosto último, quando a Petrobras passou a produzir 580 mil barris/dia nesses campos. Tadeu ressaltou que os resultados foram impulsionados pelo aumento da produção proveniente da Bacia de Santos.

“O pré-sal na Bacia de Santos acumula protagonismos em relação à produção da total graças à entrada em operação de novos sistemas”, afirmou. E, na Bacia de Campos, a produção, na avaliação dele, “foi facilitada pela existência da infraestrutura disponível e o trabalho consistia em perfurar, completar e interligar os poços”.

O gerente-executivo do pré-sal da área de E&P da Petrobras destacou ainda que, desde o início das operações no pré-sa,l mais de 100 poços foram perfurados e mais 25 foram completados. A curva de aprendizado obtida nos últimos quatro anos permitiu uma redução de 60% no tempo de perfuração e de 65% no período gasto com a completação nos campos de pré-sal, contou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira