Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2014 - 08:06

Boletim Ceper/Fundace analisa modais de importação e exportação

Na Região Administrativa de Ribeirão Preto 3,2% das mercadorias são exportadas por via aérea enquanto 18,7% são importadas por este meio; em Campinas a proporção é de 10,6% e 32,8%, respectivamente

O Centro de Pesquisa em Economia Regional (Ceper) da Fundace elaborou um Boletim de Comércio Exterior no qual analisa modais de transporte utilizados na importação e exportação de produtos. O material utiliza dados do primeiro trimestre de 2014 divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

O estudo mostra que o principal meio de transporte utilizado tanto para a entrada quanto para a saída de produtos do país é o marítimo que representa 74,6% e 84,1% dos valores comercializados, respectivamente.

A via aérea, que é utilizada no transporte de produtos de menor volume e maior valor, produtos in natura e fármacos com prazos de validade mais curtos, é o segundo principal modal no que se refere a importações, com 18,1%. Para exportação o segundo meio mais utilizado é o rodoviário, com 6,5%, seguido do aéreo com 4,8%.

No estado de São Paulo 27% do valor importado chega por via aérea. No interior paulista esse percentual chega a 24,4% enquanto que na Região Administrativa de Ribeirão Preto chega a 18,7%. No que se refere às exportações, o modal aéreo transporta 7,8% do comércio do estado de São Paulo e é o meio utilizado para 5,5% das exportações do interior e 12,9% das exportações da Região Metropolitana.

Ceper – O Centro de Pesquisa em Economia Regional foi criado em 2012 e tem como objetivo desenvolver análises regionais sobre o desempenho econômico e administrativo regional do País. Sua criação reúne a experiência de diversos pesquisadores da FEA-RP da Universidade de São Paulo em pesquisas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e Social em nível regional, a análise de Conjuntura Econômica, Financeira e Administrativa de municípios e Gestão de Organizações municipais, entre outros. A iniciativa de criação do Centro foi dos pesquisadores Luciano Nakabashi e Sérgio Sakurai da FEA-RP/USP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira