Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2014 - 08:17

Priorizando a rentabilidade na indústria aeroespacial e de defesa

Com poucos clientes e enfrentando uma pesada pressão sobre seus próprios custos, a maioria das empresas globais do setor Aeroespacial e de Defesa (A&D) está experimentando uma significativa incerteza ao longo deste ano. E, conforme os orçamentos de gastos com A&D sofrem ainda maior pressão para redução, muitas companhias estão buscando oportunidades de crescimento de receitas através de duas principais alternativas: pelo estabelecimento de uma presença forte em novos mercados, ou pela adaptação das suas linhas de produtos e serviços atuais para setores industriais correlatos.

A SIPRI (Stockholm International Peace Research Institute), um instituto independente internacional, divulgou em janeiro deste ano a lista das cem maiores empresas do setor de Defesa (produção de armamentos) no mundo, no qual a Embraer ficou classificada em 66º lugar. O estudo se baseia em dados de 2012 comparativos com 2011 e considera como referência a venda de armamentos. Dentre outras conclusões, o levantamento aponta que as dez maiores companhias do setor representam perto de 50% do mercado, e se considerarmos o valor total das vendas de armamentos divulgados, houve uma queda de 5,8% (caindo de US$ 218.3 milhões em 2011 para US$ 205.5 milhões em 2012). Essa redução já reflete o início da pressão no setor para a redução nos gastos com armamentos e antecipa a significativa incerteza observada este ano.

O que vimos é que as organizações deste segmento estão buscando melhorias para enfrentar os desafios gerados por um cenário de incertezas, tema essa que é citado na pesquisa “Panorama Global do Setor Aeroespacial e de Defesa 2014”, feita pela KPMG e que apresenta as três principais tendências que devem nortear os próximos passos das companhias de A&D:

. Priorizando a rentabilidade - Como as organizações do setor se encontram sob uma pressão cada vez maior de crescimento de faturamento e lucro líquido, muitas delas estão focando na melhoria da visibilidade de sua rentabilidade e de seus custos. Contudo, quase metade admitiu ser "pouco efetiva" na determinação da rentabilidade e somente 12% se classificaram como "muito efetivas".

. Formando parcerias para alcançar a inovação - Diante desse cenário, muitas organizações mostraram que estão formando novas parcerias e investindo uma parte maior de suas receitas em pesquisa e desenvolvimento (P&D) com o intuito de promover o aumento do lucro e incrementar a inovação. As expectativas de investimento são altas, pois três quartos das organizações do setor A&D que participaram do estudo dizem que gastariam de 2% a 3% de suas receitas com P&D ao longo dos próximos dois anos e 16% dizem que gastariam de 4% a 5%.

. Levando a cadeia de suprimentos ao nível global - Em busca de novas oportunidades de crescimento, muitas organizações do setor estão agora focando na entrada em novos mercados e usufruindo das vantagens decorrentes de situações propicias para alavancar seus serviços e produtos existentes em mercados adjacentes.

Desafios à parte, são boas as perspectivas para o setor tanto para a aviação comercial e executiva bem como para produtos e serviços de defesa (armamentos) para os próximos anos, inclusive aqui no Brasil. Considerando tal crescimento do segmento, o país continua a ser um mercado no qual vale a pena os investidores globais da indústria aeroespacial e de defesa participarem.

. Por: Jarib Fogaça, sócio da KPMG no Brasil e líder para o setor aeroespacial e de defesa - A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 155 países, com mais de 155.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.??

No Brasil, a organização conta com 4.000 profissionais distribuídos em 13 Estados e Distrito Federal, 22 cidades e escritórios situados em São Paulo (sede), Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Osasco, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos, São José dos Campos e Uberlândia.? Site: kpmg.com/BR.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira