Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/01/2008 - 10:46

Redes convergentes integram 90 lojas no Paraná

Com um crescimento de 900% em número de lojas, em 12 anos, a rede de MM apostou em redes convergentes Dígitro, com MSN (Linux); VoIP; intranet e transmissão de dados para atender à demanda de comunicação.

Para modernizar a estrutura de comunicação entre as 90 lojas e manter a qualidade e o profissionalismo no atendimento aos clientes, a rede MM, a maior do Paraná, instalou soluções de convergência da Dígitro Tecnologia, uma das mais importantes fabricantes brasileiras de soluções de telecomunicações para ambiente corporativo, operadoras e provedores de serviços. Além disso, a MM acaba de implantar uma central inteligente PABX IP.

Desta maneira, a MM garantiu meios eficientes para os 1.300 colaboradores se comunicarem, além de reduzir em 50% os custos com telefonia. Para se ter uma idéia, na cidade de Cascavel, a conta de telefone reduziu em mais de 70%. O diretor administrativo e de TI da MM, Marcos Camargo, explica que a empresa cresceu 900% nos últimos 12 anos. Saltou de 10 lojas em 1995 para 90 em 2007 e pretende chegar a 150, até 2009. “Precisávamos melhorar a comunicação entre as lojas, facilitar a administração dos equipamentos e ampliar a capacidade de gerência e monitoração dos meios”, acrescenta.

Antes da implantação, a MM operava com custos elevados para comunicação entre os sites. A telefonia era via operadora (DDD) e gateways H323 FXS/FXO. Havia dificuldade no tráfego de dados também. A transmissão era feita via ADSL com diferentes velocidades. Outro problema era a falta de padronização. Havia sites com diversas centrais digitais e analógicas obsoletas e de fornecedores diferentes. Além disso, a descentralização dificultava o gerenciamento, pois as informações eram desatualizadas e insuficientes.

A Dígitro forneceu todas as tecnologias de convergência de redes para o novo sistema da MM que, agora, conta com vários meios para a comunicação: MSN com Linux; VoIP e intranet. O projeto incluiu ainda a rede corporativa, uma solução integrada para transporte de voz; links melhorados em MPLS, que prioriza voz e provê qualidade, ampliando a banda de Internet por loja, com link fixo de 256 kb, somente para voz. “Nas lojas maiores implantamos quatro portas de voz”, afirma Camargo.

A tecnologia permitiu, ainda, criar políticas para utilização de cada um dos meios. Quando o assunto não é urgente, o e-mail é usado; se for algo rotineiro, como conserto de máquina, solicitação de assistência técnica, usa-se a intranet; se for algo urgente, o MSN e se for muito urgente, a regra é usar o VoIP, que é totalmente transparente para o usuário. “Houve aumento da produtividade. Agora, o telefone não toca o tempo todo”, comemora. E, também, o sistema bloqueia chamadas realizadas do telefone fixo e conta com tarifador para alocar automaticamente os custos.

Ainda segundo o diretor, a primeira fase do projeto contemplou a comunicação loja – matriz. O próximo passo é melhorar a comunicação matriz – loja. “Mas nossa intenção é chegar a ponto de cada loja ser um ramal da central IP. Neste sentido, vamos colocar, em breve, um ATA em cada loja”, antecipa e acrescenta: “a tecnologia é fundamental para se seguir uma das mais importantes regras do mercado atual: oferecer, cada vez mais por custos mais baixos”.

Perfil da MM: A empresa foi fundada em fevereiro de 1978, em Ponta Grossa, interior do Parará, por Jeroslau Pauliki. Atualmente, possui 90 lojas que vendem móveis, espalhadas pelo Estado e conta com 1.300 colaboradores eletrodomésticos e celulares. Em 2006, teve um faturamento de mais de R$190 milhões. Além das lojas, possui o CDAM – Central de Distribuição e Administração Mercadomóveis – que tem 75.000 m³ de armazenagem paletizada.

Dígitro: Fundada em 1977, em Santa Catarina, a Dígitro logo se destacou como modelo de empresa de alta tecnologia, desenvolvendo para as operadoras de telefonia brasileira alguns itens de infra-estrutura antes integralmente importados. Com a abertura do mercado para concorrentes internacionais, a empresa não apenas sobreviveu como obteve sucessivas taxas de crescimento nos últimos anos. A empresa avançou de forma expressiva sobre o segmento corporativo e de provedores de serviços. O volume de negócios fechados, em 2006, atingiu a marca de R$ 83,7 milhões e o crescimento no segmento corporativo foi de 26%, sendo 90% desse crescimento foi referente a redes corporativas. A área de serviços, que atua com atendimento ao cliente, teve um crescimento de 44%. Além disso, a Dígitro &eac! ute; a primeira empresa brasileira e a segunda da América Latina a conquistar a TL 9000, certificação específica para a área de Telecomunicações que estabelece parâmetros mundiais, inclusive com medição comparativa, sobre as melhores práticas do setor. | www.digitro.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira