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10/01/2008 - 10:46

Sidicom regulamenta empresas para o Sintegra

O Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra) está sendo implantado em todo o país, com a finalidade de facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes aos fiscos estaduais e de aprimorar o fluxo de dados nas Administrações Tributárias e entre as mesmas. Devido ao forte aumento do fisco, principalmente no Rio Grande do Sul e em São Paulo, a Sidicom Software Empresarial, de Porto Alegre (RS), especializada em software de gestão, fornece aos seus clientes toda regulamentação para aderir ao Sintegra.

O sistema é exigido há cinco anos, inicialmente apenas para grandes empresas e gradualmente foi estendido para médias e pequenas, inclusive no comércio. No momento da solicitação, o contribuinte tem cerca de um mês para regularizar a situação.

Segundo o diretor da empresa, Ricardo Kurtz, as fiscalizações aos varejistas e atacadistas já começaram: ”É importante que as empresas regularizem seus sistemas para evitar multas e problemas com os fiscos” observa Kurtz. “Como nosso sistema, além de controlar toda a parte administrativa e operacional da empresa, tem totalmente integrada e completa a parte fiscal, conseguimos atender não só nossos clientes atuais, mas também empresas cujos sistemas de gestão não tem esses recursos ou não funcionam satisfatoriamente”, salienta o empresário. A Sidicom conta com 137 clientes ativos sendo 38% deles utilizando o sistema Sintegra. Entre os usuários estão a Himalaia, Brenda Alimentos, Rauter, Telemed e Medicom.

Sidicom - Há mais de 18 anos no mercado, a Sidicom Software vem provando em diversos segmentos da economia que a utilização de tecnologia avançada na área de Tecnologia da Informação (TI) tem ferramentas vitais a qualquer empresa de todos os portes. Tudo isso, com benefícios organizacionais e financeiros, deixando de lado tarefas de rotina e tendo mais tempo para a análise de dados e para planejar o rumo e a estratégia dos negócios. Adaptáveis à realidade de cada cliente, os sistemas são formados por módulos integrados que variam conforme a necessidade das empresas, reduzindo a burocracia, diminuindo custos, e aumentando o controle gerencial através de informações claras e resumidas. Além disso, há o aumento do controle técnico, brindando informações detalhadas de todos os aspectos e atividades de cada setor de uma organização. A aplicabilidade dos sistemas da Sidicom é evidenciada na carteira diversificada de clientes da empresa que comporta, por exemplo, Agroamérica, Globalmed, Biscoitos Zezé, Himalaia Atacadista, Ibasa, Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS e Egon Frichmann.

O estabelecimento do Sintegra foi feito com a intenção de dar consistência e propiciar economias de escala a diversas iniciativas de modernização dos sistemas tributários estaduais que constituem o objeto do PNAFE – Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal para os Estados Brasileiros. O PNAFE, financiado com recursos do BID e dos estados, visa contribuir para o equilíbrio financeiro das unidades federadas através de medidas de aperfeiçoamento de suas máquinas arrecadadoras e de seus mecanismos de controle das despesas. O programa tem financiado diversos processos de melhoria das administrações tributárias estaduais, através da qualificação de pessoal, aperfeiçoamento da infra-estrutura computacional, consultorias para o planejamento, etc.

Os projetos variam de uma UF para outra, dadas às necessidades locais diferenciadas. O fato, porém de que todas as UFs dependem fortemente da arrecadação do ICMS, que tem características semelhantes de uma UF para outra, e de que uma parcela significativa do mesmo provem de operações de compra e venda interestaduais, que caem num terreno de jurisdição conjunta, caracterizou a necessidade de promover iniciativas igualmente conjuntas de aperfeiçoamento do controle exercido sobre as operações interestaduais de compra e venda, nascendo assim o Sintegra.

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