Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2014 - 07:14

Metalurgia e Powergrid Brasil apontaram para um cenário promissor nos próximos anos


Feiras receberam cerca de 21 mil visitas.

Santa Catarina é destaque na produção nacional de fundidos, segundo a Abifa (Associação Brasileira da Indústria de Fundição). O Estado representa 80% da produção da região Sul e 27% da produção nacional. Isso justifica a realização da feira Metalurgia (maior evento do segmento realizado no Brasil em anos pares) em Joinville/SC. E como eficiência energética é um dos grandes objetivos das empresas que buscam economia e aumento de competitividade, a feira Powergrid foi realizada conjuntamente, de 16 a 19 de setembro (terça a sexta-feira).

Nos quatro dias do evento, passaram pelos Pavilhões da Expoville em torno de 21 mil pessoas, de 17 países (Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, Índia, Itália, México, Holanda, Reino Unido, Turquia e Venezuela) que atuam, a maior parte (56%), nos setores de fundição, automotivo, de engenharia e de energia.

Os visitantes brasileiros também vieram de diversos estados (Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins), em busca de alternativas para aumentar a eficiência produtiva de suas empresas.

“49% deste público é formado por profissionais que exercem cargos de liderança em suas organizações e 20% do total é de decisores na compra, o que demonstra a alta qualificação dos visitantes”, destaca o diretor da Messe Brasil, organizadora das feiras, Luiz Felipe Lepeltier.

Para Richard Spirandelli, também diretor da Messe Brasil, as perspectivas são positivas: “Apesar do cenário econômico ruim, as feiras foram importantes para a aproximação dos expositores com o mercado. Estamos certo de que elas servirão como base para o crescimento esperado nos próximos anos. Por isso, podemos dizer que ao longo dos próximos 18 meses devemos atingir a nossa expectativa de geração de negócios em torno dos R$ 450 milhões de reais, a partir dos contatos iniciados nas feiras Metalurgia e Powergrid”, reforçou.

E as feiras atenderam as expectativas dos visitantes. Foram mais de 400 marcas ligadas aos setores de fundição e de energia, de nove países: Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, China, Espanha, EUA, Itália e Suíça.

Fábio Koller, diretor de engenharia da Koller Desenvolvimento e Gestão de Projetos, de Caxias do Sul/RS, visitou a Metalurgia pela primeira vez e gostou do que viu: “Fiquei muito surpreso com o tamanho e qualidade da feira. Vim para conhecer possíveis clientes e já consegui fazer bons contatos”, ressaltou.

“Mesmo que o momento econômico não seja tão favorável, a feira está muito boa e me surpreendeu. Eu vim para buscar novos clientes e os contatos feitos até o momento são muito promissores”, disse Luiz Ângelo Rodrigues, sócio gerente da T&T Traduções Técnicas, de São Paulo/SP, visitante da Powergrid Brasil.

Para os expositores, os contatos realizados nas feiras também foram muito positivos.

“O espaço descontraído da Metalurgia é perfeito para buscarmos novos clientes e contatos para futuros negócios. Aqui nós conseguimos ter acesso a todo o mercado e apresentamos lançamentos. A expectativa para o pós-feira é muito boa. A Metalurgia nos atrai por ser a segunda maior do setor, mas também por ter um público muito qualificado e focado nos setores representados no evento”, comentou Fred Leopoldo Ziegler, diretor de Engenharia da Z-Tech Refratários, de Blumenau/SC, expositor da Metalurgia.

Para Fernando Moraes Barros Prado, gerente Comercial da DJ Fornos Industriais, de São Paulo/SP, a feira trouxe resultados imediatos. “Já fechamos algumas vendas e fizemos contatos muito promissores, pois o público é extremamente qualificado”, comentou.

A ExOne participou pela primeira vez da Metalurgia. “Além dos excelentes contatos que fizemos, com boas perspectivas de negócios, anunciamos a nossa intenção de instalar um Centro de Serviços em Joinville. Com ele, os clientes que não podem fazer um investimento tão grande poderão contratar os serviços da própria ExOne. É um investimento que deve girar em torno de R$ 5 a 6 milhões”, adiantou Ricardo Toledo, Diretor de Vendas da empresa no Brasil.

“Desde a criação da empresa, em 2003, participamos da Metalurgia. Aqui, buscamos divulgar nossas novidades, procurar novos clientes e fidelizar os atuais. Se for possível, já fechamos negócios na própria feira, como ocorreu nesta, em que vendemos uma sopradora 6 litros e um misturador, em uma negociação de R$ 260 mil”, contou Gerson Luis Vick, diretor Técnico da Gevitec, de Joinville/SC

A 3ª Powergrid Brasil trouxe gigantes do setor energético para apresentar suas soluções em geração, negociação e consumo de energia, como Votorantim Energia, Comerc, CPFL Brasil, RBE e Elétron Energy. A maioria deles, participando pela primeira vez de uma feira.

“Em nossa primeira participação na Powergrid Brasil, nossa intenção era buscar mais visibilidade para a empresa na região, conhecer os empresários daqui e apresentar nosso trabalho. Estamos muito satisfeitos com o volume e o nível técnico dos visitantes, com excelentes expectativas de negócios futuros”, destacou André Flores Rodrigues, diretor Comercial da Votorantim Energia, de São Paulo/SP.

Na mesma esteira, Anderson Sisti, consultor de Negócios da CPFL Brasil, de Campinas/SP, se disse surpreso positivamente: “Estamos estreando na feira e fomos surpreendidos com a quantidade de clientes que nos visitaram e com os novos contatos que fizemos. A realização junto à Metalurgia facilitou muito o acesso aos potenciais clientes. Conseguimos mostrar nossa marca, nos apresentar e atender um público muito técnico, com um nível muito elevado”, disse.

Já a RBE Energia, de Joinville, procurou se reafirmar no mercado local: “Somos a única comercializadora de energia 100% catarinense. Esse já é um motivo muito forte para estarmos na Powergrid Brasil desde a sua primeira edição. Estar aqui nos aproxima dos atuais e também dos novos clientes, fortalece a nossa marca e significa oportunidades de negócios”, apontou Sandro Luiz Bittencourt de Souza, diretor da RBE Energia.

Números da Metalurgia e da Powergrid Brasil: . 21 mil participações

. Visitantes de 17 países (Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, Índia, Itália, México, Holanda, Reino Unido, Turquia e Venezuela);

. Visitantes de 14 estados brasileiros (Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins);

. 49% dos visitantes com cargos de liderança (gerente, diretor, sócio, coordenador);

. 20% do público formado por decisores na compra;

. Os segmentos representados pela maior parte dos visitantes: fundição, automotivo, de engenharia e de energia.

. Expectativa de geração de negócios nos próximos 18 meses em decorrência dos contatos realizados nas feiras: R$ 450 milhões de reais.

A Metalurgia teve o patrocínio da Tupy e o apoio da Abifa. A Powergrid foi patrocinada pelo Sebrae e contou com o apoio da CPFL, SC Gás e Tractebel Energia, com realização da Fiesc.

Congresso de Inovação Tecnológica contou com 850 participações -O Congresso de Inovação Tecnológica em Fundição 2014, organizado pela Unisociesc, contou com 850 participações nas 18 palestras e oito mini-cursos, que focaram em inovação nos processos e serviços de fundição, com o objetivo de melhorar a competitividade.

Números do Cintec: .850 participações nas palestras técnicas e nos mini-cursos;

. 18 palestras técnicas;

. 8 mini-cursos.

Congresso Powergrid recebeu 764 participantes -O Congresso Powergrid, voltado à eficiência energética, foi realizado gratuitamente e recebeu 764 participantes nas 8 palestras e no Seminário de Eficiência Energética WEG. O evento contou com altos executivos como o presidente da FPT Industrial, José Luis Gonçalves, o presidente da CPFL Brasil

Fábio Rogério Zanfelice e o diretor Comercial da Votorantim Energia, André Flores.

.764 participações | 8 palestras voltadas à eficiência energética.

Workshops gratuitos dos expositores-Além dos congressos, a Metalurgia e a Powergrid contaram com workshops gratuitos realizados pelos expositores. O grupo italiano Network Exon Centauri e KAD3 Group, a CRE8, empresa australiana que desenvolve soluções mobile para empresas de telecom, tecnologia e governamentais, a Körper Equipamentos Industriais e a Bondmann abordaram temas voltados aos seus negócios.

Estandes coletivos proporcionaram a vinda dos pequenos- A Metalurgia 2014 foi um espaço democrático e que se abriu para as pequenas empresas através de parcerias com o Sindimetal-RS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo), Sebrae-RS e Sebrae-SC.

As parcerias permitiram que mais de 25 expositores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul pudessem estar na feira apresentando seus produtos e serviços em estandes coletivos, além de terem suas marcas vinculadas a grandes nomes como o Sindimetal-RS, Sebrae-RS e Sebrae-SC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira