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20/09/2014 - 07:21

Como acontece a alfabetização

Fase de descobertas e novidades é uma das mais marcantes da vida escolar da criança.

Todos que possuem filhos em idade escolar sabem que em algum momento a criança será alfabetizada. Mas a maneira como isso acontece e os reflexos da alfabetização no futuro acadêmico e profissional dos filhos é algo que os pais nem sempre dominam. Uma das dúvidas é a melhor idade para a alfabetização, pois em algumas escolas crianças com apenas cinco anos já leem e escrevem. Para a psicóloga e psicopedagoga e coordenadora do Colégio Sion, Marilize Ribeiro de Souza, cada criança tem seu ritmo. “A criança desperta para a leitura e para a escrita por um interesse interior, não há idade certa ou exata. No método Montessori – trabalhado no Sion – o ambiente é preparado segundo objetivos previamente estabelecidos e, por oferecer várias opções de trabalho, a criança é livre para escolher o que deseja realmente fazer no tempo determinado pela sua necessidade interior. Esta é a principal razão pela qual não se pode estabelecer um prazo rígido para o início da aprendizagem, uma vez que ele se desenvolverá naturalmente com o desabrochar das potencialidades da criança”, conta Marilize.

O período, considerado um dos mais importantes e encantadores da vida escolar, pede um trabalho feito em conjunto entre a escola e a família. “É importante que haja colaboração entre as partes, estimulando a observação, a verbalização e a conversação para o enriquecimento do vocabulário infantil. Atividades lúdicas como jogos de atenção, concentração, percepção, bem como atividades ao ar livre são altamente estimulantes. O interesse pela leitura deve ser despertado tanto em casa como na escola”, completa Marilize.

Outro ponto importante é a expectativa pelas primeiras palavras escritas. Os pais devem manter sua ansiedade sob controle e confiar no trabalho feito na escola. Isso porque é papel do professor ficar atento ao comportamento dos seus alunos, mudanças de atitudes, dificuldade na oralidade, na percepção de algumas letras, dificuldade de convívio social e na memorização. Já o papel dos pais é estimular a expressão oral, fazer leituras diárias, brincadeiras, jogos educativos e estimular a autonomia, imprescindível nesta fase. “A criança dependente tem mais dificuldade em descobrir o mundo letrado. Cabe aos pais darem aos seus filhos pequenos afazeres domésticos como arrumar seus brinquedos, vestir-se sozinho, arrumar seu lanche”, completa Marilize.

Tudo isso certamente vem por uma causa nobre. Uma boa alfabetização traz subsídios e segurança para um desenvolvimento consistente em toda a vida acadêmica da criança. “Da mesma forma, uma alfabetização mal elaborada ou mal assimilada prejudica todo o desenvolvimento escolar. Nada poderá ser bem construído a partir de uma base fragmentada”, finaliza a profissional.

Confira outras orientações sobre a alfabetização infantil: .Ao detectar que a criança não se sente estimulada para o aprendizado, pais e escola devem fazer um acompanhamento mais próximo.

. A 'explosão da leitura' é o primeiro sinal que a criança está lendo, ela passa a compreender e interpretar o que escreve espontaneamente.

. Escreva numa folha uma frase sobre uma ação a executar, por exemplo: feche a porta. A criança lê em silêncio e executa a ação sugerida. Escrever, ler e interpretar são resultados de uma boa alfabetização.

. Como a leitura serve para fornecer ideias, e não palavras, é preciso passar à leitura de frases completas.

Conheça a alfabetização no Método Montessori -No método Montessori, a aprendizagem da escrita precede a da leitura, consistindo a escrita inicialmente na montagem das palavras com o alfabeto móvel, sugeridas por objetos ou imagens.

A professora apresenta inicialmente as vogais, com as letras em forma de lixa. A professora mostra como traçar a letra com os dedos. Deste modo, a criança percebe três impressões simultâneas: tátil, da forma e do som correspondente à letra. Na alfabetização Montessoriana, a criança deve fixar o som fonético das letras, antes da ordem alfabética.

Após o domínio das vogais, são apresentadas três consoantes, sempre acompanhadas das vogais para que o primeiro contato seja através do som. E logo que a criança aprender poderá formar palavras com os elementos conhecidos, utilizando o alfabeto móvel.

O alfabeto móvel é utilizado para permitir à criança a análise dos sons e construir palavras, sempre por atividade pessoal. Não é o fato de a criança formar palavras com fonemas conhecidos que garante que ela esteja em condição de ler. Isso acontecerá quando a criança, depois de construir várias palavras, após muitos dias, manifestar a 'explosão da leitura', em que ela será capaz de compreender palavras que outra pessoa formou.

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