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10/01/2008 - 10:52

E-Consulting divulga os indicadores do B2B Online de 2007

Volume de transações digitais entre empresas cresce e chega a R$ 492,4 bilhões no ano, prevendo atingir a marca de R$ 644,5 bilhões em 2008.

A E-Consulting, boutique de conhecimento líder na criação, desenvolvimento e implementação de estratégias competitivas e serviços para grandes corporações, e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), a mais representativa entidade do e-business no Brasil, anunciam o índice business-to-business online (B2BOL) referente ao ano de 2007 no País.

O B2BOL mede, a cada três meses, os volumes transacionados digitalmente entre empresas, seja por meio de portais proprietários (B2BOL_Companies) ou via intermediários – os E-Marketplaces independentes (B2BOL_ E-Markets).

Em 2007, o B2BOL monitorado pelo SRC (Strategy Research Center) da Holding ECC - proprietária da E-Consulting, que é resultado da soma do B2BOL Companies com o B2BOL e-Markets, atingiu a marca de R$ 492,4 bilhões, um crescimento de 39,7% frente aos R$ 352,3 bilhões registrados em 2006.

O B2BOL Companies, praticado entre as trinta maiores empresas do país, que representam em torno de 85% de toda a movimentação brasileira entre companhias e suas cadeias de valor, alcança R$ 395,7 bilhões em 2007, contra os R$ 278,8 bilhões de 2006.

Já o B2BOL realizado entre e-marketplaces independentes – os chamados mercados digitais intermediários – representou o volume de R$ 96,7 bilhões. Em 2006, este valor foi de R$ 73,5 bilhões.

Para Daniel Domeneghetti, diretor e sócio-fundador da E-Consulting e responsável pelo Comitê de Métricas e Conhecimento da Camara-e.net, “a expansão do B2BOL acima do crescimento econômico real reflete a propensão de aumento do número de transações comerciais entre empresas, fruto da confiança existente na economia brasileira e seus indicadores sólidos. As situações de crise política vividas este ano, bem como algumas crises setoriais específicas não foram suficientes para derrubar a confiança dos empresários, executivos e investidores nacionais e estrangeiros na economia nacional. Vale ressaltar também o destaque obtido pelas exportações das indústrias petrolífera e siderúrgica, parte de nossa vocação de atuação industrial forte em setores de base e transformação, característicos por ser de alto capital intensivo”.

O executivo ainda comenta que o incremento do volume do B2BOL Companies sinaliza o crescimento macro-econômico, o que reflete diretamente no aumento de aquisições e vendas das organizações. Já os resultados positivos do B2BOL e-Markets atestam crescimento do volume movimentado acima do relativo aos portais proprietários de empresas.

Entretanto, Domeneghetti afirma que para que o Brasil tenha a pujança desejada nas transações corporativas, deve-se buscar obsessivamente o processo de Inclusão Empresarial, ou seja, a inserção de micro, pequenas e até médias empresas nas redes de negócios e transações online, visto que estas representam, em números absolutos, mais de 85% das cadeias de valor dos principais setores da economia nacional.

Perfil da E-Consulting - A E-Consulting® Corp. (www.e-consultingcorp.com.br), empresa da Holding ECC, é uma Boutique de Projetos 100% brasileira, líder em criação, desenvolvimento e implementação de serviços profissionais em TI, Telecom, Mídia, Internet e Contact Center para empresas líderes em seus mercados. Atuando no tripé Consultoria, Análise e Desenvolvimento Tecnológico, a E-Consulting desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias associadas às metodologias golden standard de mercado. A empresa é, atualmente, formada por cerca de noventa profissionais multi-disciplinares, com vasta experiência em bancos de investimentos, agências de publicidade, empresas de consultoria e tecnologia. Seu modelo de negócios e atuação reúne somente clientes preferenciais, parcerias duradouras, metodologias comprovadas, experiências únicas, serviços exclusivos, atendimento personalizado e foco em resultados.

Nosso propósito grandioso é ajudar a inserir o Brasil no mercado global de conhecimento de negócios, ou seja, auxiliar o País a aumentar e melhorar a qualidade e autenticidade do conhecimento de negócios aqui gerado. Lutamos diariamente para conseguir a admiração, o respeito e o reconhecimento de nossa sociedade, pois sabemos que nosso papel é constantemente transformar os diversos setores da economia e da sociedade, criando valor, categorias únicas e liderança, a partir do conhecimento competitivo aplicado aos negócios (Authentic Knowledge® for Business).

Perfil - A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Câmara-e.net (www.camara-e.net), fundada em 07 de maio de 2001, tem como missão discutir, posicionar, promover e defender os interesses coletivos de empresas e usuários envolvidos em atividades de comércio eletrônico, incentivando o uso da tecnologia da informação aplicada à modernização das relações econômicas, em busca de produtividade e competitividade. A Camara-e.net tem sua principal força em seu quadro de sócios-fundadores, 100 importantes empresas e no potencial de captação de sócios-mantenedores, cujo processo de adesão acaba de ser iniciado. Entre as principais prioridades da Camara-e.net estão a Regulação do Comércio Eletrônico, Validade do Documento Eletrônico, Projeto de Lei Postal, Ações de Governo Eletrônico e Inclusão Digital.

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