Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2014 - 07:50

Dia Mundial do Coração: diagnóstico preciso pode salvar vidas


Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia as doenças cardiovasculares afetam por ano no Brasil cerca de 17,1 milhões de vidas*. A boa notícia é que muitas dessas enfermidades podem ser prevenidas com uma alimentação saudável, prática de exercícios, cessação do tabagismo e da ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, o diagnóstico precoce também pode salvar muitas vidas.

Nesse Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, o Dr. Rodrigo Barretto, chefe da Seção de Ecocardiografia do Instituto Dante Pazzanese, esclarece que este é um dos poucos órgãos do corpo humano que possui uma série de exames dedicados a sua avaliação e que oferecem um diagnóstico muito seguro, sem a necessidade de exames mais invasivos. “Quando a cirurgia é necessária, o especialista sabe exatamente o que irá encontrar durante o procedimento devido à qualidade das imagens previamente apresentadas”, explica.

O médico cardiologista deve ser procurado na presença de qualquer sinal de problemas cardíacos, como dores no peito, palpitações e falta de ar. A consulta periódica também é indicada para indivíduos com casos de doenças relativas ao coração na família ou que possui um trabalho que exige muito do sistema cardiovascular, como é o caso de atletas de alta performance. Diabetes e hipertensão arterial, conhecida como pressão alta, também são condições que predispõem uma pessoa a maiores riscos de desenvolver doenças do coração e que merecem atenção.

Principais Exames de Imagem-Primeiramente, o cardiologista fará uma anamnese – entrevista com o paciente a fim de procurar detalhes que possam auxiliar no diagnóstico. A partir daí, indicará exames laboratoriais – como o de colesterol uma vez que quanto maior os índices de colesterol, maior será o risco de desenvolver uma doença coronariana –, testes gráficos, como o eletrocardiograma, e exames de imagem.

De acordo com o Dr. Barretto, o ecocardiagrama é um dos principais exames de imagem do coração, já que oferece inúmeras informações funcionais e morfológicas- ou seja, da estrutura do coração. Este é o ponto de partida para um diagnóstico seguro. “Com esse equipamento é possível avaliar o paciente tanto em repouso como em situações de estresse, já que algumas doenças só aparecem em momentos específicos, como a doença coronariana, causada pela obstrução das artérias e que só é percebida em momentos de esforço”, esclarece o médico. Esse procedimento diagnóstico é realizado por meio de um equipamento de ultrassom e leva aproximadamente 20 minutos.

A tomografia computadoriza (TC) e a ressonância magnética (RM), por serem exames mais complexos e que requerem preparação do paciente, são indicados caso haja alguma alteração nos exames anteriores ou em indivíduos que já apresentem sintomas. “Esses exames tem uma capacidade alta de diagnóstico e são utilizados para precisar a indicação terapêutica a ser seguida”, complementa Dr. Barretto.

A TC pode, por exemplo, verificar a quantidade de cálcio nas paredes coronarianas, o que é um indicador de risco para problemas cardíacos, e é realizado, principalmente, quando se suspeita de doença coronária. Já a ressonância consegue mostrar lesões por um infarto, além de analisar defeitos congênitos e avaliar os vasos grandes, como a aorta.

É importante frisar que cada pessoa deve ter seu diagnóstico e tratamento individualizado pelo médico. “As pessoas devem procurar o cardiologista regularmente, mas será ele quem determinará qual deverá ser a frequência das visitas, os exames a serem realizados e o tratamento mais indicado”, finaliza o Dr. Barretto. [http://prevencao.cardiol.br/campanhas/dmc.asp].

Cuidados cardiovasculares na GE Healthcare -Os projetos da GE Healthcare são norteados pelo conceito healthymagination, que é a estratégia global da companhia de investir até 2015 US$ 6 bilhões no desenvolvimento de novas tecnologias com ótimo acesso, custo e qualidade. Ajudar os clientes de forma mais eficaz a tratar as doenças cardiovasculares é um dos focos da empresa, que possui um dos mais ricos portfólios de soluções cardiovasculares integradas e/ou dedicadas.

Um dos exemplos é a linha Vivid de ultrassom que é dedicada ao diagnóstico de doenças cardiovasculares, o que a torna única no mercado. Os equipamentos dessa linha são mais rápidos, como o ultrassom Vivid E9 que tem capacidade de processamento oito vezes maior do que outras máquinas, permitindo ver os movimentos do coração praticamente em tempo real. Além disso, os dispositivos possuem ferramentas de quantificação avançadas que permitem verificar alguma alteração nas paredes do coração antes mesmo do indivíduo ter qualquer sintoma.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira