Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/01/2008 - 10:57

Passagem para a África

Quem está de férias e com um pouco de dinheiro sobrando só pensa em viajar, e com toda razão. A última viagem que fiz, para o belo continente africano, porém, não teve motivação turística. Mas acredito que possa servir de reflexão para aqueles que estão de malas prontas e bilhetes comprados.

Recentemente, visitei Moçambique, onde estive por duas semanas. Foram poucos dias, mas que me marcaram profundamente pelas lições de vida que encontrei. A visita foi organizada pela Primeira Igreja Batista de Curitiba, da qual faço parte. Nosso grupo de voluntários, em torno de trinta pessoas, era composto por diversos profissionais - médicos, dentistas, missionários da igreja, empresários como eu, enfim, pessoas das mais diversas áreas, reunidas pelo sentimento de procurar fazer o bem a quem realmente precisa.

Embora Moçambique seja um país de grandes belezas naturais, nossa motivação era outra. Ao me defrontar com um povo tão castigado por guerras, doenças e pela miséria, fiquei admirado com a imensa alegria e generosidade com que nos receberam. Com a sua alegria de viver, mesmo tendo tão pouco - no sentido material.

A África em geral - e Moçambique não foge à regra - tem cerca de um terço da sua população com Aids. Praticamente não existe saneamento básico, e as pessoas não têm uma cultura de higiene e profilaxia, uma vez que vieram de aldeias e tribos com traços culturais diferentes dos nossos. A mortalidade infantil é bastante acentuada, tanto que a expectativa média de vida é de 46 anos.

Mas isso em nada significa falta de cultura. Por mais pobres que sejam - materialmente falando - todas as crianças com as quais tive contato, todas mesmo, falam um português claro, limpo, preciso e correto. Que exemplo de respeito à língua de sua nação. Poderiam até ensinar muitos brasileiros que costumam judiar do nosso idioma pátrio.

Estivemos em diversas regiões do país - missionários fizeram palestras, médicos e dentistas atenderam a população, pessoalmente acabei falando para formar grupos de futuros líderes entre os jovens, e repassar um pouco da minha experiência no setor de transporte de cargas. Por fim, decidimos fazer algo mais, que será a construção de instalações para panificação. Os equipamentos e o transporte já estão garantidos.

Por isso, nessa temporada de férias, faço um convite para que os brasileiros conheçam também outras realidades, aqui mesmo em nosso país. Um gesto de solidariedade custa muito pouco. E a recompensa, sem dúvida, vale à pena!

. Por: Markenson Marques é presidente da Cargolift Transportes e Logística

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira