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CANAIS

23/09/2014 - 08:26

Desafio Canamax chega para estimular a produtividade da cana

CTC e BASF lançam campanha inovadora para fomentar o máximo de produtividade dos canaviais; interessados devem se inscrever no site [www.desafiocanamax.com.br].

São Paulo (SP) - Com o objetivo de estimular o setor sucroenergético a conquistar a máxima produtividade dos canaviais, o CTC - Centro de Tecnologia Canavieira, em parceria com a BASF, lança o 1º. Desafio de Produtividade da Cana – Canamax – CTC/BASF - Soca da Safra 2014/2015.

Nos últimos tempos, a agroindústria canavieira brasileira tem sentido fortemente no caixa o peso da equação custo/produtividade. Enquanto os custos de produção se elevaram, a produtividade despencou. Se no passado já atingiu média de 90 toneladas por hectare, na safra 2012/13 caiu para 67,3 t/ha. A safra 2013/2014 fechou em 74,1 t/ha. Para a safra 2014/15, a expectativa era voltar à casa das 80 t/ha, mas a estiagem frustrou essa recuperação.

“Acreditamos que é possível melhorar a produtividade atual apenas utilizando as ferramentas que já estão no mercado e fazendo um bom planejamento das atividades” diz Virgilio Vicino, Gerente de Marketing do CTC, explicando que o foco do Canamax é criar um ambiente que estimule as equipes técnicas das usinas a ousarem em suas ideias, e utilizarem práticas de cultivo inovadoras que possibilitem extrair o potencial máximo da cultura, com sustentabilidade e rentabilidade.

“Queremos que este desafio seja um convite ao uso do conhecimento e da prática de nossos profissionais, ligados à área de produção. Levaremos para o setor a mensagem de que é possível alcançar o tão desejado 3 dígitos em produtividade. Vamos em busca de superações e consequentemente da redução no custo por tonelada produzida, como ocorre em outras culturas. Para isso, lançamos o Desafio Canamax”, diz Carulina Oliveira, gerente de Marketing de Cana, Citros e Amendoim da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil.

Como será o Desafio Canamax -As usinas interessadas devem conferir o regulamento completo no site [www.desafiocanamax.com.br ]e também preencher o formulário de inscrição até 31 de outubro de 2014 (ou até que o programa atinja 30 inscrições).

O programa terá duas diferentes categorias para participação: 1º) Cana Soca (de plantio de 18 meses) - CTC15 em Solo Restritivo | 2º) Cana Soca de CTC2, 4 ou 20 em Solo Favorável.

Os interessados poderão participar em uma ou nas duas categorias, desde que as inscrições sejam independentes.

Segundo Carulina, o Desafio Canamax não é um projeto científico, mas um projeto piloto, que mostrará que pequenos passos farão grande diferença em curto espaço de tempo. “Queremos instigar os profissionais das usinas a participar, a buscar alternativas para produzir melhor. E será importante que eles envolvam outros profissionais, como pesquisadores e consultores para ajudá-los nesse objetivo.”

A maior vitória do Desafio Canamax será o envolvimento das usinas gerando resultados, comprovando que é possível aumentar a atual produtividade. “Queremos colaborar com o setor, pois todo o aprendizado adquirido na condução das áreas registradas no Desafio Canamax poderá ser transferido para o restante das lavouras, se comprovada a sua viabilidade, sustentabilidade e rentabilidade. E será uma fonte de inspiração para os vizinhos, gerando uma onda positiva de inovação”, conclui Virgílio.

Perfil: o CTC – Centro e Tecnologia Canavieira atua há mais de 40 anos no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o setor canavieiro. As pesquisas abrangem os elos da cadeia produtiva de cana-de-açúcar, álcool, açúcar e bioenergia, permitindo agregar valor às diversas etapas do processo e contribuindo com a evolução sustentável do setor. [www.ctc.com.br].

Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço [www.basf.com.br] ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, € 4.2 bilhões em 2013 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de petróleo e gás). Na América do Sul, a BASF contava com mais de seis mil colaboradores em 31 de dezembro de 2013.

Divisão de Proteção de Cultivos da BASF -Com vendas de mais de €5.2 bilhões em 2013, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF oferece soluções inovadoras em proteção de cultivos, tratamento de sementes e controle biológico, bem como soluções no gerenciamento de água, nutrientes e saúde da planta. Seu portfólio inclui também produtos para gramado e plantas ornamentais, controle de pragas e saúde pública. A Divisão de Proteção de Cultivos da BASF é uma líder inovadora que auxilia os agricultores a otimizar sua produção rural, melhorar a eficiência de seus negócios e aumentar a qualidade de vida da população mundial em constante crescimento. [www.agro.basf.com], ou por meio de nossos canais das mídias sociais.

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