Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/01/2008 - 10:58

Campeonato brasileiro de vela reúne 170 atletas em Foz do Iguaçu


Competição da Classe Optmist será realizada entre os dias 12 e 19 de janeiro, no Lago de Itaipu.

A 36ª edição do Campeonato Brasileiro de Optmist (categoria de vela para competidores de 7 a 15 anos de idade) vai reunir cerca de 200 atletas de várias partes do país em Foz do Iguaçu até o próximo dia 19 de janeiro. A abertura da competição está programada para o sábado (12), às 9h, no Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI). Outros 600 participantes (equipe técnica, apoio e pais dos atletas) são esperados para o evento.

O secretário nacional da Associação Brasileira da Classe Optmist, Aldévio Leão, ressaltou a importância da competição, que é a categoria de entrada da vela. Ele elogiou a organização do evento e disse que é grande a expectativa de velejar no Lago de Itaipu, já que é a primeira vez que o brasileiro é realizado no local. “Até o sábado estaremos fazendo as medições dos barcos, para verificar se eles se enquadram nas especificações da classe Optmist (tamanho da vela, peso, comprimento do barco etc)”, informou.

Durante os três dias de medições, de quarta a sexta-feira, acontece a Copa de Estreantes, com regatas a partir das 11h. Até o final da tarde do dia 8, estavam inscritos atletas de 27 clubes, do Distrito Federal e de oito estados brasileiro (Ceará, Fortaleza, Espirito Santo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Até o momento, o Rio de Janeiro inscreveu a maior delegação, com 55 atletas.

Na Copa dos Estreantes, em Foz do Iguaçu(PR), o velejador Luiz Augusto Mergel, do Grupo de Jangadeiros de Porto Alegre (RS) venceu nas regatas dia (9), seguido de Eliton Barbosa, do ICLI de Foz do Iguaçu (PR). A competição continua no dia (10) no Lago de Itaipu com largada às 11 horas.

O campeonato nacional propriamente dito, a partir de sábado, vai contar com 15 regatas. Os atletas podem descartar os dois piores resultados para efeito da pontuação. Em Foz, serão selecionados 15 velejadores para disputar o sul-americano em Paracas, no Peru, no próximo mês de março. Com os resultados do brasileiro, mais a seletiva que será realizada no mês de maio, os atletas podem se classificar para os campeonatos mundial, europeu e norte-americano deste ano. Em 2009, a propósito, o mundial será realizado no Brasil, no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O árbitro geral do campeonato, Ricardo Navarro, disse que espera uma competição de alto nível técnico, pois o Brasil mantém a tradição de se classificar entre os 15 melhores do mundo. “É difícil apontar favoritos, porque como é uma classe de iniciação, sempre aparecem novos talentos. A equipe do Paraná tem a vantagem de conhecer o circuito”, afirmou.

Para o comodoro do ICLI, Admir Dacorreio, a conquista de Foz do Iguaçu como sede do Campeonato Brasileiro de Optmist 2008 é um reconhecimento à participação do clube nos últimos cinco anos na competição, sempre com expressivo número de atletas e revelando talentos, como o vice-campeão sul-americano e bicampeão brasileiro da classe Laser, Allan de Oliveira Godoy, que hoje está em Mar Del Plata participando do sul-americano.

“Temos a hegemonia na vela do Paraná desde 2001 e os atletas do ICLI têm se classificado muito bem no campeonato brasileiro”, afirma Admir Dacorreio. Esses atletas são referência e inspiração para as outras 60 crianças vindas de famílias de baixa renda e que participam do projeto social Velejar é Preciso, promovido pelo clube.

O 36º Campeonato Brasileiro de Optmist conta com o apoio da Itaipu Binacional e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Esporte, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, além dos sócios e estudantes voluntários no trabalho de organização do evento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira