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26/09/2014 - 06:07

Codesp publica resultado de licitação do VTMIS


Sistema possibilitará o monitoramento em tempo real do fluxo de embarcações no Porto de Santos.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) publicou no dia 25 de setembro (quinta-feira), no Diário Oficial da União, o resultado da concorrência para a implantação do sistema de monitoramento do tráfego de embarcações (Vessel Traffic Management Information System - VTMIS). O vencedor foi o Consórcio Indra VTMIS Santos, que apresentou valor de 31 milhões de reais para o empreendimento.

O certame licitatório prevê a implantação do sistema desde o fornecimento de equipamentos e software até treinamento de pessoal e obras civis, pelo período de 44 meses. O VTMIS possibilitará o monitoramento e gerenciamento, em tempo real, do fluxo de embarcações no canal de navegação e nas áreas de fundeio do Porto, obtendo informações para o tráfego dentro do canal de navegação, que servirão também para controle de questões ambientais e apoio em situações de emergência.

As empresas do consórcio vencedor da licitação já possuem experiência em controle de tráfego portuário, atuando na Espanha, Marrocos e Polônia. Segundo informações do Consórcio, recentemente fechou contrato para VTMIS com o Porto de Vitória (ES) e está implantando o sistema de gestão do tráfego marítimo no porto de Southampton, no Reino Unido. Na América Latina, é um dos fornecedores tecnológicos no projeto de ampliação do Canal do Panamá e está ampliando a plataforma tecnológica global do porto de Valparaíso, no Chile.

Outra licitante foi desclassificada por descumprimento do edital. A Codesp abriu prazo recursal de cinco dias.

O VTMIS - O Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações para o Porto de Santos (VTMIS) é um sistema de auxílio, controle e monitoramento do tráfego de embarcações na área do porto e em suas imediações. Contará com um Centro de Controle e quatro torres de monitoramento em pontos estratégicos do porto (Ilha da Moela, ponta de Itaipu, arredores da Dow Química - na entrada do canal - a ilha Barnabé). Os locais foram escolhidos por oferecerem segurança aos equipamentos e por possibilitarem cobertura de todo o estuário, com uma área de varredura que vai da área de fundeio ao Terminal Marítimo da Usiminas. Cada um terá um radar, uma câmera inteligente e um transponder AIS para a coleta destes dados. A estação meteorológica servirá para monitoração de intempéries e o marégrafo, para identificar os movimentos de preamar (maré alta) e baixa-mar no canal.

As torres abastecerão a central com dados sobre a localização e movimentação de embarcações. O sistema contará com radar, câmera inteligente de longo alcance e transponder AIS (Automatic Identification System), um Sistema de Identificação Automática. Este último, o transponder AIS (Automatic Identification System, Sistema de Identificação Automática), é um dos equipamentos mais importantes da torre: ele recebe sinais enviados, obrigatoriamente, pelos navios. Com esse contato, a central visualiza a posição, a velocidade e o número de registro da embarcação numa carta de navegação eletrônica, exibida num monitor – seu movimento é acompanhado em tempo real. Como a maior parte dos barcos pequenos não emite sinais de transponder, a tarefa do radar será identificar estas embarcações menores – até o limite até 1,5 metro de comprimento. A câmera inteligente apontará, automaticamente, para o alvo localizado pelo radar. Esses recursos serão integrados à gestão de segurança da Supervia Eletrônica de Dados e ISPS Code. O VTMIS faz parte do Projeto de Inteligência Logística Portuária da Secretaria de Portos (SEP), juntamente com o Porto Sem Papel (PSP) e Porto 24 horas, ambos em pleno funcionamento.

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