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26/09/2014 - 06:18

Criação de valores corporativo e social está cada vez mais conectada, constata KPMG

As empresas precisam entender melhor o valor que elas geram para a sociedade com a finalidade de proteger e produzir valor corporativo, de acordo com o relatório intitulado “Uma Nova Visão de Valor” (A New Vision of Value, do original em inglês), publicado pela KPMG. O estudo identifica os três fatores-chave que estão estimulando a diminuição da diferença entre a geração de valores corporativo e social. São eles: os novos regulamentos e normas; a influência cada vez maior das partes interessadas; e a dinâmica de mercado em constante transformação sob influência de megaforças econômicas, sociais e ambientais.

Segundo a pesquisa, esses três elementos significam que os fatores externos corporativos, que possuíam pouco ou nenhum impacto sobre os fluxos de caixa e os perfis de risco, agora trazem novas ameaças e oportunidades que causam implicações significativas em termos de geração de valor corporativo no século XXI.

O relatório contém ainda estudos de caso que ilustram como as novas regulamentações, as ações das partes interessadas e a dinâmica de mercado poderiam afetar o lucro de três modelos de negócios: uma mina de ouro na África do Sul, uma fábrica de cerveja na Índia e uma unidade fabril de plástico nos Estados Unidos. Para isso, é aplicada a metodologia de Valor Real da KPMG para descobrir que, em um cenário de 2030, a fábrica de cerveja poderia ver sua margem de lucro de 5% ser transformada em uma perda de 4%. A mina de ouro poderia ver sua margem de lucro reduzida a um nível de 1%, o que a transformaria em um negócio financeiramente insustentável. A unidade fabril de plástico, por outro lado, estava mais bem protegida contra a internalização de suas externalidades em virtude de sua localização e de suas condições específicas ao setor. Os estudos de caso presumem que as empresas mais bem projetadas não adotam nenhuma medida de mitigação.

"As externalidades agora fazem parte da história de geração de valor de todas as empresas. Os líderes e investidores precisam estar atentos a essa nova dinâmica para eliminar restrições às oportunidades de geração de valor e gerenciar riscos. Eles precisam identificar e quantificar as externalidades, reconhecer o que está influenciando na internalização e entender as implicações para o valor corporativo", explica o diretor da prática de Mudança Climáticas e Sustentabilidade da KPMG, Ricardo Zibas.

O relatório também destaca como o alinhamento mais estreito entre a geração de valor corporativo e a geração de valor social está sendo refreado pelo sistema financeiro atual, em que muitos investidores e líderes empresariais estão focados quase exclusivamente em termos de geração de valor de curto prazo para os acionistas. Ele propõe uma pauta para mudanças organizada em seis pontos: 1. Demonstrar liderança e medidas tangíveis | 2. Esclarecer o conceito de dever fiduciário | 3. Aprimorar o entendimento da relação entre a geração de valor corporativo e a geração de valor social | 4. Mudar as delegações de autoridade e os incentivos| 5. Aprimorar a qualidade dos dados fornecidos por empresas e investidores | 6. Proporcionar um ambiente de políticas viabilizadoras. [http://zip.net/bhpDfg].

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 155 países, com mais de 155.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (“KPMG International”), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.

No Brasil, a organização conta com 4.000 profissionais distribuídos em 13 Estados e Distrito Federal, 22 cidades e escritórios situados em São Paulo (sede), Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Osasco, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos, São José dos Campos e Uberlândia.| Site: kpmg.com/BR.

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