Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2014 - 06:25

SESC amplia acesso a artes em vitória com novo centro cultural

Centro Cultural Sesc Glória, reforça posicionamento da instituição na promoção da cultura de forma a contribuir para o debate e produção artística.

Rio de Janeiro– Pesquisa recente sobre os hábitos de cultura dos brasileiros, realizada pelo Sesc, identificou que 20% dos entrevistados da região Sudeste não frequentam teatros, cinemas, galerias e salas de concerto pelo fato de não existirem espaços apropriados em suas cidades. Em relação à frequência, 53% declararam nunca terem assistido a uma peça teatral e 74% a um espetáculo de balé. Como forma de ampliar a oferta de atividades e espaços culturais à população, o Sesc inaugura no próximo dia 27 de setembro o Centro Cultural Sesc Glória ,em Vitória, no Espírito Santo.

O edifício Glória, onde funcionará o Centro Cultural, foi totalmente modernizado sem deixar de manter as características originais. O novo espaço resgata a imponente obra arquitetônica, com elementos do neoclássico e art decó. Serão oferecidas oficinas, além de ampla programação de diferentes manifestações artísticas como literatura, música, cinema, artes visuais e artes cênicas. Em todo o Brasil, o Sesc conta com cerca de mil espaços para promoção da cultura, como centros culturais, bibliotecas, teatros, galerias, museus e salas de exibição e de leitura.

Com mais este local, o Sesc reforça a sua contribuição à sociedade, fomentando o acesso à cultura e ao entretenimento. Somente em 2013, foram realizados mais de 73 mil shows e espetáculos, além de exposições e mostras em todo o país. O novo Centro Cultural abrigará dois teatros, sendo um multiconfiguracional, dois cinemas, uma biblioteca com mais de sete mil exemplares, laboratório multimídia, dois ateliês de artes visuais, quatro salas de aula, inclusive de dança, espaço para exposições, estúdio, audioteca, arena acusmática, sala com programação literária, banco de textos e um bistrô. O terraço do edifício terá, ainda, um jardim, que funcionará como mirante.

Para a inauguração, o Centro Cultural Sesc Glória receberá mais de 90 obras do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher. A exposição “O Mundo Mágico de Escher” já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba e, em 2011, foi a exposição mais visitada do mundo, com xilogravuras e litografias.

História - O prédio que abriga o Centro Cultural Sesc Glória começou a ser construído em 1926 no local do antigo jardim municipal, onde se registrou a estreia do primeiro cinematógrafo da cidade. Em 1932, virou teatro, quando foi construído o edifício Antenor Guimarães. Foi ali que a firma Santos & Cia (que administrava a edificação na época e durante quase toda a sua existência) fez o Glória sob projeto do arquiteto alemão Ricardo Wriedt.

O Cineteatro Glória era considerado o maior edifício de Vitória e um dos primeiros construídos em concreto armado, sendo que todo o cimento empregado na construção era inglês. Ele contava com 1296 lugares até uma reforma realizada em 1970, que diminuiu a capacidade para 1200. Foi palco de grandes celebrações sociais e também funcionou como teatro e cinema por longo tempo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira