Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/01/2008 - 11:13

Exposição abre programação/2008 de artes visuais na UERJ


A mostra "Cinco Sentidos" fica em cartaz até 29 de fevereiro de 2008 na Galeria Cândido Portinari da UERJ. O objetivo é apresentar trabalhos originais de artistas contemporâneos em torno dos sentidos humanos, relacionando-os com obras que pertencem ao acervo da Universidade criadas por Júlio Teixeira Bastos no século XIX. Bianca Bernardo aborda o tato; Bob N, o paladar; Carlos Contente, a visão; Davi Ribeiro, o olfato; e Romano, a audição. A entrada é franca e a visitação pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h.

Com a obra LIGUE-SE (graffiti sobre parede e programação musical, 2007), o artista Romano disponibiliza músicas de netlabels, gravadoras independentes que compartilham canções em creative commons (licenças livres) e álbuns de música completos com direitos autorais compatíveis com o avanço tecnológico em aparelhos de captura e reprodução de áudio (mp3s, cds, dvds, etc.). As licenças livres flexibilizam os “direitos autorais” e possibilitam a vários “autores” escaparem da armadilha do jabá das rádios comerciais e atingirem um público cada vez maior. O imperativo LIGUE-SE traz a questão da importância da “atitude individual” para o surgimento e a continuidade de redes artísticas e políticas como essas gravadoras.

Em "C o m t a t o" (recorte fotográfico, gravura de cola, bolsa e ovo de alabastro, 2007), Bianca Bernardo tem o tato como questão forte. O tato tem inúmeros sentidos. A mesma mão que afaga pode apertar e sufocar. Ao mesmo tempo em que o tato tem este doce tatear, essa descoberta pelas mãos também se conecta à morte e à violência. Tudo isso é abordado de maneira muito sutil. Em seu trabalho o tato passa também pela questão do erótico, do sexo, em uma idéia de um corpo maior para além da definição sexual, que o entende como materialidade, condição de coisa palpável, pessoal mesmo.

Bob N trabalha o sentido do paladar em "Doce Vida" (máquina de algodão doce, moça, açúcar de cores diversas, gente comendo, 2007). Bob se interessa por pintura. Seus trabalhos mesmo que tridimensionais ou performáticos trazem essa referência. Outro fator importante é a proximidade da arte com a vida, com o nosso cotidiano. O alimento saído da natureza se transforma em mercadoria; ao ser comprado e trazido para a galeria pelo artista recebe o status de arte sendo consumido pelo público, transforma-se em excremento e retorna à natureza, completando um ciclo vital em que a arte está inserida.

A visão é abordada por Carlos Contente em "4 casos típicos de problemas visuais" (graffiti sobre parede, 2007). O artista cria narrativas que englobam a história da arte e a vida cotidiana. Sempre de forma irônica, utiliza o graffiti, um carimbo de seu próprio rosto e escrituras para compor suas histórias, tendo as paredes da galeria como suporte.

Davi Ribeiro se inspira no olfato para criar "Recanto para o sublime" (esteiras, orquídeas, pétalas de rosas e fonte, 2007). O cheiro do trabalho de Davi ocupa inteiramente o espaço da galeria. “Recanto para o sublime” estimula o espectador a interagir com a obra, esteja dentro dela, tornando aquele espaço um local de reflexão acerca da vida e desejando que um outro mundo seja possível a começar por uma pequena transformação em cada indivíduo.

DECULT/SR-3/UERJ apresenta Cinco Sentidos, exposição de arte contemporânea, de seg à sex, das 10h às 19h, até 29 de fevereiro de 2008, na Galeria Cândido Portinari/UERJ | Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã – Rio de Janeiro (RJ). Tel.: (21) 2587-7650. Entrada franca

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira