Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/09/2014 - 06:20

Consórcio Pesquisa Café contribui para manter liderança mundial do Brasil no agronegócio café

No período de 1997 a 2013, com a contribuição do Consórcio, a produção e a produtividade de café praticamente triplicaram em nosso País.

A produção de café no Brasil, nos últimos anos, tem sido responsável por cerca de um terço do mercado mundial, ou seja, de cada três xícaras de café consumidas no mundo, pode-se dizer que uma é brasileira, o que faz do País o maior produtor mundial. Além disso, é também o maior exportador e segundo consumidor, devendo chegar à primeira colocação nos próximos anos ao superar os EUA. Esse protagonismo é resultado, em grande parte, da ação coordenada de centenas de pesquisadores, técnicos e extensionistas das instituições integrantes do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, com atuação nas regiões produtoras de café.

No Brasil, a evolução da cafeicultura, de acordo com o Informe Estatístico do Café, do Departamento do Café – Dcaf, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, a partir de 1997, em decorrência da criação do Consórcio Pesquisa Café, é bastante expressiva. A área de cultivo nesse ano era de 2,4 milhões de hectares, a produção de 18,9 milhões de sacas de 60kg e a produtividade de 8,0 sacas/hectare, com o consumo per capita de 4,3kg de café. Passados 17 anos, de acordo com o Levantamento de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab (dezembro/2013), houve redução da área de cultivo para 2,0 milhões de hectares, em 2013, e o País produziu 49,15 milhões de sacas, com produtividade de 24,4 sacas/ha. E o consumo per capita, nesse mesmo período, também de acordo com o Informe Estatístico, aumentou para 6,4 kg.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira