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11/01/2008 - 10:27

11ª edição do Fashion Business – Outono/Inverno 2008


Reconhecido como a maior bolsa de negócios da moda brasileira, a décima primeira edição do Fashion Business será realizada entre os dias 8 e 11 de janeiro de 2008, dentro do Fashion Rio, na Marina da Glória, e apresentará à cerca de cinco mil lojistas especializados de todo o Brasil e compradores internacionais, o trabalho de mais de 150 marcas do Rio de Janeiro e de outros Estados. Na última edição outono-inverno, em janeiro de 2007, foram negociados R$ 332 milhões para o mercado interno e exportados US$ 14 milhões.  A expectativa é de que o evento seja visitado por dez mil compradores de todo o Brasil e do exterior.

Polo de Moda Niterói – Inverno 2008 - Grupo de Moda de Niterói/ Firjan - Desde 2005, o Pólo de Moda de Niterói, que antes integrava o Pólo de Moda Leste Fluminense, passou a ocupar um estande próprio dentro do Fashion Business. Este é o reflexo do crescimento do grupo dentro da bolsa de negócios paralela ao Fashion Rio. Dois anos depois, o Pólo de Moda de Niterói apresenta, em sua edição Outono/Inverno 2008, as coleções das grifes estreantes Zack, moda feminina de Paula Paes Leme, João Paes Leme, bolsas femininas de João Paes Leme e Rib, moda feminina de Carla Soares. E, ainda, as veteranas Érika Fakuri, moda feminina de Érika Facuri, Soho, de Cláudia Natal, Ganesha, acessórios de Sílvia Haddad. Embora diferentes, as coleções têm em comum o tema Body & Art, que busca a integração do corpo e da arte, expressa pela moda. O pólo de Moda de Niterói tem como diferencial a aposta na criatividade dos designers da cidade, que agregam valor às suas coleções assinando suas próprias marcas.

Body & Art – Pólo de Moda de Niterói para o Outono/Inverno 2008 - Segundo a revista americana W, bíblia da moda e comportamento, em sua edição especial sobre arte, de novembro passado, eventos de arte hoje são tão concorridos quanto o tapete vermelho de Hollywood. Mas não é de hoje que moda e arte caminham juntos. Já nos primeiros tempos do Século XX, Paul Poiret, precursor desse movimento, utilizou a geometria da Art Déco, oriental e africana, em seus modelos, tornando-se, assim, um ícone de moda. Tempos depois Elsa Schiaparelli marcou época com o surrelismo e, mais recentemente, Yves Saint Laurent com Picasso, Bracque, Mondrian e Lischtenstein, só para citar alguns "pesos pesados".

Não podemos falar de moda e roupa sem falar de corpo, como também de arte e design, hoje tão presentes em todos os setores da vida contemporânea. A tela de Canvas é um dos grandes veículos de expressão da arte, bem como o corpo é na moda, e no design, assim sendo, mais uma vez o grupo de marcas que integra o Pólo de Moda Niterói, para o Outono/Inverno 2008, resolveu fundir (fusão, palavra chave na moda atual) esses dois veículos resultando no tema "Body Art", onde o híbrido, corpo/moda/arte/design, irá se expressar em coleções inspiradas em movimentos artísticos e em artistas consagrados, como também nos anônimos das ruas dos grandes centros urbanos.

Érika Facuri - Com o tema "Arte de Viver", a nova coleção de Érika Facuri concilia a arte e a moda. Releitura de influências da Art Nouveau, a coleção associa linhas retas e curvas, com motivos florais, em uma palette de cores mais sombrias, criando, assim, um jogo de tons sobre tons com efeitos de ponto cheio, aplicações de tecidos, jogo de paêtes e patchwork. Além do bordado, ponto forte da marca, a estilista introduz nesta coleção tecidos como cetim, tafetá, algodão e sarja.

Soho - Neste inverno, a SOHO resgata momentos importantes da História, como a liberação do corpo feminino e a descoberta de novas formas de expressão: o mundo, as diferentes culturas e a mistura de formas e texturas, que evocam o romantismo e a sensualidade de quem não teme sua própria personalidade. A grife aposta, então, na alfaiataria misturada aos tecidos nobres e femininos, como os voils empapelados, os tecnológicos, o street wear e à feminilidade das mulheres do estilista Paul Poiret, com laços, drapeados, volumes, brilhos e pedras, que se misturam trazendo leveza.

Ganesha - Nesta temporada, arte e cor falarão por si por meio de um jogo interessante entre madeira, metal e resina nos acessórios de design contemporâneo. A coleção Ganesha para este inverno é inspirada nos quadros de cores únicas do pintor austríaco Gustav Klimt, em particular "El beso", "O beijo", em que o pintor retrata o abraço de um homem e o beijo apaixonado de sua amada. O quadro retrata a vida, a paixão e a beleza de forma singular e profunda em um contexto de eternidade.

João Paes Leme - Grife de acessórios, bolsas femininas. Em sua primeira participação no Fashion Business, o estilista João Paes Leme aposta nas bolsas grandes de couro, em estamparias metalizadas de répteis, como crocodilos e cobras, e dégradès de tons fortes.   João Paes Leme se inspirou no seu brasão familiar, originário da nobreza brasileira, e criou forros em seda estampados com brasões que deram um toque de elegância sem ostentação, os couros em tons clássicos e os metais que nos remetem a era da monarquia desenham as bolsas dignas de serem usadas por uma grande dama.

Rib - O universo das artes plásticas inspira a coleção outono/inverno 2008 da RIB. Luz e sombra, texturas variadas, colagens, estampas artesanais sobrepostas à tie dies e dégradés, pinceladas de cor fazem dos tops as estrelas da coleção, acompanhados  de jeans, justos, quase neutros, com pequenos detalhes de cor nos pespontos e novas formas nos bolsos. Para completar, casacos femininos, que podem e devem ser usados como vestidos.

Zack - Com gancho na sinergia entre os tecidos sofisticados e a moda esportiva, a Zack aposta no mix de malhas com brilho e moletons para a confecção de casacos, calças e shorts. Os vestidos e saias, com efeito de fluidez, são os pontos fortes da coleção e reúnem jerseys, tricolines estampadas e acabamentos de quilt exclusivo. A cartela de cores está bem dosada com o branco e o roxo, laranjas, gamas de azuis e verdes e diversas matizes de cinza.

Parcerias sociais: Pólo de Moda de Niterói e Grupo Eco-artes das Palmeiras - Todos os brindes que serão distribuídos à imprensa e aos clientes compradores foram encomendados ao grupo Eco-artes das Palmeiras. O grupo da comunidade do bairro das Palmeiras, em Itaunas, São Gonçalo, é formado por mulheres que fazem artesanato, cuja matéria-prima é a fibra de bananeira e da ataboa e, ainda, o reaproveitamento do lixo doméstico, como sacos de café, caixas de leite, papéis, entre outros. Sob a coordenação de Isabel Cristina Bastos Andrade Pareto, moradora da comunidade, a oficina de artes funciona como um centro de formação multiplicador, em que mulheres são capacitadas para a geração de renda, dentro de uma economia solidária que surge da necessidade de unir as transformações sócio-ambientais e o desejo de realizar uma cooperativa empreendedora.

Pólo de Moda de Niterói e grife Cantão - Nesta 12ª edição do Fashion Rio e 11ª edição do Fashion Business, o Pólo de Moda de Niterói estréia nas passarelas com uma parceria social entre as marcas Erika Facuri e Zack e a grife Cantão. Peças da coleção que será desfilada pelo Cantão serão desenvolvidas pelas marcas Erika Facuri e Zack.   Esta parceria agrega valor às marcas que integram o Pólo de Moda.

A realização é do Sistema Firjan, com patrocínio do Sebrae, apoio: Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, coordenação presidente do Conselho/Representação Regional no Leste Fluminense, Dr. Luiz Césio Caetano Alves - coordenação adjunta: Érika Fakuri.

Pólo de Moda São Gonçalo – Inverno 2008

As empresas do Pólo Industrial de Moda de São Gonçalo e Região mostrarão na 11ª edição do Fashion Business, que é impossível trabalhar com o mundo fashion sem ter a preocupação com as questões sócio-ambientais.

A coleção outono / inverno 2008 das empresas participantes terá cores fortes, revisitando várias décadas e estilos, trazendo uma moda “retro” com ar de modernidade; tudo isto com a estilo da Moda do Rio de Janeiro.

As marcas que compõem o Pólo de São Gonçalo,as estreantes: Porus, Sandra Bijoux, Haver Jeans, e já na terceira edição a OUZ Fashion, que empresta sua experiência para as iniciantes.

O Pólo trabalha a consciência de diferentes tomadas de decisões tais como: responsabilidade social, coleta seletiva e reciclagem de seus insumos da produção a fim de não poluir, praticando os “3 R” (erres) redução, reaproveitamento e reciclagem.

Moda Consciente - O Pólo trabalha a consciência da responsabilidade social de forma prática, como, por exemplo, enviando sobras de materiais para cooperativas locais, que confeccionam produtos para vender. A coleta seletiva do lixo é outro exemplo que vem dando certo no Pólo. Todo o lixo reciclável é vendido e parte do valor arrecadado é revertido em  cestas básicas para seus funcionários. A mão-de- obra artesanal local para a fabricação de peças, o que traz renda e dignidade para a população local. Criam-se cursos internos e pagam-se cursos externos para qualificação com o objetivo de oferecer  oportunidade de ascensão profissional a seus funcionários.

Para o estande do Fashion Business trabalhou-se o tema moda consciente, com  uma  bolsa confeccionada em tecido de algodão com uma estampa ecológica e uma semente de Ipê para ser plantada; traz como parceiro a  Recifibras (que trabalha com portadores de necessidades especiais para ornamentação do estande.   

Empresas: OUZ - Empresário: Aldeir de Carvalho (8128-8244) Estilistas: Emmily de Carvalho e Jéssica | SANDRA BIJOUX - Empresária: Sandra (9674—6963) Estilista: Sandra | HAVER JEANS - Empresária: Aldelice (7836-4577) Estilista: Aldelice. | PORUS - Empresário: Luiz Cláudio (7894-8010) Estilista: Célia Martins (97-08-3683) | RECIFIBRA (PARCERIA) - (21) 2734-2210 Mônica Castedo.

Coordenação Pólo de Moda de São Gonçalo: Damaris Gomes 96216492/2604-7016 | Presidente Sindicato| Aldeir de Carvalho 8128-8244.

Pólo de Moda Campos – Inverno 2008

O Pólo de Moda de Campos inspirou-se no artista Ivald Granato para criar sua coleção Inverno 2008 que será apresentada na 11ª edição do Fashion Business. Para isso, teve como foco o Cubismo, movimento estético que ocorreu entre 1907 e 1914, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque . A inspiração na pintura possibilitou desenvolver uma coleção com conceitos de funcionalidade e depuração de formas.

Surge assim uma coleção com ritmo de cores vibrantes em contraste com os tons terrosos, o que valoriza o corpo feminino. Detalhes como bordados platô (achatados), laços de brim, drapeados, pregas com padrões cubistas e detalhes em couro. Tecidos sedosos, brilhosos e materiais sintéticos. Uma modelagem rigorosa, sem deixar de evocar a sensualidade. A influência cubista e Art Decó inspirou os motivos geométricos não só nas roupas, mas, também, nos acessórios.  

Formado pelas seis marcas Angela Bechara, Lafibrunn, Minx, Orien, Camila Barata e Pilar, o Pólo de Moda Campos permite então, no Inverno 2008, uma jornada pelo mundo das artes. A inovação vem através da mistura de materiais e o jogo de cores vibrantes e contrastantes.

O artista Ivald Granato - Artista brasileiro, nascido em Campos, Ivald Granato gosta de brincar com as cores e abusa de estereótipos infantis em suas obras de inspiração cubista. Vanguardista, contemporâneo, chama atenção por sua inquietação artística. Cada peça parece vibrar. Multifacetado, Granato trabalha com pinceladas rápidas, criando figuras de contorno impreciso. Sua obra se destaca pela espontaneidade e pelas cores contrastantes.

Angela Bechara - Em sua quinta participação consecutiva no Fashion Business, a estilista Angela Bechara, que está à frente da marca que leva seu nome, apresenta peças que apostam nas estampas gráficas e geométricas e em modelos que brincam com a repetição típica do cubismo de Granato. Assim, mangas, decotes e saias ganham pregas e recortes inusitados. "A marca está crescendo tanto que na próxima edição pretendo já trazer minhas próprias estampas", afirma Angela, que, atualmente, trabalha com sedas importadas de Barcelona. Segundo ela, o Fashion Business foi a mola propulsora para que sua marca começasse a vender para diversos pontos do Brasil. "O Business dá visibilidade para a marca e potencializa o seu valor de mercado", ressalta. | Contato: Angela Bechara - (22) 9837-3476 / 2724-1810 | E-mail: [email protected]

Lafibrunn - Veteranas da moda de Campos, as empresárias Sirléa e Cineide Pita criaram a Lafibrunn há 23 anos e contam hoje com a assessoria das estilistas Patrícia Rangel e Sidmara da Silveira em suas criações. Neste outono/inverno 2008 elas mixaram o estilo medieval e futurista na coleção "linha do tempo", onde mangas bufantes e tachas são aplicadas em tecidos tecnológicos como a organza gel, viscolã, plastic e malha em acetato. A modelagem é fluida, com toques de transparência e vai da cintura alta, pantalona, coletes e boca de sino até a calça skinny, em tons de terra. As peças jovens e originais, agradam em cheia a mulher decidida e contemporânea, que busca uma moda jovem com conforto, qualidade e elegância. | Contato: Sirléa Pita – (22) 8802-4278 | E-mail: [email protected]

Minx - A Minx, da estilista e empresária Andréa Alvim, nasceu há 5 anos e trás uma moda eclética e atual, que agrada a todos os públicos. Usando uma mescla de tecidos, como o cetim com elastano e o novo fluide, a coleção exibe sua feminilidade em bordados, babados e balonê, alternando os tons cru, branco e preto com estampas geométricas. | Contato: Andréa Alvim – (22) 2726-4489 | E-mail: [email protected]

Orien – Positive Flow: Os jovens estilistas Vitor Soares e Laura Montebello unem moda e consciência ambiental na grife Orien, nome que vem do latim e significa sol no horizonte. Criada a menos de um ano, a inspiração do lifestyle proposto em seu trabalho vem dos 6 anos em que Vitor morou no Rio de Janeiro. Neste outono/inverno 2008 o tema "sustentando vidas" foi o ponto inicial da coleção, que usa referências do esporte, música e atitude, para passar de forma criativa e despojada a sua mensagem. As estampas das camisetas trazem letras da banda The Police, símbolos de reciclagem, bicicletas em alusão a utopia do carbono zero e a pá, simbolizando o ato de recriar e plantar. O objetivo é sempre lembrar que a corrente é muito forte para um homem só, mas mudando o cotidiano com pequenas atitudes podemos alcançar grandes resultados, como a recuperação do meio ambiente. | Contato: Vitor Soares – (21) 8252-7976 | E-mail: [email protected]

Camila Barata - Criada há dois anos, enquanto a estilista Camila Barata ainda cursava universidade, a marca que leva o nome de sua criadora surpreende pelo cuidado e valorização do artesanal. Seus produtos são únicos, com pintura em cetim e bordados sobre malha feitos manualmente. A modelagem tem caimento leve e confortável, com decotes e recortes que conferem um acabamento refinado, transformando as peças básicas em pequenas obras de arte. Em sua coleção outono/inverno 2008 a grife faz uma releitura do universo urbano abstrato do artista plástico de Campos Ivald Granato. | Contato: Camila Barata – (28) 3521-7437 / 8114-0116 | E-mail: [email protected]

Consciência Ambiental em Pauta: Os pólos de moda estão gabaritando no quesito responsabilidade ecológica. Quem visita o stand do Pólo de São Gonçalo no Fashion Business, leva uma bolsa brinde de algodão com estampa ecológica e sementes de ipê amarelo. A decoração do local foi feita em parceria com a Recifibras. O sindicato ainda cumpre seu papel social o ano inteiro, enviando sobras de materiais para cooperativas transformarem em novos produtos e fazendo coleta seletiva do lixo, com verba revertida para compra de cestas básicas para seus funcionários.

Outra brinde ecológico é a bolsa do stand do Pólo de Niterói, feita pela comunidade do bairro das Palmeiras, em Itaunas, São Gonçalo, formada por mulheres que fazem artesanato, cuja matéria-prima é a fibra de bananeira e da ataboa e, ainda, o reaproveitamento do lixo doméstico, como sacos de café, caixas de leite, papéis, entre outros.

E provando que ecologia não precisa ser um assunto chato, o stand do Pólo de Campos no Fashion Business irradia mensagens otimistas e as boas vibrações do estilista Vitor Soares, da grife Orien. Suas camisetas trazem estampas com a data 5 de junho, dia internacional do meio ambiente, símbolos de reciclagem, bicicletas em alusão a utopia do carbono zero e a pá, simbolizando o ato de recriar e plantar. Tudo de uma maneira criativa e despojada, em sintonia com o lifestyle carioca.| Por: Anna Carolina Braz

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