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30/09/2014 - 08:31

Mann-Filter dá dicas de como avaliar a qualidade dos filtros na hora da troca

Itens como os materiais utilizados no meio filtrante e na composição física do filtro podem influenciar na vida útil do motor.

O brasileiro, depois do processo de estabilidade econômica, já consegue distinguir com mais clareza produtos denominados como “caros” ou “baratos” e associá-los diretamente com sua expectativa de desempenho e percepção de qualidade. Uma pesquisa de preços é sempre recomendada por especialistas, a fim de procurar pelos valores mais justos. Mas este quesito não deve ser o único fator a ser observado, visto que a qualidade também deve ter um peso importante para que a velha frase “o barato pode sair caro” não nos pegue de surpresa.

Dentro deste cenário, a Mann-Filter, A maior fabricante de filtros do mundo, alerta para o uso de produtos de baixa qualidade e a influência que eles têm sobre a vida útil do motor. Filtros que contêm componentes de baixa qualidade, meio filtrante com pouca resina ou sem resina e com poucas dobras, ou então, filtros dos combustíveis com partes metálicas, problemas na vedação dos filtros do ar e ainda, filtros do óleo com válvulas de emergência travadas, são problemas comuns encontrados em produtos de baixa qualidade.

O consultor técnico da Mann-Filter, André Gonçalves, explica que o meio filtrante de baixa qualidade pode causar danos graves no motor do veículo. “Um filtro do ar de baixa qualidade tende a permitir a passagem de uma grande quantidade de impurezas, pois o mesmo não suporta umidade de um dia de chuva. Com a vazão do ar sendo aspirado, o meio filtrante se fecha em blocos aumentando ainda mais a restrição, podendo até rasgar ou desencaixar a vedação. A borda de vedação também é muito importante, pois bordas porosas, muito duras ou muito macias também propiciam a passagem de impurezas”.

No caso do filtro do combustível, partes metálicas podem oxidar e enviar ferrugem para dentro do sistema de injeção do motor. “Os filtros devem conter apenas plástico e o meio filtrante. E se o plástico que compõe a carcaça do filtro for de qualidade inferior, este pode dilatar devido à pressão da bomba e danificar o engate no momento da troca”, afirma.

Já para o filtro do óleo blindado existe uma grande dificuldade de identificação de problemas em função de o produto ser lacrado. São comuns casos em que as válvulas de segurança não vedam adequadamente por serem metal com metal e não abrem no momento correto ou até mesmo que ficam abertas durante o processo de filtragem. “Além destes casos, temos situações onde a válvula anti retorno não veda adequadamente o filtro, permitindo a passagem de impurezas por alguns segundos durante a primeira partida do dia, chegando a gerar um barulho de batida de válvula e causando um pequeno desgaste”, explica Gonçalves.

Outro problema ocasionado por produtos de baixa qualidade está no meio filtrante, que sobre com altas pressões e altas temperaturas e quase sempre rasgam, deixando passar partículas indesejadas. “O mais indicado neste caso é recorrer às marcas líderes de mercado, como a Mann-Filter, que dão garantias de um funcionamento adequado do produto”, complementa.

A principal consequência do uso de produtos de baixa qualidade, em todos os casos, é o mau funcionamento do motor, podendo até fundi-lo. “Recomendamos que sempre sejam respeitadas as orientações do manual do proprietário de cada veículo, assim como o tempo de trocas indicadas no mesmo”, completa o executivo.

A Mann+Hummel [www.mann-hummel.com.br] é uma das maiores fabricantes mundiais de filtros automotivos e detentora das marcas Mann-Filter e Purolator. A empresa desenvolve filtros automotivos de ar, óleo e combustível para veículos leves e pesados. Localizada em uma área de 120 mil m2, em Indaiatuba, interior de São Paulo, a fábrica representa a maior unidade do grupo Mann+Hummel fora da Europa. Além disso, outras duas plantas estão instaladas no País, uma em Contagem (MG) e outra Manaus (AM). A companhia, de origem alemã, foi fundada no Brasil em 1954, e conta com aproximadamente 1.400 colaboradores.

Perfil - O grupo Mann+Hummel é um parceiro de desenvolvimento e fornecedor de equipamentos originais para a indústria internacional de engenharia automotiva e mecânica. Empregando aproximadamente 15.100 pessoas em mais de 50 localidades ao redor do mundo, a empresa atingiu um faturamento de € 2,77 bilhões em 2013. O portfólio do grupo inclui sistemas de elementos filtrantes, para veículos leves e pesados, como filtro do ar, filtro do óleo, filtro do combustível e filtros de cabine para manutenção e reparação de veículos.

Para engenharia em geral, setores de fabricação e processos de indústria, a Companhia oferece filtros industriais, uma série de produtos para reduzir os níveis de emissão de carbono em motores a diesel, filtros de membrana para filtragem da água, sistemas de filtro e linhas completas, como unidades de transmissão, dosagem e secagem de fluídos plásticos.

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