Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2014 - 07:37

Ex-presidente da APP é o novo membro da Academia Paulista de História


João Natale Netto tomará posse da cadeira nº 18 amanhã em solenidade no Espaço Sociocultural – Teatro CIEE, em São Paulo.

São Paulo- O jornalista e publicitário João Natale Netto será empossado na Academia Paulista de História pela sua trajetória e colaboração como pesquisador, escritor e historiador. O ex-presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda ocupará a cadeira nº 18, que pertencia a Aldo Janotti e cujo patrono é Américo Brasiliense Antunes de Moura. Ele tomará posse nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, às 19h, no Espaço Sociocultural – Teatro CIEE, localizado na Rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi, em São Paulo. O presidente da Academia Paulista de Educação e diretor da Academia Paulista de História, Paulo Nathanael Pereira de Souza, apresentará o novo membro.

Natale foi presidente da APP entre 1974 e 1976, quando viabilizou a compra da sede onde se encontra a Associação (Rua Hungria, Jd. Europa) e iniciou a unificação dos capítulos regionais da entidade. Começou carreira na Comunicação como redator de publicidade na MCann-Erickson, escreveu para os jornais Gazeta Esportiva e O Tempo. Nos anos 1960, tornou-se diretor de publicidade da Editora Abril e foi publisher das revistas Quatro Rodas e Realidade. Como editor, publicou a revista Álcool & Açúcar, voltada à divulgação de tecnologia para a agroindústria canavieira durante o período de vigência do Proálcool. Na área da propaganda foi diretor internacional e de planejamento da Standard-Ogilvy até fundar a própria agência, o Bureau de Publicidade.

Atualmente, toca projetos como jornalista em órgãos da imprensa e prioriza a literatura com foco na historiografia, com alguns ensaios e livros autorais publicados. Entre eles, “A Saga do Álcool” (Ed. Novo Século/2007), premiado pela União Brasileira de Escritores (UBE); “Camélias e Navalhas” (Ed. Novo Século/2012), romance ambientado no final da escravatura, da deposição de D. Pedro II e da proclamação da República; e “A Noite dos Poetas” (Ed. YoungPress /2009), obra teatral sobre um hipotético “encontro” entre Olavo Bilac e Bocage, que recebeu o prêmio Martins Pena pela UBE e pelo Centro de Estudos Bocageanos, de Setúbal, Portugal. A partir do reconhecimento desta obra, Natale contribui com a programação internacional dos 250 anos do nascimento do poeta Bocage com a realização de celebrações nos países lusófonos, representando no Brasil a organização cultural portuguesa.

A APP foi fundada em 29 de setembro de 1937 como Associação Paulista de Propaganda, tendo o poeta e publicitário Orígenes Lessa como primeiro presidente. Em 1989 foi rebatizada como Associação dos Profissionais de Propaganda, insígnia que mantém até hoje. A entidade surgiu da necessidade da atividade publicitária ter uma voz que não se calasse diante de temas e desafios do negócio publicitário e do profissional que atua na indústria da comunicação. Congrega os profissionais dos mais variados segmentos da publicidade nacional, estejam eles entre anunciantes, nas agências, nos veículos ou nas empresas fornecedoras de serviços, todos participando ativamente do desenvolvimento socioeconômico e profissional do Brasil, especialmente no que diz respeito ao crescimento e contínua modernização das atividades produtivas, comerciais e de serviços. Em sua longa existência, a APP, hoje com mais de 20 Capítulos Regionais no país, vem ajudando a fazer da propaganda uma das atividades profissionais de maior expressividade em nosso país e oferecendo para toda a América Latina, preciosas colaborações técnicas, profissionalizantes e de desenvolvimento ético da profissão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira