Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2014 - 07:58

Consumo de energia no mercado livre cai 1,66% no mês de agosto

Pelo sexto mês consecutivo, houve queda do consumo de energia na base comparativa anual.

São Paulo – O Índice Setorial Comerc, estudo mensal que avalia os dados de consumo de energia elétrica das 540 unidades sob administração da empresa no mercado livre de energia, revela que, em agosto de 2014, o consumo de energia no mercado livre foi 1,66% menor do que no mês anterior, julho. No comparativo anual, o consumo de energia registrou a sexta queda consecutiva: -3,16% em relação a agosto de 2013.

O gráfico abaixo mostra o desempenho do consumo de energia no comparativo com 2013, indicando uma forte tendência de queda do consumo de energia, o que pode estar ligado à redução do ritmo industrial em face da desaceleração econômica e, ainda, considerando que o consumidor livre tem sinal de preço da forma correta, há um esforço em reduzir o consumo quando o preço do PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) encontra-se em patamares extremamente altos, o que reduz custos e ajuda na recuperação do nível dos reservatórios. Em agosto, registrou-se a sexta queda consecutiva do consumo de energia. De março a agosto deste ano, o consumo de energia elétrica foi 14,57% menor se comparado ao mesmo período de 2013. A última resenha da Empresa de Pesquisa Energética, EPE, em sua edição 83, reforça o viés de queda do consumo de energia. Segundo o órgão, em julho, por exemplo, o consumo industrial retraiu 6,9%, “reflexo da baixa atividade do setor, com recuo do consumo não só na indústria eletrointensiva, mas também em outros segmentos. Em linha com este quadro, o consumo de energia no mercado livre caiu 9,2%”, assinala o documento.

Comparativo setorial – Agosto: no comparativo setorial mensal, os setores de Têxtil, Couro e Vestuário (6,94%) e Material de Construção Civil (6,67%) tiveram recuperação mais expressiva no consumo de energia em relação ao mês precedente, julho. As quedas mais acentuadas ocorreram nos setores de Alimentos (-4,28%) e Eletroeletrônicos (-4,15%). No comparativo anual, praticamente todos os setores reduziram o consumo de energia em agosto de 2014 em relação a agosto de 2013, salvo os de Material de Construção Civil (2,77%) e Embalagem (2,64%). Os setores que registraram as maiores quedas, no comparativo anual, foram Siderurgia (-9,12%), Veículos e Autopeças (-9,02%), Têxtil, Couro e Vestuário (-7,36%) e Eletroeletrônicos (-5,90%).

Detalhamento do consumo setorial - Os quadros abaixo revelam o histórico do consumo de energia nos setores produtivos analisados pelo Índice Comerc, nas bases comparativas mensal e anual. Na análise mensal, percebe-se que, em agosto de 2014, o setor Siderurgia e Metalurgia registrou a quarta queda consecutiva no consumo de energia em comparação ao mês precedente; o setor de Papel e Celulose caiu pelo terceiro mês consecutivo.

No comparativo do consumo de energia do mês de 2014 em relação ao mês de 2013 (anual), o setor Têxtil, Couro e Vestuário é o mais crítico – registrou quedas no consumo de energia em todos os meses, indicando uma forte redução da atividade produtiva em relação ao ano anterior. Os setores de Comércio e Varejo e Veículos e Autopeças vêm na sequência, com seis e cinco quedas consecutivas respectivamente, com destaque para o último, Veículos e Autopeças, que vem decrescendo o seu consumo de energia em um ritmo forte, com índices de -6,54%, -5,48%, -13,11%, -6,26% e -9,02% entre abril a agosto respectivamente.

A Comerc Energia foi fundada em 2001 e é formada por duas empresas: a Comerc Gestão e a Comerc Trading. A Comerc Gestão é a maior gestora independente de energia elétrica do Brasil, responsável por gerir 13% da carga de energia de consumidores livres. O objetivo da empresa é maximizar a redução do custo de energia elétrica e atender plenamente as necessidades do cliente no curto, médio e longo prazo, por meio da elaboração de estratégias de posicionamento e de estruturas de gerenciamento de energia. A gestora também administra 3.300 MW de potência de geração (produtores independentes e autoprodutores), buscando a criação de valor para o cliente por meio de estratégias de comercialização rentáveis, seguras e eficientes.

A Comerc Trading está entre as 10 maiores do país por montante de energia comercializada. Entre as comercializadoras independentes, a Comerc está na liderança. A empresa faz parte da aliança internacional Energy Experts, juntamente à norueguesa Bergen Energi, à norte-americana Delta Energy e à australiana Energy Advice. O grupo oferece soluções globais em gerenciamento e estruturação de estratégias de contratação de energia elétrica para consumidores multinacionais. [www.comerc.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira