Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2014 - 08:27

Gustavo Borges, medalhista nas Olimpíadas e nos empreendimentos


Ex-nadador dá dicas de como o esporte pode contribuir no dia a dia dos empreendedores.

Há dez anos, em 2004, competi pela última vez em uma prova de natação. No ano seguinte, encarei o desafio de me dedicar exclusivamente à minha nova profissão: empreendedor. Foram muitos anos de aprendizado e crescimento. Essa transição foi trabalhosa. Hoje, liderando a Metodologia Gustavo Borges, que tem mais de 300 estabelecimentos credenciados pelo País, e com cinco academias, sei quanto o esporte me ajudou e contribuiu para a boa trajetória nos negócios.

A vida de um empreendedor e a de um atleta têm muito em comum. Ambas são similares na busca por um objetivo e em aspectos como planejamento e boa execução, persistência nos momentos mais difíceis, trabalho com excelência e foco são exigidos nas duas áreas. Tanto o atleta quanto o empreendedor são pessoas acostumadas a aceitar e enfrentar desafios, além de aprender com cada resultado, mesmo quando não são favoráveis.

Considero o esporte fundamental na vida de qualquer empreendedor. E não estou falando apenas da natação ou do esporte de alto rendimento. A prática de qualquer modalidade esportiva pode ajudar no empreendedorismo e traz benefícios. O importante é encontrar tempo no dia a dia, normalmente corrido, para a prática de atividades físicas. Assim como o equilíbrio de uma pessoa passa pela família, pelos amigos e pelo trabalho, também passa pelo esporte.

Eu, por exemplo, permaneço bem ativo e faço exercícios de cinco a seis vezes por semana. Na minha programação, tem musculação, corrida e tênis. Mas não é necessário, claro, tudo isso. Considero ideal praticar, semanalmente, por quatro vezes. Ache uma modalidade que te dê prazer e tente não escapar, procurando desculpas. Exercícios físicos são como reuniões: coloque na sua agenda e assuma o compromisso.

Acredito que são três os principais aspectos que o esporte oferece a um empreendedor. O primeiro é o objetivo e o sonho. Um praticante de atividades físicas traça metas e sabe aonde quer chegar. Ter foco e metas e buscá-las é fundamental nas duas áreas. O trabalho feito com excelência é o segundo. Não dá para fazer o seu trabalho de qualquer jeito e, por exemplo, querer ir para as Olimpíadas. É necessário caprichar e sempre fazer o melhor possível, em qualquer condição. Nos negócios, cada deslize pode acabar custando muitos clientes e isso não é algo que queremos.

O terceiro e último são as conquistas e os resultados. O atleta de alto rendimento está acostumado a ter bons resultados e a comemorar cada conquista. No empreendedorismo, assim como em qualquer atividade física, essa situação também tem que prevalecer. Cada bom resultado, como lucro no trimestre, alta nas vendas, ou mais um quilômetro percorrido, tem de ser celebrado, assim como o atleta comemora um tempo recorde.

Com essas sugestões e uma vida mais ativa, os resultados virão e motivos para comemorar não faltarão.

. Por: Gustavo Borges nasceu em Ribeirão Preto (SP), em 1972, mas cresceu na cidade de Ituverava (SP), onde começou a nadar, quando tinha dez anos. Disputou quatro Olimpíadas (Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sidney-2000 e Atenas-2004) e conquistou quatro medalhas olímpicas. Além disso, tem no currículo dezenove medalhas em Jogos Pan-Americanos, o que o faz, até hoje, o atleta brasileiro com maior número de medalhas na competição. Gustavo também quebrou diversos recordes sul-americanos e quatro recordes mundiais.

Em 1989, com 17 anos foi para São Paulo, defender o EC Pinheiros e obteve as primeiras vitórias no Troféu Brasil, maior torneio do país na época. Em 1990, Maria Lenk o indicou para a Bolles School, em Jacksonville, na Florida (EUA), onde pode aperfeiçoar a natação e estudar. Em 1992, o atleta entrou para a Universidade de Michigan, onde se graduou em Economia. Enquanto competia, inaugurou duas academias de natação, uma em São Paulo e outra em Curitiba. Após a Olimpíada de Atenas-2004, Gustavo se aposentou e passou a dedicar sua vida à Metodologia Gustavo Borges (MGB), voltada para o aprendizado aquático. Em março de 2012, entrou para o International Swimming Hall of Fame (o Hall da Fama da natação mundial), sendo o segundo brasileiro a receber a honraria - a primeira foi Maria Lenk.

As medalhas olímpicas: Prata - 100m livre em Barcelona/1992 | Prata - 200m livre em Atlanta/1996 | Bronze - 100m livre em Atlanta/1996 | Bronze - 4x100m livre em Sydney/2000. [www.gustavoborges.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira